Memórias de Marta é um testemunho de resistência de mulheres marginalizadas
Publicado pela Editora Planeta com prefácio de Preta Rara e ilustrado por Hanna Lucatelli Santos, obra de Júlia Lopes de Almeida é leitura obrigatória da Fuvest
“Sonhando agora em ser mestra, eu não imaginava o descanso, o repouso ameno que eu lhe daria como recompensa dos grandes sacrifícios feitos por ela para meu bem-estar; eu não pensava em ser útil, em tornar-me necessária, imprescindível: eu queria ser mestra para não morar em um cortiço mal alumiado, infecto, úmido, nesta terra onde há tantas flores, tanta luz e tantas alegrias!”
Publicado pela Editora Planeta, Memórias de Marta é um romance escrito pela autora Júlia Lopes de Almeida, uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras e grande nome do Realismo brasileiro. Leitura obrigatória da Fuvest, o livro é narrado em primeira pessoa e acompanha a trajetória de uma mulher pobre, que busca um futuro digno em um mundo que lhe oferece poucas oportunidades.
Lançado no ano de 1888 em folhetim, Memórias de Marta aborda temas como educação, a degradação de populações que vivem na miséria e a emancipação da mulher – assuntos que são considerados marcos na literatura moderna do Brasil.
De forma sincera e melancólica, a personagem Marta conta a história da própria vida, começando pela infância difícil e relembrando todas as desilusões que marcaram seu caminho. Neste livro de memórias, ela fala sobre os sacrifícios que a mãe, uma engomadeira também chamada Marta, precisou fazer para dar uma vida mais digna para as duas.
Com notas explicativas de Tatiany Leite, criadora do projeto Vá ler um Livro, esta edição da Coleção Clássicos traz ilustrações e capa feitas por Hanna Lucatelli Santos e o prefácio escrito por Preta Rara. O livro é um verdadeiro símbolo de um testemunho sobre dignidade, resiliência e resistência de mulheres marginalizadas.
FICHA TÉCNICA
Título: Memórias de Marta
Autora: Júlia Lopes de Almeida
Ilustradora: Hanna Lucatelli Santos
ISBN: 978-85-422-3970-6
Páginas: 160
Preço livro físico: R$ 52,90
Editora Planeta
SOBRE A AUTORA
Júlia Valentina da Silveira Lopes de Almeida (1862-1934) nasceu no Rio de Janeiro e foi uma das mais importantes escritoras brasileiras do final do século XIX e início do XX. Cronista, romancista, teatróloga e abolicionista, destacou-se pela sensibilidade social e pela defesa dos direitos das mulheres. Idealizadora da Academia Brasileira de Letras – embora impedida de integrar oficialmente a instituição por ser mulher –, publicou mais de vinte obras que vão de romances e contos a textos de literatura infantil, teatro e jardinagem. Suas narrativas, diretas e envolventes, retratam transformações decisivas da sociedade brasileira – da escravidão à industrialização –, sempre iluminando o papel e a luta das mulheres em tempos de mudança.
SOBRE A ILUSTRADORA
Hanna Lucatelli Santos é uma artista visual e pintora autodidata que, há dez anos, começou em São Paulo a transformar muros em poemas, nos quais o feminino emergia em força, delicadeza e cura. Suas figuras habitam as cidades como presenças sagradas, resgatando memórias ancestrais e provocando encontros íntimos entre arte, afeto e pertencimento — gestos poéticos que pulsam no corpo vivo da paisagem urbana. Para além da rua, sua obra atravessa fronteiras, ocupando galerias e projetos internacionais, onde continua a tecer, com potência e sensibilidade, narrativas sobre o que significa ser mulher no mundo. Para saber mais, acesse: @hlucatelli.
SOBRE A EDITORA PLANETA
A Editora Planeta Brasil, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com dez selos editoriais, que englobam o melhor dos gêneros ficção e não ficção: Academia, Crítica, Essência, Outro Planeta, Paidós, Planeta, Planeta Estratégia, Planeta Minotauro, tatu-bola e Tusquets. A Planeta Brasil lança cerca de 150 livros todos os anos. Em faturamento, está entre as cinco maiores editoras do Brasil.
.png)
Comentários
Postar um comentário