Concerto na Quebrada chega ao fim com shows do Grupo Pretologia, Renato Gama e Carlos Casemiro

 Concerto na Quebrada chega ao fim com shows do Grupo Pretologia, Renato Gama e Carlos Casemiro

Apresentações acontecem no sábado (13) e segunda (15), às 18h30, com música clássica, rap e samba

Carlos Casemiro estará presente na última edição do Concerto na Quebrada na segunda (15/12), às 18h30. (Foto: Divulgação)
 

São Paulo, 11 de dezembro de 2025 - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, promove o Festival Concerto na Quebrada, que se despede do público com suas duas últimas apresentações neste final de semana, sábado (13) no Céu Inácio Monteiro e segunda (15) no Céu Tiquatira, ambos às 18h30.

 

O festival, que ao longo do ano circulou por diferentes regiões da capital, encerra sua programação em dezembro trazendo ao palco o rap de 22 anos de história do Grupo Pretologia e a mistura de sonoridades de Renato Gama com a força do samba de Carlos Casemiro.
 

O Concerto na Quebrada leva ao público a oportunidade de conferir de forma gratuita um encontro entre diferentes linguagens artísticas, aproximando a música clássica com artistas e coletivos ligados aos territórios. Ao longo do ano, a iniciativa conseguiu reunir música erudita com gêneros como rock, trap, rap, funk, forró e samba, valorizando a linguagem e a diversidade cultural de cada região da cidade.
 

As apresentações começam trazendo o brilhantismo da música clássica entre pequenas pausas para apresentações teatrais breves. O espetáculo conduzido pelos maestros, pianistas e cantora conta uma história através da música e finaliza com a entrada dos convidados que tornam real a mistura do Concerto e da Quebrada.
 

Programação das duas últimas edições

No sábado (13), às 18h30, o Céu Inácio Monteiro recebe o Grupo Pretologia, formado pela dupla de rappers Tio Ed e Emerson Negão, que celebram mais de duas décadas de resistência no Rap Nacional. O show é uma experiência musical que narra histórias marcantes e as vivências de diferentes gerações. O grupo diz promover uma "Revolução Através das Palavras" e convida à reflexão e à celebração da identidade preta.
 

O grande encerramento acontece na segunda (15), também às 18h30, no Céu Tiquatira, com a apresentação do musicoterapeuta, escritor, compositor e produtor artístico-musical Renato Gama e do sambista Carlos Casemiro.
 

Renato Gama, finalista do Prêmio Jabuti 2024 e do Prêmio APCA 2024, transita entre palavras, sons e cenas. Co-fundador da Sá Menina Plataforma de Artes e à frente do Centro Cultural Viela em Dia de Lua, Gama imprime sua identidade sonora em trabalhos para artistas como Izzy Gordon, Tita Reis e o próprio Carlos Casemiro.

 

Ao seu lado, Carlos Casemiro, paulistano da Zona Leste e membro da Comunidade da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, traz o samba de raiz. Com uma vida dedicada à música, Casemiro passeia entre o canto erudito e o popular desde a década de 80, trazendo a força do seu território ancestral para o palco.

 

O festival é viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e pela Invictus Produções, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto de Edital de Festivais, implementado pela Política Nacional Aldir Blanc.
 

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
 

Serviço:

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Não é necessário retirar ingresso

 

Local: Céu Inácio Monteiro - R. Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conj. Hab. Inácio Monteiro

Convidados: Pretologia

Quando: Sábado (13/12), às 18h30
 

Local: Céu Tiquatira - Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 5280 - Vila Moreira

Convidados: Renato Gama

Quando: Segunda (15/12), às 18h30
 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues
 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.


Comentários