Lavapés Pirata Negro consagra o pavilhão e o novo quadrao de casais de mestre sala e porta bandeira
A cerimônia reverencia o símbolo máximo da escola para exaltar a resistência, a união e ancestralidade da comunidade
A escola de samba mais antiga em atividade no Carnaval paulistano reconhecida no final de 2025 como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, Lavapés Pirata Negro realiza uma grande festa no próximo sábado dia 7 de Fevereiro, para consagrar seu pavilhão oficial e os três casais de mestre sala e porta bandeira da agremiação.
A consagração do pavilhão representa o pedido de licença simbólico para levar a escola para a rua e
será conduzida pelo presidente da Lavapés Pirata Negro, o ator, diretor, produtor cultural e zelador Ailton Graça como forma de respeito à tradição, à história da agremiação e à comunidade que constrói ano após ano, o Carnaval da cidade. O ritual também também terá a participação de um grupo cultural artístico formado na periferia da zona sul da capital em 2019, o Afoxé Omode Obá (Crianças do Rei). Ao som de Ijexá, o grupo vai consagrar os ritmos e cantos para diversos orixás a fim de celebrar as memórias ancestrais negras de terreiros.
A cerimônia também vai apresentar o novo quadro de casais de mestre sala e porta bandeira da escola, em um momento de preparação simbólica e espiritual que fortalece os laços entre seus integrantes. A Lavapés desfilará com dois casais na avenida e pela primeira vez em 88 anos de história apresentará um casal mirim com um pavilhão que traz a figura de um pirata infantil.
No domingo dia 8 de fevereiro haverá um grande ensaio com todo o elenco pelas ruas da Vila do Encontro na região do Jabaquara.
Os casais da Lavapés Pirata Negro (2026)
PRIMEIRO CASAL - Edgar Carobina e Vanessa de Paula Souza
-Edgar Carobina - Edgar retorna a Lavapés depois de 4 anos longe da agremiação. Natural de Santos, ele tem 31 anos, é marinheiro,trabalha no porto de Santos. Começou a dançar aos 10 anos de idade, na sua cidade sob a orientação de mestres mais antigos, Jadir Muniz, Brito o notável, Beto magistral , mestre chocolate, entre outros. Mas foi na Amespbeesp que teve sua formação básica. A jornada no samba começou em 2006, na Unidos da Zona Noroeste, como segundo mestre-sala. De 2008 até 2013, ainda como segundo destacou-se na X-9 Santista. Mas foi em 2014 o grande teste, ao defender o pavilhão oficial da Vila Mathias. Edgar foi 6 vezes campeão do Carnaval santista, passando pelas escolas de samba, Unidos da zona noroeste, Brasil, X 9 Pioneira, Mãos Entrelaçadas, Dragões do Castelo, Unidos dos Morros, em 2024 assume a União Imperial. Em São Paulo defendeu o pavilhão oficial das escolas de samba Unidos de Vila Maria, Sociedade Rosas de Ouro, Camisa 12, Colorado do Brás , em 2024 assumiu Nenê de Vila Matilde.
-Vanessa de Paula Souza - tem 47 anos, 3 filhos, é professora de educação física e é faixa azul de jiu-jitsu, chegou a vice-campeã mundial no esporte em 2023. Começou no Carnaval com 5 anos na escola União das Vilas em São Bernardo do Campo,onde passou por todos os setores da escola e desfilou como porta-bandeira por 7 anos. Cursou Amespbeesp e em 2021 se tornou a primeira porta-bandeira da Acadêmicos do Ipiranga. Vanessa chegou na Lavapés em 2022 para defender o pavilhão de enredo ao lado de José Roberto . Em 2026 ela será consagrada como a porta bandeira oficial da agremiação.
