Jorge Garcia Cia de Dança abre inscrições para oficina que investiga a celebração do Cavalo Marinho, com Alício Amaral
“Do Fundo da Roda ao Pé do Banco! Corporeidades e Sonoridades do Cavalo Marinho” é a oficina conduzida pelo multi-artista Alício Amaral, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, das 13h às 17h, no Jambu Galpão, espaço localizado na Vila Romana, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Grátis.
Parte do projeto “A Ilha”, da Jorge Garcia Companhia de Dança, a oficina propõe uma investigação aprofundada das corporeidades, sonoridades e diferentes qualidades de energia, que atravessam a Brincadeira Tradicional do Cavalo Marinho da Mata Norte de Pernambuco. A partir da relação entre corpo, ritmo e jogo, serão trabalhados os diversos trupés (passos) e as evoluções coreográficas, com atenção à biomecânica das ações, ao pulso rítmico e ao rito do brinquedo.
O percurso formativo inclui a introdução às toadas e loas, a improvisação de versos, os estudos rítmicos e a investigação da relação corpo–música–espaço. Será abordada a dança-jogo do magúio (mergulhão), bem como o estudo de algumas figuras mascaradas, suas corporeidades, modos de presença e dinâmicas de relação-ação com a cena.
A oficina contempla ainda os aspectos rituais e simbólicos da brincadeira, compreendendo o Cavalo Marinho como um sistema cênico-musical complexo, no qual dança, música, jogo e celebração se entrelaçam de forma indissociável. Paralelamente à prática, será apresentado material teórico e reflexivo sobre a Dança Tradicional, a partir de registros de campo realizados pelo condutor, de textos e livros publicados e de sua experiência acumulada ao longo de 29 anos de pesquisa e convivência com o brinquedo.
A oficina é aberta a artistas da dança, teatro, audiovisual e interessados na cultura popular brasileira, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/
O Projeto “A Ilha” foi contemplado pela 38ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Um pouco de Alício Amaral
Ator, multi-instrumentista, dançarino, rabequeiro, diretor musical, pesquisador em teatro, música, dança e nas tradições cênicas populares brasileiras, Alício Amaral é fundador, junto com Juliana Pardo, da Cia. Mundu Rodá (2000), contemplada pelas 32ª e 36ª Edições de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Ao longo de mais de 25 anos de pesquisa, tem contribuído para um movimento das artes brasileiras contemporâneas, que se pensam para além dos padrões eurocêntricos de criação e modos de produção. Integra a equipe permanente de mestres da ISTA - International School of Theatre Anthropology, criado por Eugênio Barba (Odin Teatret – Dinamarca). É o pesquisador-organizador do livro "Mestre Inácio Lucindo - Uma Vida Vivida e Envolvida no Cavalo Marinho Estrela do Oriente (PE)”, lançado em 2025, com apoio do Edital Funarte Retomada 2023 - Dança.
Insta: @munduroda e @alicio.rabeca
Alício Amaral (Spotify) h t t p s : / / o p e n . s p o t i f y.com/i n t l - p t / a r t i s t /7GY4GGZvCiox34uC4VsFpY? si=2vAhJgVhSreXYzhPo_5WSw
______________________________
Serviço:
Oficina “Do Fundo da Roda ao Pé do Banco! Corporeidades e Sonoridades do Cavalo Marinho” - com Alício Amaral.
Dias: 27, 28 e 29 de janeiro (3ª, 4ª e 5ªfeira)
Horário: das 13h às 17h
Local: Jambu Galpão
Endereço: Rua Marco Aurélio, 564 – Vila Romana – São Paulo/SP
Vagas limitadas | Público: dança, teatro, audiovisual e interessados na pesquisa da cultura popular.
Inscrições até 24/1 pelo link.
GRÁTIS
.jpg)
Comentários
Postar um comentário