Sesc Pinheiros tem programação diversa dedicada ao Maracatu de Baque Virado

 Sesc Pinheiros tem programação diversa dedicada ao  

Maracatu de Baque Virado 

 

Acontecem cortejo, oficinas, espetáculo teatral e cine debate, entre os dias 14 e 18 de setembro; atividades celebram a “baiana rica”, personagem do Maracatu de Baque Virado que representa a tradição, a oralidade e a sabedoria ancestral, e muito associada à comunidade LGBTQIAPN+



  

O Maracatu de Baque Virado (ou Maracatu Nação) é uma manifestação afro-diaspórica de origem pernambucana que une percussão, dança e um cortejo real que reverencia antigos rituais e festejos africanos. Para celebrar essa cultura, em especial o “Baianas Ricas” - um dos personagens da expressão -, acontece, no Sesc Pinheiros, “Encontro de Baianas Ricas”, de 14 a 18 de setembro de 2025. A programação integra o ‘Legítima Diferença’, projeto que traz luz à diversidade e discute direitos e resistências da população LGBTQIAPN+.
 

O Maracatu Nação sai às ruas principalmente no período do carnaval e é composto pelo batuque e um cortejo que, por sua vez, é constituído por diversas figuras que acompanham a corte real. Dentre essas figuras está a Baiana Rica, que é ocupada principalmente por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ que se montam com muitas jóias, grandes saias e esplendorosos adereços de cabeça.
 

A programação começa com um cortejo no Largo da Batata - “Roda Baiana: Cortejo de Maracatu de Baque Virado” (dia 14/9). E segue com oficinas (dias 16, 17 e 18/9, na Sala de Múltiplo Uso do Sesc Pinheiros), para criar espaços de trocas e valorizar conhecimentos e o protagonismo das Baianas Ricas.
 

Haverá também uma performance, “Baianas Ricas: mito, rito e memórias” (dia 17/9, no Auditório do Sesc Pinheiros) que narra as memórias e os fragmentos da identidade destes personagens. Além disso, a partir de um cine-debate, o “Montando a Baiana”, se discutirá os femininos transgressivos do Maracatu de Baque Virado nas figuras da Baianas Ricas (dia 18/9, na Sala de Múltiplo Uso do Sesc Pinheiros).

Toda as atividades são gratuitas - confira os detalhes e os horários abaixo e em https://www.sescsp.org.br/programacao/baianas-ricas-mito-rito-e-memorias/.
 

Serviço 

Encontro Baianas Ricas 

de 14 a 18 de setembro de 2025 
grátis 
 

Programação:

Roda Baiana: Cortejo de Maracatu de Baque Virado  

O cortejo convida o público a um encontro com as Baianas do Maracatu, celebrando seus corpos, memórias e a dança que responde ao tambor do Baque Virado. A Cia. Caracaxá e lideranças de outros maracatus conduzirão este cortejo gratuito e aberto ao público, que sairá da Praça do Sesc Pinheiros em direção ao Largo da Batata, finalizando com o canto de diversas músicas, loas e toadas das Nações que compõem o repertório dos grupos convidados.

Data: Dia 14/9, domingo, das 15h30 às 17h30.

Local: Largo da Batata

 

Exu, Corpo e Movimento, com Mestre Maurício Soares, Robson Oliveira e Aurélio Prastes 

As oficinas proporcionam uma vivência imersiva no dançar do Maracatu de Baque Virado, a partir da referência do corpo de baile das cortes, uma tradição que remonta às coroações dos Reis e Rainhas do Congo. Conduzidas por Aurélio Prates, Mestre Maurício Soares e Robson Oliveira, essas sessões abordam a ancestralidade, o sagrado e o profano, o corpo, a memória, as palavras e o movimento, lançando e projetando os corpos no espaço guiados pela musicalidade dos Maracatus Nação.

Datas: Dia 16/9, terça, das 16h às 18h e das 19h às 21h, dias 18/9 quinta, das 16h30 às 19h

Local: Sala de Múltiplo Uso 3º andar. Grátis. Inscrições no Local.

 

Baianas Ricas: mito, rito e memórias, com mestre Maurício e Aurélio Prastes 

O espetáculo teatral "Baianas Ricas: mito, rito e memórias", com Mestre Maurício e Aurélio Prates, narra as memórias e fragmentos da identidade das Baianas Ricas que compõem as Nações de Maracatu de Baque Virado. Construído a partir de entrevistas e arquivos históricos, o espetáculo tem como fio condutor a oralidade e o corpo de indivíduos LGBTTTQIAPNA+, que imprimem suas trajetórias e percursos, dialogando com o sagrado ancestral e as encruzilhadas da vida. A montagem explora a brasilidade de nossas tradições e o imaginário popular, trazendo à tona a figura de Mário Miranda - Maria Aparecida como um arquétipo da Baiana Rica, que transcendeu fronteiras de gênero e construiu espaços de possibilidade para outros corpos.

Datas: Dia 17/9, quarta, das 20h30 às 21h30

Local: Auditório. Grátis. Ingressos disponíveis 1 hora antes.

 

Montando a Baiana – Cine Debate, com mestre Maurício e Aurélio Prastes e Kelwin Marques 

O Cine Debate "Montando a Baiana" propõe uma discussão sobre a presença das Baianas Ricas nos cortejos reais das Nações de Maracatu, especialmente a partir de meados do século XX, quando figuras como travestis, gays e outros corpos que desafiavam as normas de feminilidade passaram a ocupar essa posição central. O filme, resultado de uma parceria de pesquisa, explora a relação dessas Baianas Ricas com suas ancestralidades, seja através da memória das mais velhas ou do contato com entidades femininas mais que humanas como as Yabás, Mestras de Jurema e Pombagiras.

Datas: Dia 18/9, quinta, das 19h30 às 21h (duração do filme: 12 minutos)

Local: Sala de múltiplo Uso. Grátis. Aberto ao Público.

 

**

 

Sesc Pinheiros  

Rua Paes Leme, 195, Pinheiros - São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30

Estacionamento com manobrista 

 

Como Chegar de Transporte Público: 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela), 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | Linha Esmeralda) e do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).

 

Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.

 

Comentários