Documentários sobre Luiz Melodia, Germano Mathias e Arrigo Barnabé celebram a música brasileira

 “TODAS AS MELODIAS”: ENTRE SOUL, SAMBA E SILÊNCIO, DOCUMENTÁRIO TRAÇA UM RETRATO SINCERO

DO MÚSICO E POETA LUIZ MELODIA


A trajetória e a influência de Germano Mathias e Arrigo Barnabé são registradas em produções inéditas que completam a programação de setembro e celebram a música brasileira
no SescTV e Sesc Digital.
 


“Todas as Melodias”, de Marco Abujamra, tem exibição 13/9, no SescTV e Sesc Digital. Foto: Daryan Dornelles.

Materiais de divulgação: setembro 2025 
 

“Eu aprendi a tocar sozinho, escondido, no violão do meu pai”, lembra a irmã de Luiz Melodia em um dos relatos que compõem Todas as Melodias (2020), documentário de Marco Abujamra. O filme percorre a trajetória de Luiz Carlos dos Santos, nascido e criado no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro, até se tornar um dos maiores artistas da música brasileira. Com imagens de arquivo desde os anos 1970 e depoimentos de Céu, Zezé Motta, Jards Macalé, Waly Salomão e Arnaldo Antunes, a obra revela um artista que transformou sua vivência em poesia urbana, misturando samba, soul e lirismo.
 
O documentário relembra encontros decisivos, como o convívio com Torquato Neto, Hélio Oiticica e Waly Salomão, e a bênção de Gal Costa ao gravar “Pérola Negra”, em 1971 — ponto de partida para uma carreira marcada pela ousadia e pela delicadeza. Sua esposa, Jane Reis, recorda os cadernos repletos de composições inéditas e as situações de racismo que atravessaram sua vida, enquanto o filho, Hiran Athayde, narra o reencontro tardio com o pai. A amiga Zezé Motta, que tantas vezes deu voz a suas canções, admite: “Às vezes eu não entendia o que ele queria dizer, mas gostava”. Para Arnaldo Antunes, Melodia segue sendo “um compositor absurdo, um letrista fantástico, um grande melodista” — cuja grandeza o país ainda precisa alcançar.
 
Se Melodia representou o Rio de Janeiro em voz e poesia, Germano Mathias transformou São Paulo em palco do samba autêntico e popular. A vida de um dos grandes nomes do samba paulistano é reconstruída no documentário Germano Mathias – O Catedrático do Samba (2023), de Cauê Angeli e Hernani Ramos. Do convívio com engraxates da Praça da Sé à invenção do samba sincopado, Germano levou a batida das ruas às rádios, gafieiras e discos, tornando-se personagem fundamental da cena musical. O filme reúne depoimentos de Oswaldinho da Cuíca, Moisés da Rocha, Gilberto Gil e Thobias da Vai-Vai, que rememoram tanto as rodas de samba quanto as dificuldades impostas pelo preconceito e pela lei da vadiagem. Sua trajetória é marcada por episódios curiosos: a lata de graxa usada como instrumento, as gafieiras em que era atração disputada, o título de “Bacharel do Samba” recebido em 1967 e a consagração como “Catedrático do Samba”.
 
Do Paraná emerge a audácia de outro artista, cuja música reinventa ritmos e desafia os limites da criação brasileira. O Homem Crocodilo (2023), de Rodrigo Grota, faz um mergulho no universo criativo de Arrigo Barnabé. Em tom experimental, o filme não busca a biografia linear, mas a memória fragmentada, os sonhos e delírios que moldaram o compositor da canção “Clara Crocodilo”. Entre lembranças de infância em Londrina, estudos de piano e violão, influências de quadrinhos e poesia concreta, Arrigo reflete sobre a música como espaço de revelação e intuição. “A ciência busca a verdade com provas; a arte não tem essa preocupação, é revelação”, afirma no documentário. O filme transita entre imagens reais, interferências visuais e sonoras, numa viagem que explora tanto a estranheza intervalar de suas composições quanto o fascínio pelo insólito.
 
Em setembro, o SescTV exibe três obras que revelam modos distintos de reinventar a música brasileira a partir de três artistas: Luiz Melodia, o poeta urbano que uniu soul e samba; Germano Mathias, o sambista das ruas que se tornou “catedrático”; e Arrigo Barnabé, o criador que levou a canção a territórios experimentais. Os documentários vão ao ar aos sábados, às 22h, e ficam disponíveis também sob demanda em sesctv.org.br/doc, no app e na plataforma Sesc Digital.

 

SERVIÇO
 

SESSÃO ESPECIAL – ESTREIAS DE SETEMBRO 2025 
Sábados, às 22h, no SescTV
Assista em sesctv.org.br/noar 
 
Todas as Melodias 
Dir: Marco Abujamra | Brasil | 2020 | 90 min | 12 anos
13/09, sábado, às 22h 
 
Germano Mathias – O Catedrático do Samba 
Dir: Cauê Angeli e Hernani Ramos | Brasil | 2023 | 70 min | 10 anos
20/09, sábado, às 22h 
 
O Homem Crocodilo 
Dir: Rodrigo Grota | Brasil | 2023 | 84 min | Livre
27/09, sábado, às 22h 
 
Sob demanda 
Quando: a partir de 13 de setembro de 2025
Assista em sesctv.org.br/doc e sesc.digital 
Baixe gratuitamente o app Sesc Digitaldisponível na App Store e Google Play.
 
Para sintonizar o SescTV: 
Consulte sua operadora   
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV nas redes @sesctv
 
SOBRE O SESCTV 

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

 

Comentários