Prefeitura de São Paulo oferece cursos gratuitos nas áreas de Som, Imagem, Audiovisual e Técnicas da Cena
Prefeitura de São Paulo oferece cursos gratuitos nas áreas de Som, Imagem, Audiovisual e Técnicas da Cena
São 1.440 vagas por semestre, voltada a jovens de 14 a 29 anos; Aulas, que são ministradas no Teatro Flávio Império, Casa de Cultura Butantã e Casa de Cultura Chico Science, têm início dia 24 de fevereiro
|
São Paulo, fevereiro de 2026 - As inscrições para os cursos regulares do Rede Daora, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Instituto Movimento ao Esporte, Lazer e Cultura (IMELC), entram na reta final. A formação é gratuita e voltada a jovens de 14 a 29 anos, interessados em desenvolver habilidades criativas e ingressar no mercado de trabalho.
As aulas acontecem em estúdios criativos instalados em espaços culturais públicos como Teatro Flávio Império (Zona Leste), Casa de Cultura Butantã (Zona Oeste) e Casa de Cultura Chico Science (Zona Sul), com infraestrutura tecnológica e profissionais especializados.
Em 2026, o programa já promoveu oficinas de Férias e Carnaval e agora inicia os cursos, que têm duração média de quatro meses e são oferecidos nos períodos da tarde, noite e aos sábados. As aulas começam na próxima semana, com primeiras turmas a partir de terça feira (24).
Cursos ofertados pelo Rede Daora:
O programa oferece 1.440 vagas em cursos nas áreas de Som, Imagem, Audiovisual e Técnicas da Cena, com foco no desenvolvimento de projetos autorais e na aproximação com o mercado de trabalho.
- Game Design com Narrativa e Personagens
- Marketing Digital e Conteúdo Audiovisual para Redes;
- Programação e Desenvolvimento Web,
- Design de Figurinos para Iniciantes;
- Fotografia Criativa para Conteúdo Digital;
- Produção de Imagem Pessoal: Maquiagem e Cabelo;
- Beatmaking e Produção Musical com IA;
- Discotecagem Digital e Performance ao Vivo;
- Produção e Captação de Voz Profissional;
- Iluminação Cênica Criativa e Tecnológica;
- Sonoplastia e Técnicas de Áudio para Espetáculos e Eventos;
- Técnicas de Palco e Contrarregragem para Espetáculos.
Rede Daora é Economia Criativa
A economia criativa reúne áreas que transformam cultura e criatividade em oportunidades de trabalho, como música, audiovisual, design e artes da cena. Os cursos da Rede Daora fazem parte desse universo já que combinam formação técnica, prática e desenvolvimento de projetos autorais, aproximando os participantes das etapas de criação, produção e circulação cultural.
Além de qualificar e incentivar o empreendedorismo para jovens paulistanos, o programa fortalece os territórios levando formação gratuita para diferentes regiões da cidade.
Em 2024, Lucca Camelo, 25, morador do Jardim Boa Vista, na Zona Oeste, participou de uma das formações do programa e ressaltou o impacto da experiência:“Eu gostei muito, e nesse processo, consegui fazer duas músicas e sair com bagagem para iniciar minhas produções. Para nós, pessoas da periferia, pagar pra fazer uma música é algo complicado. A Rede Daora nos permite fazer sem custo, o que possibilita a realização de nossos sonhos.”
O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente, complementa: “A Rede Daora aproxima os jovens do crescimento profissional. É uma política pública que abre portas no mercado de trabalho para quem quer criar e desenvolver habilidades.”
INSCRIÇÕES CURSOS REGULARES: Link
Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 21 Casas de Cultura, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
.png)
Comentários
Postar um comentário