Com referências dos bailes do Rio de Janeiro nos anos 90, Voltmix e Miami Bass, nova faixa chega em todas as plataformas digitais no dia 14 de janeiro
Filipe Ret em “Rap da Lealdade”/ Victor Alencar
Filipe Ret abre o ano de 2026 resgatando o rap consciente que celebrava a amizade, a lealdade e as vivências simples através da música. “Rap da Lealdade” estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 14 de janeiro. O single será parte de um EP em homenagem às origens do rap carioca que será lançado ainda este ano.
A canção tem como estrutura principal a batida do Voltmix, que serviu de base para diversos clássicos do rap carioca como “Nosso Sonho”, de Claudinho & Buchecha, “Rap da Felicidade”, de Cidinho & Doca, entre outros que, com aquela atmosfera, também influenciaram Filipe Ret.
Para o contexto da música urbana atual, a exaltação das origens do rap carioca pelas batidas de “Rap da Lealdade” reforça um cenário de resgate da forma afetuosa, coletiva e humana pela qual as pessoas se relacionavam na época em que os bailes incendiavam a capital carioca sob a batuta das equipes de som. Em versos como “meu parceiro, oh meu Deus, nem meus defeitos fez tu me abandonar/ armas e rosas tão na tua escolta/ a vida é mais do que nós posta”, Filipe Ret transparece de forma clara a mensagem que valoriza as amizades reais e a lealdade das pessoas que nunca deixaram de estar ao seu lado, mesmo nas fases mais difíceis.
Com leveza e respeito pela tradição do rap carioca, “Rap da Lealdade” tem toda sua referência estética direcionada para a década de 90. Os beats transportam os ouvintes, tanto o público contemporâneo dos bailes, quanto a nova geração de fãs do artista, para aquela época em que os pilares do rap periférico da capital carioca eram construídos com muita comunhão.
Assim, Filipe Ret reúne na música toda uma gama de elementos que vieram, ao longo dos anos, formatar o que entendemos como música urbana hoje, alicerçada pela tríade rap, trap e funk. Exaltar essas origens significa, portanto, falar de sua essência, da construção cultural e humana do artista por trás dos versos e também sobre o impacto que todo este movimento teve na vida de Ret, que é nascido e criado no Catete, na cidade do Rio de Janeiro.
“Esta é uma música de gratidão. Um agradecimento a um grande amigo, a Deus e aos arquitetos do rap carioca que marcaram nossa cultura e ainda exercem forte influência em nossas vidas”, afirma Filipe Ret.
A prévia da música foi divulgada nas redes sociais do artista e teve um alcance expressivo com mais de 7,5 milhões de plays, incluindo criações e citações no Instagram e no Tiktok. De maneira orgânica, fãs do artista reproduziram estes conteúdos nas redes sociais para falarem de amizade, lealdade e gratidão, justamente a essência da mensagem que Ret buscou transmitir.
O lançamento de “Rap da Lealdade” também reforça o momento em que vive o rapper carioca. Com mais de quinze anos de carreira, Filipe Ret é o artista de rap e trap mais ouvido do Brasil, com mais de 9,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e uma audiência global que ultrapassa 25,5 milhões de seguidores em suas plataformas oficiais.
O artista também acumula 135 certificações de ouro, platina e diamante entre singles e álbuns — uma das maiores somas do país. Seu catálogo de nove discos, incluindo o mais recente, Nume Epílogo (2025), reflete uma gestão de carreira que alia consistência artística e performance comercial. Ret também já conseguiu ficar mais de 150 dias consecutivos na posição #1 do Spotify Brasil dentro do segmento do rap, feito até então único para o gênero.
Ass. de Platô: Caio Siqueira, Leonardo Valadares, Marcelo Montoujos, Guilherme (Bebel)
Fotógrafo: Victor Alencar
Still: Pedro DaRua e Kvpa
(Unidade A)
Steady Cam: Leandro Brigido
1º Ass. Câmera: Cris Moraes
2º Ass. Câmera: Clara Tinoco
Vídeo Assist: Hillary Finizola
Logger: Daniel Pardal
(Unidade B)
1º Ass. Câmera: Victor Vidigal
2º Ass. Câmera: Juliana Paliologo
Produção de Elenco: Abacaxi
Ass. Produção de Elenco: Vívian Knopp
Assistente Criativo e Figurino: Abacaxi
Ass de Figurino e Produção de Elenco: Gabriel Brandão
Maquiadora: Ju Rocha
Ass. Maquiagem: Joanna Ferretti
Barbeira: Gabi Roballo
Gaffer: Rodrigo Graf
1º Ass. Elétrica: Jorge Sena
2º Ass. Elétrica: Luciano Oliveira, Mateus Andrade
1º Ass Maquinária: Lídio Macário
2º Ass Maquinária: Ricardo (Tato), Le Graf
Gerador: Rondinelli
Limpeza: Daniela Santana
Carregador: Cássio Menezes, Luís Fernando, Gabriel Fernandes, Renan Alves, Cleber Gabriel, Kauan Guimarães
Grafiteiro: Mano Benke
Eletricista: Luís Fernando
Vagas: Léo Bolinho
Segurança SET: Luiz Azevedo, Bodyguard
Moto Transfer: Siel Pereira, Lucas Fernandes
Kombi: Biano Pimenta, Cícero, Wilson
Caminhão Elétrica: Neto
Caminhão Produção: Jackson Bernardo
Van Câmera: Messias
Vans de Equipe: Pridi Transportes
Van RET: Ismar Serqueira Produções
Câmera: Briancine
Equipamento Ele/Maq: Rodrigo Graf
Infra/Consumo: Vidigal
Rádios e Internet: ETC
Catering: Luiz
Dançarinos: Juninho Do Quebra, Tiago Pierotte, Mano TOOm, Codazzi Barreto, André Oliveira, Joy Brito, Vitória Destemida, Ayesca Mayara (Ayê), Yure IDD, Stefanie Souza
Criança: Ayla Maria Maina | Responsável Criança: Roberta Maria Maina
Figuração: Gabi Roballo, Augusto César, Leonardo Edson dos Santos, Alexey, Takeshirou Tanigawa (Japan), Letícia Oliveira, Margarida Tose, Jorge Antonio da Silva, Neise Dias dos Santo, Taís de Oliveira Silva, Adalberto Jesus Araújo da Silva Junior, Daniele Clemente Macedo, Erasmo Francisco Lava Jato: Jefin Oliveira, Marcos Santos
Comentários
Postar um comentário