Conheça as campeãs do Carnaval UESP 2026

 

Conheça as campeãs do Carnaval UESP 2026

Brinco da Marquesa sagrou-se campeã do Especial de Bairros e ascendeu ao Acesso da Liga, ao lado Unidos de Santa Bárbara, em apuração foi realizada nesta quarta-feira (18), no Sambódromo do Anhembi

Brinco da Marquesa - Campeã do Grupo Especial de Bairros / Crédito: Daniel Amorim - UESP

A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) realizou, na tarde desta quarta-feira (18), no Sambódromo do Anhembi, a apuração das notas concedidas pelos avaliadores da Escola de Formação de Avaliadores de Carnaval (EFA/UESP) no Carnaval 2026. A leitura das notas definiu as campeãs, acessos e rebaixamentos das escolas e blocos que desfilaram no Butantã e na Vila Esperança, entre os dias 7 e 16 de fevereiro. 

No Grupo Especial de Bairros, com 269 pontos, a campeã foi a escola de samba Brinco da Marquesa. Com 268,9 pontos, a vice-campeã foi a Unidos de Santa Bárbara.  Essas duas agremiações subiram para Acesso 2 da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e vão desfilar no Sambódromo do Anhembi em 2027. Lavapés Pirata Negro (266,7 pontos) e Leandro de Itaquera (266,6 pontos) foram rebaixadas para o Acesso de Bairros 1.

No Grupo de Acesso de Bairros 1, o título ficou com a Mocidade Robruense, que somou 179,7 pontos; seguida da Prova de Fogo, que ficou com a segunda colocação, com 179,3 pontos. As duas agremiações ascenderam ao Grupo Especial de Bairros. 

No entanto, União da Vila Albertina (177 pontos) Império Lapeano (157 pontos) ficaram nas últimas colocações e disputarão no Acesso de Bairros 2 em 2027, grupo que consagrou a escola de samba Oba Oba como campeã, com 179,5 pontos; seguida pela Joia da Coroa, que ficou com o vice-campeonato com 179,4 pontos. Foram rebaixadas as agremiações Acadêmicos do Ipiranga (178,3 pontos) e Passo de Ouro (178,2 pontos)

Já no Grupo de Acesso 3 de Bairros, a campeã foi a Casa do Samba Estrela Cadente, com 180,1 pontos; seguida da Mocidade Amigos do Graja, que ficou em segundo lugar com 179,8 pontos. As escolas de samba Império do Samba Cohab II (175,9 pontos) e Explosão Zona Norte (175,7 pontos) ficaram nas últimas posições e foram suspensas dos desfiles  por, no mínimo, dois anos. Já a Unidos do Jardim Primavera somou apenas 151,5 pontos e não alcançou a pontuação mínima, sendo eliminada do concurso.

Garotos da Vila Santa Maria foi o campeão do Grupo Especial de Blocos de Fantasia, com 180 pontos. Chorões da Tia Gê (179,8 pontos) e Caprichosos do Piqueri (179,8 pontos) conquistaram o segundo e o terceiro lugares. Por outro lado,  Imperatriz do Jaraguá (178,5 pontos), Unidos do Abaeté (177,5 pontos) e Inajar de Souza (174,2 pontos) foram rebaixados para o Grupo de Acesso de Blocos. Unidos do Guaraú (179,9 pontos) conquistou o título no Acesso de Blocos, seguido do Unidos do Pé Grande (179,5 pontos). Essas duas agremiações subiram para o Grupo Especial de Blocos. 

A UESP reúne 73 agremiações filiadas e reafirma seu papel na valorização do samba de base. Em 2026, 67 agremiações participaram do Carnaval organizado pela UESP.  Os desfiles no Butantã reuniram 26 escolas de samba e cerca de 13 mil desfilantes, com público médio de 35 mil pessoas por dia. Na Vila Esperança, a programação se estendeu por cinco dias, com 23 escolas de samba e 18 blocos de fantasia, recebendo aproximadamente 18 mil pessoas por noite.

Para o presidente da UESP, Alexandre Magno, o Nenê Teixeira, a apuração consolida mais um ciclo de fortalecimento do Carnaval de Bairro. “A UESP é a entidade mais antiga do Carnaval e temos a responsabilidade de organizar, formar e projetar as agremiações que mantêm viva a tradição do samba nas comunidades. Cada escola que sobe de grupo representa a vitória de um trabalho coletivo sério, estruturado e comprometido com a cultura popular. Nós não apenas realizamos desfiles — e sim construímos o futuro do Carnaval. Já começamos a trabalhar para que 2027 seja ainda maior, com mais estrutura, visibilidade e oportunidades para nossas escolas”, destaca.

A apuração encerra oficialmente o Carnaval 2026 da UESP e já projeta as expectativas para 2027, reforçando o ciclo de acesso, renovação e fortalecimento das agremiações no cenário do Carnaval paulistano.

Sobre a UESP

A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) é a entidade responsável por organizar, representar e fortalecer as agremiações de base do Carnaval da cidade de São Paulo. Fundada em 1973, com o objetivo de preservar e valorizar o samba como expressão cultural, social e histórica, a UESP atua na promoção do Carnaval paulistano, garantindo espaço, visibilidade e estrutura para as agremiações filiadas.

Reconhecida por seu papel fundamental na democratização do Carnaval, a UESP organiza os desfiles das escolas de samba e blocos de fantasia, agremiações que mantêm viva a tradição do samba nas comunidades. Única entidade no Brasil a realizar desfiles simultâneos em duas pistas (sambódromo), Butantã e Vila Esperança, a instituição amplia o acesso e a participação popular na maior manifestação cultural do país. A UESP também atua na articulação com o poder público, na defesa das escolas e no fortalecimento das políticas culturais voltadas ao Carnaval.

Com uma trajetória marcada pela resistência cultural e pelo compromisso com as manifestações populares, a UESP segue como uma das principais instituições do samba em São Paulo, promovendo inclusão, identidade e pertencimento por meio da cultura carnavalesca.


Comentários