Ivan Lins lança “Sambadouro”, single que antecipa álbum homônimo e homenageia o samba
Capa do single Sambadouro. Crédito: Ale Amaral
O Selo Sesc lança em 11/02 Sambadouro, single de Ivan Lins. A faixa, disponível nas principais plataformas de áudio, inaugura a divulgação do álbum homônimo, a ser lançado em 2026, que retoma as raízes do músico no samba, trazendo suas composições consagradas e outras menos conhecidas do público, acompanhado de grandes nomes da música brasileira: Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Mart’nália, Péricles, Ferrugem e Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda nas vozes, além de Paulão 7 Cordas, Carlinhos 7 Cordas e Rafael dos Anjos nos arranjos. A criação coletiva e especial do álbum reafirma a vivacidade criativa e o amor pela música de um dos grandes mestres da Música Popular Brasileira, que completou 80 anos em 2025.
Composta por Ivan Lins e Vitor Martins, um de seus grandes parceiros de composição ao longo da carreira, Sambadouro ficou conhecida e marcada na voz de Leila Pinheiro, em gravação de 1993 para o álbum Coisas do Brasil. Uma versão da canção também integra o álbum Project: Ivan Lins, de 1997, da brasileira Kenia Acioly, além de uma parceria internacional de 2014 com o flautista norte-irlandês James Galway, em uma versão instrumental para o álbum Tango del Fuego.
Sambadouro retorna agora na voz de Ivan Lins no álbum que presta uma homenagem ao samba, tão marcante nas raízes e carreira do músico carioca. Reconhecido internacionalmente, Ivan Lins construiu uma carreira que atravessa mais de cinco décadas, com mais de 20 álbuns autorais, com canções suas gravadas por importantes nomes da música nacional e internacional como Elis Regina, Gonzaguinha, Sting e Barbara Streisand.
Vencedor por cinco vezes do Grammy Latino, o artista recebeu o último deles em 2025 com o Prêmio à Excelência Musical, um reconhecimento à sua produção e à sua relevância na música, que é corroborada agora com Sambadouro.
FICHA TÉCNICA
Ivan Lins – voz
Alessandro Cardoso – cavaquinho
Ari Bispo – coro
Carlinhos 7 Cordas – violão 7 cordas
Fabiano Segalote – trombone
Jussara Lourenço – coro
Karla Prietto – coro
Luciano King – bateira
Papau do Salgueiro – coro
Paulão 7 Cordas – violão
Pedrinho Pereira – percussão
Waltis Zacarias – percussão
Zé Luiz Maia – baixo
Gravado em outubro de 2025 na Cia. dos Técnicos.
Gravação da voz de Ivan Lins (La Maison Studio) - Didier Fernan
Cia. dos Técnicos:
Gravação e Mixagem – William Luna Jr.
Assistentes de gravação – Raphael Rui e Enzo Menegazzi
Masterização – Arthur Luna
Produção – Marcus Fernando
Comunicação – Bárbara Sesso, Renan Abreu e Sofia Calábria
Projeto gráfico – Ale Amaral
Vídeos (captação) – Centro de Produção Audiovisual (CPA) do Sesc São Paulo
Vídeos (direção e roteiro) – Marco Keppler (MARCOZERO Entretenimento)
Vídeos (montagem, finalização e motion design) – Rafael Machado
Fotos – Gabriel Pini e Monica Ramalho
SOBRE IVAN LINS
Ivan Lins é um dos maiores compositores da música brasileira, reconhecido mundialmente por sua obra sofisticada, popular e profundamente autoral. Carioca e tijucano, construiu uma carreira marcada por harmonias inovadoras e canções que atravessaram gerações, como “Madalena”, “Começar de Novo”, “Vitoriosa” e “Novo Tempo”, além de ter sua obra gravada por artistas como Elis Regina, Simone, Gal Costa, Fafá de Belém, Nana Caymmi, Zizi Possi, Jair Rodrigues e Diogo Nogueira, entre outros. Sua música ganhou projeção internacional a partir dos anos 1980, sendo interpretada por nomes como Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Sting, George Benson e Diana Krall. Vencedor de múltiplos Grammy e Grammy Latino, recebeu em 2025 o Prêmio à Excelência Musical do Latin Grammy pelo conjunto de sua obra. Aos 80 anos, segue em turnê comemorativa e lança, neste ano de 2026, o álbum Sambadouro, pelo Selo Sesc, com composições próprias e participações especiais de Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Mart’nália, Péricles, Ferrugem, Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda nas vozes, além de Paulão Sete Cordas, Carlinhos Sete Cordas e Rafael dos Anjos nos arranjos, reafirmando sua vitalidade criativa e seu vínculo permanente com a música brasileira.
SOBRE O SELO SESC
Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc. Saiba mais em: sescsp.org.br/selosesc
SOBRE O SESC SÃO PAULO
Com 79 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 42 unidades operacionais com atendimento presencial e 4 unidades operacionais com atendimento não presencial no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em sescsp.org.br
.jpg)
Comentários
Postar um comentário