A Trupe Trapaceiros se apresenta no Núcleo Taipas, na Brasilândia / Crédito: Emerson Mathias
Em março, as Fábricas de Cultura — Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis —, localizadas na capital, em Diadema e Osasco, estarão com uma agenda diversa, com atividades voltadas ao meio ambiente, espetáculos teatrais e circenses, além de um evento de moda e economia criativa periférica. Toda a programação é gratuita.
Confira alguns destaques por região:
Zona Norte
A biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza a atividade Eremita, em que o público poderá construir de forma colaborativa a segunda edição do jornal da biblioteca, no dia 21, sexta-feira, às 11h. No mesmo dia, às 11h30, a biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã celebra o Dia Internacional das Florestas com uma oficina de criatividade onde as crianças aprenderão a montar uma floresta com materiais recicláveis como papel A4 e caixa de sapato.
No sábado, 22, a partir das 14h, a Fábrica de Cultura Jaçanã leva para a Praça Filhos da Terra a atividade Mais arte e mais diversão para animar todos os públicos por meio de escultura de bexiga, pintura facial, personagens de histórias infantis, jogos e brincadeiras, além de apresentações musicais.
Já no Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, a criançada poderá assistir ao espetáculo teatral A cigarra e a formiga, em que dois artistas, desempregados com aluguel atrasado e contas a pagar, decidem montar um espetáculo usando somente os recursos restantes da enchente que destruiu o teatro deles. A atividade acontece no sábado, 22, às 14h.
A Fábrica de Cultura Brasilândia terá uma dobradinha especial na terça-feira, 25, com a atividade Rainha Quelé, promovida pela equipe do Estúdio de áudio, às 10h e às 14h30. Neste encontro, o público irá conhecer e interagir com parte da vida e da obra da sambista Clementina de Jesus, destacando suas raízes afro-diaspóricas. E quem passar pela biblioteca da unidade Brasilândia no mesmo dia, mas às 14h, poderá aprender técnicas de isogravura para criar produções inspiradas na arte das árvores.
Na quinta-feira, 27, às 18h30, o Núcleo Taipas recebe A Trupe Trapaceiros com o espetáculo circense Quando acordei o circo já tinha ido embora, acompanhado de música autoral ao vivo, com sanfona e percussão. E no dia 28, sexta-feira, às 14h, a biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove a atividade Quilombos Matriarcais, sobre o protagonismo de mulheres negras e indígenas brasileiras. Os participantes vão escolher uma líder histórica e, em grupo, investigar a presença da figura no acervo para criar uma cartografia.
Zona Sul
O espetáculo teatral O sinal tocou e eu ainda não cheguei ocupará a Fábrica de Cultura Capão Redondo nos dias 25 e 26, terça e quarta-feira, às 14h30. A produção utiliza o hip-hop para abordar o contexto de uma escola pública da periferia, onde jovens com diferentes personalidades vão fazer uma prova de recuperação para concluir o Ensino Médio.
Já na biblioteca da unidade, o público poderá abrir uma cápsula do tempo criada pelos frequentadores da Fábrica de Cultura em 2022, quando guardaram relatos sobre como imaginavam a biblioteca no futuro. Além disso, o público poderá ver fotografias antigas do espaço e criar uma nova cápsula do tempo a ser aberta em 2027. A atividade acontece no dia 28, sexta-feira, às 13h30.
No dia 29, sábado, das 14h às 21h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís celebra 13 anos com apresentações musicais de 011 Vicência, Alt Niss e de AjuliaCosta. A festa ainda contará com uma oficina de Lambe-lambe com Sandro Akel, por meio do projeto Responsa, que busca inspirar a cidadania e a segurança no trânsito. Nesta atividade, o artista plástico compartilhará a técnica de encáustica utilizando cera e pigmentos com fragmentos de cartazes encontrados nas ruas. Os participantes aprenderão a criar colagens e sobreposições, explorando o impacto desses elementos na vida urbana. Para mais informações sobre as demais datas da oficina com Akel, acesse o site.
O aniversário da Fábrica de Cultura Jardim São Luís também inclui a 3ª edição da Mostra Moda: Elas!, realizada pelo Núcleo de Moda da unidade. O evento conta feira de empreendedorismo, onde os aprendizes do Núcleo de Moda, criativos, artistas e artesãos locais promoverão suas criações dentro do universo da moda, beleza e estética, além da venda de peças de brechós, uma mostra de Fashion Filmes e exposições.
