Conheça os 16 finalistas que disputam hoje o troféu do Duelo de MCs Nacional

 

Saiba quem são os 16 finalistas do Duelo de MCs Nacional 2025

Os 16 MCs se enfrentam hoje, a partir das 16h, para ver quem leva para casa o troféu da 13ª edição do maior encontro da cultura Hip Hop brasileira. Público poderá curtir show de uma atração surpresa de peso nacional

Neste domingo, dia 23 de novembro, apenas um MC sairá com o troféu de vencedor do Duelo de MCs Nacional 2025. Ao longo do sábado os 32 classificados se enfretaram em Belo Horizonte, levando para o tradicional palco do Viaduto Santa Tereza diversos sotaques. As decisões ficaram por conta do júri técnico composto por nomes consagrados do freestyle nacional, incluindo Alanssa (BA), Allan Freestyle (RJ), Jhon MC (DF) e Kamila (SP).


Seguem no sonho do troféu do Nacional os MCs: Rank (PB); Snart (CE); JBlack (SC); Miliano (MS); Onze (AL); Lorran (MG); Japa (BA); Cigano (MT); Pedog (DF); Geovane (GO); João Vega (RJ); Barreto (SP); Épico (MA); Vitú (PE); Felino Nordestino (PI); e MT (RJ).


Mantendo a tradição de valorizar os artistas, o Duelo de MCs Nacional 2025 irá distribuir R$ 70 mil em prêmios. Com premiação em dinheiro do 1º lugar ao 4º lugar com valores que variam de acordo com o ranking. A grande final do Duelo Nacional conta com um time de peso no comando das batalhas, com Colombiana (MG) e Monge (MG) que apresentam o evento, com o suporte do DJ LB (MG). A programação começa sempre às 16h, com entrada gratuita, e transmissão ao vivo pelo canal da Família de Rua no YouTube.


Rimas conectam um país continental


No ano em que a Família de Rua celebra 18 anos do Duelo MCs, o projeto segue mostrando o poder da cultura Hip Hop e sua força na ocupação contínua dos espaços públicos urbanos. “O Duelo Nacional é um movimento que conecta gerações e principalmente batalhas de diferentes territórios e vozes de todo o país”, afirma Pedro Valentim, produtor e integrante da Família de Rua, coletivo que criou o projeto em 2007 em BH, e desde 2012 realiza uma competição anual nacional.


Nesta edição, o evento é realizado pela Família de Rua por intermédio da Fundação Nacional de Artes - Funarte/Ministério da Cultura, decorrente da Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal Patrus Ananias e conta com o apoio da Xeque Mate Bebidas. O evento integra a programação associada do Festival de Artes Negra - FAN BH, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Periférico.


Shows no primeiro dia

O sábado, 22/11, contou ainda com show da artista Laura Sette, artista periférica de Belo Horizonte, integrante do selo A Quadrilha. Mãe de dois meninos, ela tem sido uma figura atuante na cena cultural Hip Hop da cidade desde 2014 e já traz em sua carreira EPs  como "C.A.C (Corpo Alma e Consequência)”, "Sete Línguas" e "A Quadrilha". Seu show contou com a participação da rapper Iza Sabino, outro expoente do rap mineiro.


Conheça quem são os 16 MCs classificados


CEARÁ - MC Snart é um dos destaques da cena cearense de freestyle. Campeão regional de Fortaleza e campeão estadual do Ceará — ambos vencidos por 2x0 — consolidou-se como um competidor de alta performance, levando sua técnica, firmeza e presença ao cenário nacional.


PARAÍBA - MC Rank é o atual representante da Paraíba no Duelo Nacional de MCs, levando seu estado com orgulho. Com a meta de mudar o roteiro da própria vida através das rimas, transforma vivência em palavra e sonho em trajetória. 