SEGUNDO CASAL - Zé Roberto e Deborah de Oliveira
- José Roberto Vicente, tem 62 anos é técnico de gesso em ortopedia e tem uma carreira longeva no Carnaval onde já desfila há 49 anos. Levado pelos avós que fundaram uma escola de samba na Vila Prudente zona leste de São Paulo nos anos 60, Zé foi componente de ala, passista, ritmista e aprendeu a ser mestre sala com o tio. Com apenas 6 anos começou a dançar como mestre sala mirim e desfilou a primeira vez defendendo o pavilhão oficial de uma agremiação na extinta escola de samba 13 de Maio. Sempre inspirado no bailado do mestre Delegado, do Mestre Gabi, Zé já dançou na Avenida São João, na Avenida Tiradentes , passou por escolas da região metropolitana e da capital paulista como União Independente de Vila Prudente, Flor de Vila Dalila, Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi e Imperador do Ipiranga. Há 3 anos Zé Roberto defende com muito orgulho o pavilhão de enredo da Lavapés Pirata Negro.
-Deborah de Oliveira, anos faz sua estréia na Lavapés Pirata Negro com uma muita experiência no mundo do samba. Ela começou nos anos 90 no ABC como destaque de chão, destaque em carro alegórico e passista nas escolas do grupo de Carnaval do bairro de São Paulo. Na ausência das porta bandeiras oficiais começou a substituir as guardiãs do pavilhão até se tornar porta-bandeira oficial. Deborah cursou AMESPBEESP e participou do projeto Manuel Dionísio, no Rio de Janeiro. Depois de passar por escolas como Imperatriz do Jardim Presidente Dutra em Guarulhos, Imperador do Ipiranga e Colorado do Brás ela realiza o sonho de desfilar ao lado do filho, que estréia como mestre-sala mirim da Lavapés, o jovem Enzel Patrick, consolidando um legado construído a partir da tradição, da excelência técnica e da transmissão geracional do samba.
CASAL MIRIM - Enzel Patricky e Madu Nandes
Enzel Patricky - Com apenas 13 anos o estudante Enzel Patricky Oliveira de Souza estréia na Lavapés Pirata Negro e já tem experiência no mundo do samba. Com apenas 5 anos e meio iniciou as aulas de mestre-sala na AMESPBEESP e no projeto Cisne do Amanhã. Aos 6 anos se tornou mestre sala mirim na escola Tom Maior, e ganhou o título de Mestre sala mais novo do Carnaval de São Paulo. Passou pela Império do Jardim Presidente Dutra, Unidos do Jaçanã, União Imperial e Sociedade Rosas de Ouro. Desde o ano passado dança na Moradinha do Samba, projeto de escola de samba mirim da Mocidade Alegre.
Madu Nandes, 10 anos, fará sua estréia como porta bandeira mirim na escola Lavapés Pirata Negro. A estudante começou a desfilar aos 6 anos na ala das crianças da Sociedade Rosas de Ouro. Madu é apaixonada por dança e já cursou três anos de dança contemporânea nos estúdios Eudóxio Júnior.
Aos 7 começou no projeto Roseira do Futuro onde integrou a comissão de frente e passou a dançar como porta- bandeira mirim realizando diversas apresentações com a escola de samba mirim da Sociedade Rosas de Ouro.Em 20025 cursou AMESPBEESP e foi destaque no projeto Casal Foguinho.
Em 2026, a Lavapés Pirata Negro levará para a avenida o enredo : “CANDEIA EM SEU TRONO É REI! LUZ, INSPIRAÇÃO E ARTE NEGRA NA RUA”, uma homenagem aos 90 anos de Antônio Candeia Filho, um dos maiores pensadores do samba e o mais consagrado partideiro de todos os tempos.
Evento : Festa de Consagração dos Pavilhões e Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Enredo de 2026 : "Candeia em seu Trono é Rei! Luz, Inspiração e Arte Negra na Rua"
Data : 7/02/2026
Local : Quadra da Lavapés Pirata Negro
Endereço: Av. Barro Branco, 770 - Vila do Encontro - São Paulo - próxima a estação Jabaquara do metrô
Horário: A partir das 19h00
Entrada: gratuita
Evento : Ensaio de Rua da Lavapés Pirata Negro
Data :8/02/2026
Horário : a partir das 12h00
Local : ruas em volta da Quadra da Lavapés Pirata Negro
Endereço: Av. Barro Branco, 770 - Vila do Encontro, São Paulo - perto da estação Jabaquara do metrô


Comentários
Postar um comentário