"Unidos do Swing" com Vila Itororó iluminada e "Bloco Ilú Oba de Min" abrem Carnaval nos Centros Culturais

 Unidos do Swing” com Vila Itororó iluminada e “Bloco Ilú Oba de Min” abrem Carnaval nos Centros Culturais

 

Confira programação completa da semana oficial de Carnaval, também com opções para crianças

Cortejo Unidos do Swing, no Centro Cultural Vila Itororó, em 2025. Foto: divulgação.

 

São Paulo, fevereiro de 2026 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz grandes blocos de Carnaval para dentro dos Centros Culturais, começando na terça-feira (10), com atrações para todas as idades e abordando diversas temáticas.
 

O destaque é o sucesso das edições anteriores, o “Cortejo Unidos do Swing”, no Centro Cultural Vila Itororó, sexta (13), às 19h, em edição especial com espaço, figurino e instrumentos iluminados, além da tradicional festa de luzes, música e malabarismo. Criado em 2022, o Cortejo de Luzes se destaca por resgatar e reinventar o universo do jazz de rua.

 

O “Bloco Ilú Oba de Min” é outro destaque do sábado que tradicionalmente abre as comemorações do Carnaval. O evento começa às 12h, no Centro Cultural Olido. São cerca de 400 integrantes que compõem bateria, corpo de dança e pernas de pau.
 

Mas já tem festa no início da semana para as crianças, com o “Bloquinho das Princesas e Super Heróis”, que traz contos de fadas e aventuras, com música e brincadeiras. Os participantes podem ir fantasiados para deixar tudo mais divertido. Na terça (10), o bloco começa às 10h, no Centro Cultural da Juventude e na quinta (12), abre às 13h, no Centro Cultural Grajaú.
 

Ainda na sexta (13), tem o “Bloco da Poesia”, no Teatro Flávio Império, às 20h, em que o “Pretas Peri” apresenta músicas autorais e transforma a plateia em parte viva do espetáculo. Ao lado das artistas, uma banda acompanha a apresentação.
 

Já no sábado (14), começa às 12h, o “Bloco Zumbiido”, no Centro Cultural Olido, com grupo percussivo com propósito de consolidação da cultura preta, com ritmos do Carnaval baiano e outras vertentes. E às 15h, tem mais um bloco de carnaval infantil, o “Bloco Coisa Linda da Mamãe”, no Centro Cultural Penha.

 

No domingo (15), o Teatro Flávio Império recebe o “Bloco Qué que deu?”, às 16h, completamente feminino com um repertório que mistura ritmos brasileiros e latinos, como marchinhas, maracatu, candomblé e coco, além de canções autorais e cantigas tradicionais.
 

Serviço
 

TERÇA (10)

 

Atração: Bloquinho das Princesas e Super Heróis

Quando: terça (10), às 10h

Onde: Centro Cultural da Juventude - Ruth Cardoso, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha

Sinopse: Bloquinho de Carnaval infantil sobre contos de fadas e aventuras, com música, brincadeiras e as crianças podem participar fantasiadas.

 

QUINTA (12)

 

Atração: Bloquinho das Princesas e Super Heróis

Quando: quinta (12), às 13h

Onde: Centro Cultural Grajaú - Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América, São Paulo

Sinopse: Bloquinho de Carnaval infantil sobre contos de fadas e aventuras, com música, brincadeiras e as crianças podem participar fantasiadas.

 

SEXTA (13)

 

Atração: Bloco Ilú Oba de Min

Quando: sexta (13), às 12h

Onde: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Sinopse: Fundado em 2004, o Bloco Afro Ilú Obá De Min, há 19 anos, abre o Carnaval de Rua da cidade de São Paulo em um coletivo com cerca de 400 integrantes que compõem bateria, corpo de dança e pernas de pau.

 

Atração: Cortejo Unidos do Swing (Especial)

Quando: sexta (13), às 19h

Onde: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 - Bela Vista

Sinopse: Edição especial do cortejo, com espaço, figurino e instrumentos iluminados, além da tradicional festa de luzes, música e malabarismo. Criado em 2022, o Cortejo de Luzes é uma das criações originais do grupo Unidos do Swing, coletivo paulistano que se destaca por resgatar e reinventar o universo do jazz de rua.

 

Atração: Bloco da Poesia

Quando: sexta (13), às 20h

Onde: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo

Sinopse: Durante o evento, o Pretas Peri apresenta músicas autorais e transforma a plateia em parte viva do espetáculo, criando uma experiência coletiva onde a arte nasce do encontro, da festa e da folia. Ao lado das artistas, uma banda acompanha a apresentação, ampliando a força musical e cênica do show.

 

SÁBADO (14)

 

Atração: Bloco Zumbiido

Quando: sábado (14), às 12h

Onde: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Sinopse: Grupo percussivo com propósito de consolidação da cultura preta, com repertório variado e destaque para os ritmos e músicas presentes no carnaval da Bahia e suas vertentes.
 

Atração: Bloco Coisa Linda da Mamãe

Quando: sábado (14), às 15h

Onde: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Sinopse: Bloco de carnaval infantil.

 

DOMINGO (15)

 

Atração: Bloco Qué que deu?

Quando: domingo (15), às 16h

Onde: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo

Sinopse: O coletivo “Qué que deu”, regido por Mazé Cintra, é um bloco feminino que celebra a potência e diversidade das mulheres por meio da música, com um repertório que mistura ritmos brasileiros e latinos como marchinhas, maracatu, candomblé e coco, além de canções autorais e cantigas tradicionais.
 

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues

 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Comentários