Carlinhos de Jesus conduz apresentação de jovens em situação de vulnerabilidade na estreia da Casa Vivarte
Instituto Vivarte comemora sete anos com inauguração da Casa Vivarte, na Gávea, e amplia atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade
Nova sede abre caminho para dobrar o número de atendidos, inaugura biblioteca própria, cria horta orgânica e expande atividades de arteterapia, música e formação cidadã
Para celebrar sete anos de atuação na promoção do desenvolvimento emocional, social e humano de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, o Instituto de Restauração Humana Vivarte inaugura, neste dia 3 de dezembro, a Casa Vivarte, sediada na Gávea, Zona Sul do Rio. O novo espaço marca o início de um ciclo de expansão, que permitirá aumentar significativamente o número de jovens atendidos e diversificar as atividades oferecidas, reforçando a missão da instituição de transformar vidas por meio da arte, do cuidado e da construção de vínculos.
Atualmente, cerca de 40 adolescentes de 12 a 17 anos participam das duas atividades principais oferecidas pelo Vivarte: as aulas de arteterapia e a musicoterapia realizada por meio do coral da instituição, dirigido por Carlinhos de Jesus.
Expansão do atendimento e novas turmas
Com a nova sede, o instituto iniciará 2026 atendendo 60 jovens simultaneamente e prevê chegar a 100 participantes até o fim do próximo ano. A expansão inclui a abertura de novas turmas e a criação de seis salas de arteterapia, que passam a acolher não apenas adolescentes, mas também crianças de 6 a 11 anos, dois grupos dedicados a jovens neurodivergentes e uma turma para jovens de 18 a 24 anos.
“A arteterapia sempre foi o coração do Vivarte. É por meio dela que esses jovens encontram um espaço seguro para expressar sentimentos, ampliar repertórios, fortalecer a autoestima e reconstruir narrativas internas que, muitas vezes, foram marcadas por violências e ausências. A nova casa nos permite expandir esse cuidado, ampliando também as possibilidades de criação e transformação”, afirma a psicóloga Dominique Chor, presidente do Instituto Vivarte.
O local também se torna um polo ampliado de práticas socioeducativas. A Casa Vivarte contará com uma horta orgânica, onde se ensinará sobre alimentação consciente, sustentabilidade e o aproveitamento integral dos alimentos. As oficinas de culinária saudável complementarão essa formação, estimulando autonomia, responsabilidade e novos hábitos.
A instituição ainda ampliará suas parcerias profissionais, com a chegada de um professor de teatro, um horticultor e um especialista em culinária sustentável, além do recrutamento de voluntários da área de saúde mental e colaboradores para passeios culturais gratuitos – como idas a cinemas, teatros e exposições – já promovidos pelo Vivarte e que serão intensificados.
Primeira biblioteca e apresentação musical
Outro destaque da nova fase é a inauguração da primeira biblioteca do instituto, que abrirá as portas com cerca de 200 livros e tem previsão de alcançar 400 obras até o fim de 2026. Com acervo que inclui literatura juvenil, bibliografias, filosofia, psicologia, sociologia, artes plásticas, arteterapia, história, mitologia grega e títulos de medicina integrativa, a biblioteca contará com apoio e doações da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
“A nova casa não é apenas um espaço físico maior: ela representa o futuro que queremos construir para o Vivarte. Um lugar que acolhe, amplia horizontes e oferece novas experiências de aprendizado, cultura e cuidado integral. Com mais salas, mais profissionais, mais atividades e nossa primeira biblioteca, estamos abrindo portas para receber mais jovens e para impactar positivamente outras comunidades do Rio”, destaca a socióloga Ivana Mourão, vice-presidente do Instituto Vivarte.
A programação de inauguração contará com uma apresentação especial do coral formado pelos adolescentes da instituição, sob direção de Carlinhos de Jesus, e culminará em um leilão beneficente de telas produzidas pelos próprios jovens durante as sessões de arteterapia. Toda a renda arrecadada será destinada para a manutenção e expansão dos projetos sociais do Vivarte. O evento terá ainda a presença da Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.
Serviço - Inauguração da Casa Vivarte e celebração dos 7 anos do Instituto
Data: 03 de dezembro de 2025.
Endereço: Casa Vivarte – Rua Cedro, 34, Gávea – Rio de Janeiro (RJ).
Horário: 18h
Sobre o Instituto Vivarte
O Instituto Vivarte tem como proposta acolher, conscientizar, integrar e socializar o adolescente, utilizando as atividades voltadas para as artes em geral como ferramenta de autodescoberta. Por meio do desenvolvimento de uma metodologia ativa que integra arte, psicologia e formação humanística com fins sociais, o instituto estimula o pensamento crítico, participativo e construtivo, oferecendo ferramentas fundamentais para o fortalecimento emocional e social dos jovens.
%205.jpg)
Comentários
Postar um comentário