SANTA CATARINA - Conhecido por MC JBLACK, João Victor, 25 anos, iniciou sua trajetória em 2015, na Batalha da Matriz, onde desenvolveu seu estilo e presença nas batalhas. Ao longo de sua carreira, tornou-se tricampeão estadual e hoje representa Santa Catarina no Duelo Nacional de MCs, consolidando-se como um dos principais nomes da cena no estado. 


MATO GROSSO DO SUL - Miliano iniciou sua trajetória nas batalhas de rima em 2009 e, desde então, segue ativo na cena, acumulando importantes conquistas ao longo dos anos. Detentor de quatro títulos estaduais e um título nacional, consolida-se como um dos nomes mais expressivos do freestyle no país. Agora, retorna às competições em busca do tão sonhado bicampeonato nacional.


ALAGOAS MC Onze, nome artístico de Thalis, começou a rimar em 2019, aos 17 anos. Descobriu no improviso a potência de transformar vidas, salvar dias difíceis e arrancar sorrisos por onde passa. Com paixão pela palavra e entrega total à cultura, segue firme na missão que acredita ter nascido para cumprir: rimar e conectar pessoas através da música.


MINAS GERAIS - MC Lorran, conhecido como Jovem do Gueto, é rimador das ruas de Belo Horizonte há vários anos, levando aos palcos a essência e a magia da capital mineira. Artista independente nas batalhas e na música, representa com autenticidade a Zona Norte, onde cresceu. Aos 23 anos, consolida seu nome na cena com força, sensibilidade e identidade própria.


BAHIA  - Caio Lima Silva de Souza, conhecido como MC JAPA, é um dos principais nomes do freestyle brasileiro na atualidade. Natural de Salvador (BA), iniciou sua trajetória aos 14 anos, na Batalha do Pega Rex. Tornou-se o maior vencedor das tradicionais batalhas Torre e 3º Round e é o único MC penta campeão estadual da Bahia. Em 2025, ingressou na FMS e marcou a cena ao se tornar o primeiro nordestino a vencer o aniversário da Batalha da Aldeia.


MATO GROSSO - Cigano MC, nome artístico de João Lucas Sullivan Quirino (Cuiabá, 2004), é um dos grandes talentos da nova geração do hip hop mato-grossense. Iniciou no rap aos 8 anos e, aos 12, tornou-se campeão da Batalha do Pedra 90, então o MC mais jovem a vencer no estado. Bi-campeão estadual, Rei das Ruas e Rei da Alencastro, já passou por batalhas nacionais como o Duelo de MCs e a Batalha da Aldeia. Atualmente prepara seu primeiro EP pela Todavida Produções.


DISTRITO FEDERAL - MC Pedog, nome artístico de Pedro, atua nas batalhas de rima desde 2014/2015, surgindo na Batalha do Relógio. Foi organizador por 7 anos, além de músico e um dos nomes mais vitoriosos do DF. Maior campeão do Distrito Federal em 2022 e 2023, também conquistou duelos interestaduais dentro e fora da região, além do título da Liga Entorno. Representa experiência, constância e respeito na cena.


GOIÁS - MC Geovane rima há três anos e é natural de Aparecida de Goiânia. Começou no freestyle aos 17 anos e, desde então, segue em evolução constante na cena. Determinado e focado, sonha em conquistar o nacional e consolidar seu nome no cenário brasileiro de batalhas de rima.


RIO DE JANEIRO - O estado garantiu duas vagas na grande final de domingo. MC VEGA (RJ) João Vega, novo líder do Rio de Janeiro, é artista do Catete, na Zona Sul, e um dos responsáveis por resgatar a essência das batalhas na KGL. Iniciou sua trajetória no freestyle em 2022 e, já em sua segunda tentativa, conquistou o título estadual. Representa o RJ com técnica, presença e o compromisso de fortalecer a cena carioca. 

MC MT, Matheus Vinicio de Souza Cruz, conhecido como MT, percorre o Rio disputando as maiores batalhas da cena carioca. Destaque pelo estilo marcante e competitivo, tornou-se campeão estadual do RJ. Agora, retorna ao palco do Duelo de MCs Nacional, levando consigo a força das ruas e a representatividade do rap fluminense.


