“Olhares Cariocas” inicia os jovens na cultura da produção audiovisual e novas tecnologias, na Estação Primeira de Mangueira

 “Olhares Cariocas” inicia os jovens na cultura da produção audiovisual e novas tecnologias, na Estação Primeira de Mangueira

Inscrições para oficinas gratuitas presenciais e online

 

Com o celular na palma da mão, as oficinas da 5ª. edição do projeto “Olhares Cariocas” levam novas tecnologias e audiovisual para o público a partir de 12 anos, moradores da Mangueira e de outras comunidades cariocas. Com curadoria de Ana Brites, o curso gratuito será realizado através do incentivo da Lei Rouanet – Programa Nacional de Apoio à Cultura. As oficinas incluem vários itens da produção audiovisual e das novas tecnologias como fotografia, vídeo, arte digital, realidade virtual e também educação financeira para os jovens.

As inscrições estão abertas para vagas limitadas e as aulas práticas e teóricas começam no dia 20 de setembro, sábado, às 10 horas, no Auditório da Quadra do G.R.E.S. Estação da Mangueira. A coordenação pedagógica é de Nadja Naira, que desfila como apoio da ala das baianas da escola de samba.

Da família do samba e carnaval mangueirense, Nadja garante que “o projeto, mais uma vez, vai atrair muitos jovens que desfilam na escola de samba”, a exemplo de seu neto José William, 12 anos, o homenageado no enredo da Mangueira em 2025. O novo aluno do projeto “Olhares Cariocas” além da avó tem fortes ligações com a verde e rosa que vêm de outras gerações. Seu bisavô, Jair Campos da Silva (1920- 2001) foi cria e um dos melhores poetas da Mangueira e dá nome a biblioteca pública no bairro. Já sua mãe Laura, desfila na Sapucaí e trabalha no barracão da escola.

O curso é uma verdadeira imersão na produção do audiovisual e novas tecnologias  com aulas ministradas por professores especializados como o artista digital Gean Guilherme.  Ele vai ensinar todas as etapas fundamentais para a criação de uma obra de arte digital e no final os alunos vão apresentar na quadra uma exposição das suas produções.

O objetivo é capacitar o jovem das comunidades na área do audiovisual e da arte digital. É preciso fortalecer as redes criativas locais preparando novos protagonistas para o futuro das tecnologias e da cultura. Uma linguagem que combina elementos visuais e sonoros, como cinema, televisão, vídeos, jogos eletrônicos e outras mídias

_ O nosso trabalho é contribuir com o preparo para ingresso do jovem periférico no mercado de trabalho com as habilidades para o futuro. É uma grande oportunidade de aprendizagem usando o celular, às vezes, apenas subutilizados com redes sociais. Para isso, reunimos um time de professores, artistas, mentores e convidados com ensinamentos e dicas valiosas que prepararam os jovens com base na tão icônica “Era do Metaverso” – explica Ana Brites.

 

Projeto inovador que se mantém com incentivo e patrocínio cultural

O projeto é uma realização da Aloha Consultoria & Eventos com patrocínio de Ingresso.com, G-TECH, NATCOFARMA Brasil e Megamatte, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e apoio institucional da SECEC/RJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa RJ, Estação Primeira da Mangueira, Prefeitura do Rio / Juventude Carioca.

Serviço

Olhares Cariocas – Oficinas de Audiovisual

Inscrições gratuitas para as oficinas presenciais e online

Acesse: Para inscrição acesse  https://olharescariocas.com.br/

Início: 20/9 às 10 horas. Até o dia 20 de dezembro.

 • Oficinas presenciais de audiovisual, inteligência artificial, metaverso, arte digital, educação financeira e empreendedorismo.

Local: Auditório da Quadra da Estação Primeira de Mangueira

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira, Rio de Janeiro – RJ

Mais informações: projetoolharescariocas@gmail.com

@olhares_cariocas


Comentários