CARNAVAL 2026: Acadêmicos do Baixo Augusta desfila neste domingo, sob o tema "São Paulo Não Dorme"

 Com line up de Festival e diversidade musical, Baixo Augusta valoriza samba em defesa da noite, no dia 8 de fevereiro, sob o tema “São Paulo Não Dorme

 

Comandado por Simoninha e a Banda do Baixo Augusta, o maior bloco de São Paulo e um dos maiores do país contará com apresentações de KLJay, Péricles, Tássia Reis, Rael, Tulipa Ruiz, André Frateschi, Dani Vie, Rom Santana, Fabiana Bombom e Charanga do França

 





Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta | Créditos: Frâncio de Holanda

 

São Paulo, fevereiro de 2026 - Reconhecidamente o maior bloco de carnaval de São Paulo e um dos maiores do Brasil, o Acadêmicos do Baixo Augusta chega ao Carnaval 2026 reafirmando sua conexão histórica com a cidade e sua cena cultural. Em seu 17º ano de existência, o bloco – que nasceu em um dos lugares mais icônicos da noite paulistana – escolheu olhar para sua história e anunciar São Paulo Não Dorme” como tema deste ano. A ideia é fazer do carnaval um espaço de celebração, memória e posicionamento cultural, reafirmando que São Paulo pulsa a todo momento.

 

Mais do que um desfile, o Acadêmicos do Baixo Augusta é um encontro com as raízes da cultura brasileira. O samba, em diálogo com o rap, o pop e a música contemporânea, costura uma narrativa que atravessa gerações e reafirma a força da música brasileira como expressão de identidade, resistência e celebração. No coração da maior metrópole do país, o bloco transforma o asfalto, palco e praça pública, onde diferentes sotaques e ritmos convivem em harmonia.
 

Para representar a diversidade musical que marca São Paulo, o bloco contará com participações especiais de Péricles, Rael KL Jay, ícones da noite paulistana que transitam por estilos distintos e complementares. Mantendo a tradição de reunir um verdadeiro line-up de festival, focado em artistas brasileiros, o desfile será comandado por Simoninha e a Banda do Baixo Augusta, que recebem no palco nomes como Tássia ReisTulipa RuizAndré FrateschiDani VieRom SantanaFabiana Bombom e Charanga do França, promovendo um encontro potente entre samba, poprap e toda a efervescência cultural que define a cidade.
 

Com o tema, o bloco mira sua própria história e os desafios contemporâneos da noite paulistana. É uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma defesa da vida noturna, que faz referência ao contato do bloco com a vida noturna, através da Laje do Baixo (casa de samba do Acadêmicos do Baixo Augusta, aberta em junho de 2025).

 

Essa pulsação contínua também vem da rua e das pessoas que a ocupam. Ao longo de sua trajetória, o bloco construiu uma relação profunda com a cidade e com a comunidade que o acompanha ano após ano, formando uma multidão diversa que vê no cortejo um espaço de pertencimento. É o carnaval como direito à cidade, como manifestação popular que celebra as brasilidades presentes em cada esquina de São Paulo.
 

O cortejo acontece no dia 8 de fevereiro, seguindo o tradicional trajeto pela região central da cidade, com saída do cruzamento da Rua da Consolação com a Avenida Paulista, em direção ao centro. Além dos artistas musicais, o desfile contará com participações especiais — que reforçam o diálogo do bloco com diversas frentes — além de sua tradicional corte, com Alessandra Negrini como rainha do bloco, Marcelo Rubens Paiva o porta-estandarte, Thelminha como diva, Tulipa Ruiz como madrinha e Márcia Dailyn e Walerio Araújo como musos.
 

O evento é uma realização da Baixo Augusta Produções e tem direção geral de Alê Youssef e Alê Natacci. O desfile com concentração a partir das 13h, na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, e início às 14h.
 

Como parte da preparação para a avenida, o bloco promoveu uma sequência de ensaios abertos ao público, todos os domingos, no Pavilhão Audio, na Barra Funda. Nesses dias, se reuniram com a Banda do Baixo Augusta, liderada por Simoninha, diretor artístico e voz do bloco desde sua fundação, DJs, cantores convidados e participações surpresa, antecipando a atmosfera do carnaval e fortalecendo a relação com o público.

 

Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia empreendedores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito à cidade através da ocupação cultural das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou um dos maiores blocos do Brasil, com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles.

 

Serviço - Desfile Acadêmicos do Baixo Augusta

Data: 8 de fevereiro de 2026


Concentração: 13h

Início: Pontualmente às 14h

Término: 19h

Concentração na Rua da Consolação, próximo à Avenida Paulista

Mais informações no Instagram do Acadêmicos do Baixo Augusta

 

Comentários