"Unidos do Swing" com Vila Itororó iluminada e "Bloco Ilú Oba de Min" abrem Carnaval nos Centros Culturais
“Unidos do Swing” com Vila Itororó iluminada e “Bloco Ilú Oba de Min” abrem Carnaval nos Centros Culturais
Confira programação completa da semana oficial de Carnaval, também com opções para crianças
|
São Paulo, fevereiro de 2026 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz grandes blocos de Carnaval para dentro dos Centros Culturais, começando na terça-feira (10), com atrações para todas as idades e abordando diversas temáticas.
O destaque é o sucesso das edições anteriores, o “Cortejo Unidos do Swing”, no Centro Cultural Vila Itororó, sexta (13), às 19h, em edição especial com espaço, figurino e instrumentos iluminados, além da tradicional festa de luzes, música e malabarismo. Criado em 2022, o Cortejo de Luzes se destaca por resgatar e reinventar o universo do jazz de rua.
O “Bloco Ilú Oba de Min” é outro destaque do sábado que tradicionalmente abre as comemorações do Carnaval. O evento começa às 12h, no Centro Cultural Olido. São cerca de 400 integrantes que compõem bateria, corpo de dança e pernas de pau.
Mas já tem festa no início da semana para as crianças, com o “Bloquinho das Princesas e Super Heróis”, que traz contos de fadas e aventuras, com música e brincadeiras. Os participantes podem ir fantasiados para deixar tudo mais divertido. Na terça (10), o bloco começa às 10h, no Centro Cultural da Juventude e na quinta (12), abre às 13h, no Centro Cultural Grajaú.
Ainda na sexta (13), tem o “Bloco da Poesia”, no Teatro Flávio Império, às 20h, em que o “Pretas Peri” apresenta músicas autorais e transforma a plateia em parte viva do espetáculo. Ao lado das artistas, uma banda acompanha a apresentação.
Já no sábado (14), começa às 12h, o “Bloco Zumbiido”, no Centro Cultural Olido, com grupo percussivo com propósito de consolidação da cultura preta, com ritmos do Carnaval baiano e outras vertentes. E às 15h, tem mais um bloco de carnaval infantil, o “Bloco Coisa Linda da Mamãe”, no Centro Cultural Penha.
No domingo (15), o Teatro Flávio Império recebe o “Bloco Qué que deu?”, às 16h, completamente feminino com um repertório que mistura ritmos brasileiros e latinos, como marchinhas, maracatu, candomblé e coco, além de canções autorais e cantigas tradicionais.
Serviço
TERÇA (10)
Atração: Bloquinho das Princesas e Super Heróis
Quando: terça (10), às 10h
Onde: Centro Cultural da Juventude - Ruth Cardoso, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
Sinopse: Bloquinho de Carnaval infantil sobre contos de fadas e aventuras, com música, brincadeiras e as crianças podem participar fantasiadas.
QUINTA (12)
Atração: Bloquinho das Princesas e Super Heróis
Quando: quinta (12), às 13h
Onde: Centro Cultural Grajaú - Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América, São Paulo
Sinopse: Bloquinho de Carnaval infantil sobre contos de fadas e aventuras, com música, brincadeiras e as crianças podem participar fantasiadas.
SEXTA (13)
Atração: Bloco Ilú Oba de Min
Quando: sexta (13), às 12h
Onde: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Sinopse: Fundado em 2004, o Bloco Afro Ilú Obá De Min, há 19 anos, abre o Carnaval de Rua da cidade de São Paulo em um coletivo com cerca de 400 integrantes que compõem bateria, corpo de dança e pernas de pau.
Atração: Cortejo Unidos do Swing (Especial)
Quando: sexta (13), às 19h
Onde: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 - Bela Vista
Sinopse: Edição especial do cortejo, com espaço, figurino e instrumentos iluminados, além da tradicional festa de luzes, música e malabarismo. Criado em 2022, o Cortejo de Luzes é uma das criações originais do grupo Unidos do Swing, coletivo paulistano que se destaca por resgatar e reinventar o universo do jazz de rua.
Atração: Bloco da Poesia
Quando: sexta (13), às 20h
Onde: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo
Sinopse: Durante o evento, o Pretas Peri apresenta músicas autorais e transforma a plateia em parte viva do espetáculo, criando uma experiência coletiva onde a arte nasce do encontro, da festa e da folia. Ao lado das artistas, uma banda acompanha a apresentação, ampliando a força musical e cênica do show.
SÁBADO (14)
Atração: Bloco Zumbiido
Quando: sábado (14), às 12h
Onde: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Atração: Bloco Coisa Linda da Mamãe
Quando: sábado (14), às 15h
Onde: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 - Penha de França
Sinopse: Bloco de carnaval infantil.
DOMINGO (15)
Atração: Bloco Qué que deu?
Quando: domingo (15), às 16h
Onde: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
.png)
Comentários
Postar um comentário