Festival Concerto Na Quebrada: evento gratuito une música clássica com rap

 Festival Concerto Na Quebrada: evento gratuito une música clássica com rap

Batalha da Juventude se apresenta na segunda edição do evento na zona norte da cidade
 


Última edição do Concerto na Quebrada - Foto: Kio Lima

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e Invictus Produções, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma data do Concerto na Quebrada, projeto do Edital de Festivais viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc.
 

De forma gratuita, o Centro Cultural da Juventude (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo) recebe a segunda edição do Concerto na Quebrada no sábado (13), às 19h. Desta vez, os artistas locais convidados são a Batalha da Juventude.
 

A Batalha da Juventude reúne batalhas de rima com a proposta de desmarginalizar o rap e criar um espaço de encontro entre a arte e o jovem periférico. A apresentação no sábado evidência o principal intuito do festival, unir a música clássica, que por muito tempo foi associada à elite, com um gênero que vem buscando seu reconhecimento na sociedade.
 

O FESTIVAL

O Festival passa por 15 pontos da cidade até o fim do ano com apresentações gratuitas que unem música clássica e a arte urbana, valorizando a diversidade de talentos espalhados em todas as regiões da cidade de São Paulo.

 

A cada apresentação, uma dupla de pianistas são acompanhados por artistas locais, que trazem para o festival elementos únicos de suas comunidades, por meio de diferentes linguagens musicais e apresentações cênicas.
 

O Centro Cultural Grajaú, na zona sul da cidade, recebeu a estreia do projeto, no último sábado de agosto (30). Na ocasião, o grupo local convidado foi a “Velha Guarda Terceiro Milênio”, grupo dos integrantes mais experientes da escola de samba paulistana, que agitou os munícipes presentes.
 

SERVIÇO

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Comentários