Carnaval de Bairros da UESP reúne tradição, cultura popular e estrutura reforçada para receber 350 mil foliões
Carnaval de Bairros da UESP reúne tradição, cultura popular e estrutura reforçada para receber 350 mil foliões
Desfiles reforçam o patrimônio cultural do samba paulistano, com logística organizada e programação para toda a família
Responsável pela organização dos Desfiles das Escolas de Samba dos grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1, 2 e 3, além dos Blocos Especiais de Fantasia e Acesso de Blocos, a União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) coordena uma das maiores manifestações do Carnaval de São Paulo, reunindo dezenas de agremiações e milhares de desfilantes nos bairros da capital. Os desfiles do Carnaval UESP 2026 acontecem entre os dias 7 e 8 de fevereiro, na Vila Esperança, e nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro simultaneamente na Vila Esperança e no Butantã, ampliando o acesso do público e reforçando a participação popular na maior celebração cultural do país.
Com 300 metros de pista de desfile, áreas de concentração e dispersão, arquibancadas, camarotes e iluminação cênica, o evento conta com planejamento operacional voltado ao conforto e segurança do público, das escolas e dos profissionais envolvidos. As agremiações contam com camarins dedicados para baianas, mestres-sala e porta-bandeiras, além de espaços preparados para finalização e ajustes de alegorias, que chegam com antecedência e permanecem em área estruturada para manutenção e reparos técnicos até a data do respectivo desfile.
A operação do Carnaval UESP mobiliza cerca de 300 profissionais na montagem e execução da estrutura, além da atuação integrada de órgãos públicos e equipes especializadas. A segurança conta com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Guarda Civil Metropolitana, do Corpo de Bombeiros e de equipes de segurança patrimonial privada, a fim de garantir um evento organizado e protegido para desfilantes, profissionais e público.
Os dois locais de desfiles - Vila Esperança e Butantã - também contam com praça de alimentação, posto médico, ambulância UTI, espaço exclusivo para PCDs, com estrutura coberta, além de uma base da Secretaria Municipal de Direitos Humanos voltada ao atendimento de vítimas de violência doméstica e discriminação. O sistema de monitoramento integra câmeras ao programa Smart Sampa, reforçando a segurança do local e do entorno.
Segundo Alexandre Magno, o Nenê Teixeira, presidente da UESP, os desfiles reafirmam o caráter familiar do Carnaval de Bairros e o compromisso da entidade com a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.
“O Carnaval da UESP é feito para as famílias, para a comunidade e para quem vive o samba nos bairros. Temos uma organização pensada para garantir conforto, acessibilidade e segurança, com o apoio dos órgãos públicos e equipes especializadas. Nosso objetivo é que o público viva uma grande festa, com tranquilidade e respeito”, afirma.
Além de promover a celebração do Carnaval, o evento movimenta a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, prestadores de serviços e moradores da região, consolidando o Carnaval como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico, cultural e social.
Com entrada gratuita, o Carnaval da UESP reforça seu compromisso com uma festa democrática, segura e aberta a toda a população, celebrando a diversidade, a criatividade e a força do samba paulistano.
“O Carnaval de Bairros é a base da maior festa popular brasileira. É onde nascem talentos, histórias e identidades. A UESP tem orgulho de manter essa tradição viva, fortalecendo a participação popular e o pertencimento das comunidades do samba paulistano”, completa Nenê Teixeira.
Confira a programação dos desfiles da UESP, acessando o site: https://uesp.com.br/carnaval-
.Sobre a UESP
A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) é a entidade responsável por organizar, representar e fortalecer as agremiações de base do Carnaval da cidade de São Paulo. Fundada em 1973, com o objetivo de preservar e valorizar o samba como expressão cultural, social e histórica, a UESP atua na promoção do Carnaval paulistano, garantindo espaço, visibilidade e estrutura para as agremiações filiadas.
Reconhecida por seu papel fundamental na democratização do Carnaval, a UESP organiza os desfiles das escolas de samba e blocos de fantasia, agremiações que mantêm viva a tradição do samba nas comunidades. Única entidade no Brasil a realizar desfiles simultâneos em duas pistas (sambódromo), Butantã e Vila Esperança, a instituição amplia o acesso e a participação popular na maior manifestação cultural do país. A UESP também atua na articulação com o poder público, na defesa das escolas e no fortalecimento das políticas culturais voltadas ao Carnaval.
Com uma trajetória marcada pela resistência cultural e pelo compromisso com as manifestações populares, a UESP segue como uma das principais instituições do samba em São Paulo, promovendo inclusão, identidade e pertencimento por meio da cultura carnavalesca.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário