Cia de Teatro acidental lança livro e podcast com investigações sobre novas experiências de coletividade
Cia de Teatro Acidental encerra projeto “Modos de ser muitos” com livro, podcast e ensaios abertos
Investigando novas formas de experiências em grupo dentro e fora do palco, a Cia de Teatro Acidental promove três ações imperdíveis: lançamento do livro, estreia do podcast “Modos de ser muitos” e ensaios abertos de um novo espetáculo
Cia de Teatro acidental lança livro e podcast com investigações sobre novas experiências de coletividade
Depois de quase dois anos de pesquisa, experimentação e circulação artística, a Cia de Teatro Acidental (@ciadeteatroacidental) chega às últimas ações do projeto “Modos de ser muitos”, contemplado na 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo. O projeto, que começou em 2024, investigou coletivamente novas formas de criação, trabalho e experiência em grupo dentro e fora do palco, e agora chega ao seu momento final com três ações abertas ao público: lançamento de livro, estreia de podcast e ensaios abertos de um novo espetáculo.
O livro “Como ser Coro: peças para a Cia de Teatro Acidental”, do dramaturgo e ator Artur Kon, publicado pela Editora Javali, será distribuído gratuitamente no dia do lançamento e estará disponível para venda no site da editora. A obra reúne peças que exploram o coro, uma figura central do teatro desde a Grécia Antiga, mas rara na cena contemporânea, e investiga coletividade, potência e perigo de viver e trabalhar em grupo. Entre os textos, estão desde performances coreográficas, passagens de verborragia anônima até reinvenções do solo cênico, sempre com o objetivo de explorar o que um coro pode fazer hoje. O lançamento acontecerá no dia 06 de fevereiro de 2026 (sexta-feira), no Bar Cordial, a partir das 18h30.
Paralelo ao livro, a companhia lançará no dia 16 de fevereiro o podcast “Modos de ser muitos”, disponível no YouTube (@teatroacidental). Em oito episódios, artistas, pensadores, tradutores e coletivos de diferentes áreas dividem experiências de trabalho e vida coletivos, mostrando alternativas ao individualismo que domina nossos tempos.
Entre os convidados, estão o coletivo de dança O VÃO, o coreógrafo Cristian Duarte, o coletivo de tradução e/y traduções, o psicanalista Douglas Rodrigues Barros, a iniciativa Espaço Comum de Organizações, o supermercado cooperativo Gomo Coop, a moradia compartilhada Casa Votupoca e o projeto de cohousing sênior Vila ConViver.
A companhia também abre o processo de criação do seu novo espetáculo, “BACA! ou Se há que engrossar o coro”, com ensaios abertos ao público nos dias 05 e 06 de fevereiro, às 16h, no Bairro República - interessados deverão fazer contato através do whatsapp para reserva de ingresso e recebimento do endereço. A experiência propõe revisitar As Bacantes, de Eurípides, e questionar a perda da dimensão coletiva no teatro e na vida contemporânea. O público acompanha tentativas, erros e descobertas do grupo, atravessando o processo de criação junto com os artistas.
O projeto “Modos de ser muitos” é o resultado de um caminho iniciado em 2024, que já incluiu circulação da Trilogia Afetos Políticos pela cidade, a criação da performance “Coro dos Esperançosos” e das peças “Coro dos Solitários, ou sonhamos ser Robinson Crusoé” e “Coro dos que dão às costas”. Agora, com livro, podcast e ensaios abertos, a Cia de Teatro Acidental celebra o final desta etapa e reforça seu compromisso de investigar modos de ser juntos, pensar juntos e fazer juntos.
Sobre a Cia de Teatro Acidental
Desde 2006, a companhia pesquisa coletivamente formas de criação e modos de organização em cena, sem ignorar as dificuldades e armadilhas do trabalho em grupo. Além de encenar autores como Brecht, Ionesco e Jelinek, a companhia cria dramaturgias próprias para refletir o contexto contemporâneo, sempre colocando a coletividade no centro do processo artístico.
Informações: www.instagram.com/ ciadeteatroacidental e www.facebook.com/ teatroacidental
Serviço: Encerramento do projeto “Modos de ser muitos”
Com Cia de Teatro Acidental
Lançamento do Livro “Como ser Coro: peças para a Cia de Teatro Acidental” - Autor: Artur Kon - Editora Javali - Dia 06 de fevereiro de 2026 (sexta-feira), 18h30 - Bar Cordial: R. Epitácio Pessoa, 32 - República, São Paulo - SP, 01220-030
Podcast “Modos de ser muitos” - plataforma: https://www.youtube.com/@ teatroacidental
Ensaios abertos “BACA! ou Se há que engrossar o coro”
Sinopse: O teatro já foi um acontecimento coletivo, do qual toda a cidade fazia parte. Hoje, há alguns poucos corpos assistindo a outros poucos, sentados em espaços protegidos, isolados. E se um deus, um novo Dionísio, aparecesse e nos tirasse do lugar, nos jogasse de volta no coro urbano? Relendo e reimaginando As Bacantes, de Eurípides, o novo trabalho em processo da Cia de Teatro Acidental investiga a perda da experiência coletiva no teatro e no mundo contemporâneos, e experimenta modos de reinscrever o público numa dimensão coral, instável e comum. Nesta abertura de processo, convidamos o público a acompanhar — e atravessar — nossas primeiras tentativas, fracassos e descobertas. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Grátis.
Quando: 05 e 06 de fevereiro de 2026 (quinta e sexta-feira) - Horário: 16h
Reserva de ingresso e mais informações pelo whatsapp 11 97475-7881
Desde 2006, a companhia pesquisa coletivamente formas de criação e modos de organização em cena, sem ignorar as dificuldades e armadilhas do trabalho em grupo. Além de encenar autores como Brecht, Ionesco e Jelinek, a companhia cria dramaturgias próprias para refletir o contexto contemporâneo, sempre colocando a coletividade no centro do processo artístico.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário