Flauta e Piano, do impressionismo ao romantismo

 SOFIA CECCATO E LUCAS THOMAZINHO: FLAUTA E PIANO DO IMPRESSIONISMO AO ROMANTISMO NA SALA

 


 

Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na sexta-feira, dia 12 de setembro, às 19 horas, dentro da Série Música de Câmara, o duo formado por Sofia Ceccato (flauta transversal) e Lucas Thomazinho (piano). No repertório, obras de Claude Debussy, Augusta Holmes e Franz Schubert.

 

A Temporada 2025 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras.

 

Ingressos a R$ 40,00 e 20,00

 

Link para compra de ingressos: https://shre.ink/S47F

 

Com obras de Claude Debussy, Augusta Holmes e Franz Schubert, o programa revela diferentes vertentes da escrita camerística, percorrendo sonoridades que vão do refinamento impressionista à expressividade romântica. Destaque para “Trois Petites Pièces”, de Augusta Holmès, que desafiou as normas de gênero do século XIX, tendo até que usar o pseudónimo masculino "Hermann Zenta" devido ao preconceito contra mulheres na música. Sua obra para piano está sendo redescoberta no século XXI.

 

Link para a compra de ingressos: https://shre.ink/S47F

Sofia Ceccato, flauta transversal

Lucas Thomazinho, piano

 

Programa

Augusta Holmès (1847 – 1903)
Trois petites pièces
I. Chanson
II. Clair de Lune
III. Gigue

Claude Debussy (1862 – 1918)
Syrinx (flauta solo)

Claude Debussy (1862 – 1918)
Prélude à l'après-midi d'un Faune

Franz Schubert (1797 – 1828)
Impromptu Op. 90 N° 2 (piano solo)

Franz Schubert (1797 – 1828)
Introduction et Variations sur “Trockne Blumen” D.802


Lucas Thomazinho é pós-graduado pelo New England Conservatory, em Boston, premiado em concursos como o XIX Santander International Piano Competition (Espanha) e XVIII Santa Cecilia International Competition (Portugal), Lucas Thomazinho é o principal nome de pianista brasileiro de sua geração. Atua frente a grandes orquestras como a Filarmônica de Minas Gerais e, em câmara, ao lado de nomes como Emmanuele

Baldini e Marina Martins, além da extensa carreira de recitais solo.

 

Sofia Ceccato é flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, camerista e solista. Mestre pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada pelo Conservatório Brasileiro de Música, Sofia é reconhecida por sua técnica apurada, domínio do instrumento e expressividade cênica, além de ser grande ativista do cenário carioca da música de concerto.

 

Comentários