SÃO PAULO - MC Barreto, nascido na zona leste de São Paulo e formado nas batalhas de Guarulhos, é residente da Batalha dos Estudantes e o único tricampeão regional do estado. Com sete anos de trajetória no freestyle, consolidou-se como um dos nomes mais fortes da cena paulista.


MARANHÃO - Épico iniciou nas batalhas no fim de 2020, vencendo já em sua primeira participação na antiga Batalha do Cohatrac. Desde então, acumulou títulos: campeão do Festival Kebrada (2021), campeão estadual do Maranhão (2022) e bicampeão estadual em 2025, voltando ao Duelo Nacional. Também venceu a Mostra Sesc de Culturas Urbanas e o Matsuri em 2024. Representou o Maranhão em cinco estados e integra o projeto Hip-hop nas Escolas, levando conhecimento e vivência da cultura para jovens.


PERNAMBUCO - MC Vitú, de Vitória de Santo Antão, é um dos grandes nomes do freestyle nacional. Tricampeão estadual e primeiro pernambucano na Freestyle Master Series (FMS), acumula três participações no Duelo Nacional de MCs e mais de 100 títulos pelo Brasil. Já brilhou na Batalha da Aldeia, no Red Bull Francamente e foi campeão da etapa da FMS no Distrito Federal. Cantor, compositor e referência nas batalhas, leva Pernambuco ao topo da cena.


PIAUÍ - MC Felinho Nordestino é vice-campeão estadual do Maranhão (2017), bicampeão estadual do Piauí pela Nação Hip Hop (2017 e 2018) e bicampeão do Estadual Duelo de MCs da Família de Rua (2019 e 2025). Na bagagem, soma ainda 7 títulos internacionais conquistados em Portugal, consolidando seu nome como um dos grandes representantes do nordeste no freestyle.


18 anos de Família de Rua 

Desde 2007, a Família de Rua realiza o Duelo de MCs, projeto que se tornou um dos mais importantes movimentos periódicos de ocupação do espaço público de Belo Horizonte, a partir do encontro das manifestações artísticas do Hip Hop. Fazendo do baixio do Viaduto Santa Tereza - no centro da cidade - a sua casa, o Duelo reúne, a cada edição, uma média de 1.500 pessoas, vindas de todas as regiões da grande BH. 


Neste ano, Família de Rua realiza de 19 de novembro a 1 de dezembro, a Família de Rua realiza o Movimento Improviso 2025, uma mostra cultural imersiva e gratuita que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. A programação celebra os mais de 20 anos das batalhas de MCs no Brasil e reúne artistas, coletivos e representantes de todas as regiões do país, em uma homenagem à história, às vozes e à força do freestyle brasileiro. Todas as atividades são gratuitas, e para participar basta retirar os ingressos no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH. 


Mais do que uma organização, a Família de Rua é um movimento do Tamanho do Brasil. Nascida em Belo Horizonte, a FDR acredita na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas e realiza projetos e experiência culturais que conectam as juventudes de todo o país.  Nesta missão, a Família trabalha focada na promoção do Hip Hop e do skate em seus moldes originais, preservando a originalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida das pessoas que respiram a rua cotidianamente.


Serviço

Final do Duelo de MCs Nacional 2025

Local: Viaduto Santa Tereza – Centro, Belo Horizonte (MG)

Data:  23 de novembro de 2025 (domingo)

Horário: a partir das 16h

Entrada gratuita

Transmissão ao vivo: Canal Família de Rua no YouTube (a partir das 15h)

Mais informações: @duelonacional | @familiaderua







Final do Duelo Nacional de MCs reuniu milhares de pessoas no Viaduto Santa Tereza para assistir a competição com representantes de todo os estados brasileiros. A estimativa da produção é que circularam cerca de 5 mil pessoas de público ao longo do primeiro dia na competição - Foto Cadu Passos



Comentários