Grande São Paulo
No sábado, 15, às 18h, a Fábrica de Cultura Diadema recebe uma edição da Batalha da Matrix – tradicional evento de hip-hop realizado em São Bernardo do Campo – com o apoio do projeto Responsa. O evento contará com a participação de diversos MC's de renome, incluindo o lendário Celso Miranda, além de premiações aos vencedores.
O projeto Responsa realizará outras ações nas Fábricas de Cultura. Confira a agenda completa no site.
Ainda em Diadema, a equipe de biblioteca realiza um Caça-pistas, uma caça ao tesouro a partir do desaparecimento de um livro misterioso. O público será dividido em grupos e seguirá pistas relacionadas às obras e temas literários. A atividade acontece dia 18, terça-feira, às 14h.
De 18 a 21, terça a sexta, a Fábrica de Cultura Osasco realiza a Semana do Clima: unidos pela natureza, evento com especialistas, ativistas e comunidade local para refletir sobre as urgentes questões das mudanças climáticas e suas consequências diretas, principalmente entre as populações marginalizadas e vulneráveis que enfrentam a realidade do racismo ambiental.
Ao longo da semana, o público poderá acompanhar palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. O evento ainda abordará o papel dos quilombos e aldeias indígenas no enfrentamento das mudanças climáticas, além da busca por soluções locais para a preservação ambiental.
Os convidados presentes no evento: Karai Márcio Verá Mirim, cacique da aldeia Yvy Porã, localizada na Vila Jaraguá, região noroeste de São Paulo; Karina Rodrigues, ativista socioambiental; a equipe da A Ciclo Ambiental - Rádio Favela; e os ativistas Carlos Marx e Rosi Cheque da Casaviva, organização que promove ações e conscientização ambiental.
Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Zona Norte
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270
Eremita: Jornal da Biblio #2 – com equipe de Biblioteca
21/3, sexta-feira, das 11h às 13h | A partir de 10 anos de idade
Quilombos Matriarcais – com equipe de Biblioteca
28/3, sexta-feira, das 14h às 17h | A partir de 10 anos de idade
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010
Dia Internacional das Florestas – com equipe de Biblioteca
21/3, sexta-feira, das 11h30 às 12h30
Fábrica na Praça: mais arte e mais diversão!
22/3, sábado , das 14h às 16h
Núcleo Taipas - Fábrica de Cultura Brasilândia
Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640
A cigarra e a formiga: espetáculo teatral
22/3, sábado, das 14h às 15h
Quando acordei o circo já tinha ido embora: espetáculo circense
27/3, quinta-feira, das 18h30 às 20h
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300
Rainha Quelé - Clementina de Jesus homenageada [Estúdios]
25/3, terça-feira, às 10h e às 14h30
A Arte das árvores: conexão com a natureza por meio da isogravura – com equipe de Biblioteca
25/3, terça-feira, das 14h às 16h | A partir de 8 anos de idade
Zona Sul
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Entrada 2: Rua Algard, 82, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240
Espetáculo O sinal tocou e eu ainda não cheguei
25 a 26/3, terça e quarta, das 14h30 às 15h30
Abrindo a nossa Cápsula do Tempo – com equipe de Biblioteca
28/3, sexta-feira, das 13h30 às 14h30
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530
Aniversário da Fábrica de Cultura Jardim São Luís: 13 anos de trajetória!
29/3, sábado, das 14h às 21h
Mostra Moda: Elas!
29/3, sábado, das 14h às 20h
Grande São Paulo
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180
Rap Responsa com Batalha da Matrix
15/3, sábado, das 18h às 20h30
Caça-pistas: mistério na biblio – com equipe De Biblioteca
18/3, terça-feira, das 14h às 16h | Entre 8 e 12 anos de idade
Fábrica de Cultura Osasco
Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Semana do Clima: unidos pela natureza
18 a 21/3, terça a sexta | horários diversos | Confira a agenda completa no site.
----------
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 20h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Núcleo Taipas, de terça a sexta, das 9h às 21h30
Unidade Jaçanã, das 9h às 21h
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h, com exceção do Núcleo Taipas que abre das 9h às 17h30.
Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
-----------
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Coordenação da Comunicação:
Nazaré Dimaria | (11) 4096-9535
Camila Fonseca | (11) 4096-9841
Assessoria de Imprensa
Mariana Lima |11 91921-2678 (WhatsApp)
Jariza Rugiano | 11 99717-5098 (WhatsApp)
Raquel Porto |
Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo | Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 | (11) 3339-8585
Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da SEC.
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
Comentários
Postar um comentário