Consultoria de imagem vira aliada estratégica do empreendedorismo negro no Brasil
Enquanto o Google Trends registra recorde de buscas pelo serviço em 2025, consultorias disruptivas como a Pittaco, validada no Shark Tank Brasil, mostram que estética preta e empreendedorismo caminham juntos em direção a um novo imaginário.
Em 2025, a busca por consultoria de imagem atingiu o maior patamar da década, segundo dados do Google Trends. De acordo com o relatório, somente no primeiro semestre do ano o termo alcançou 72 pontos de interesse, com destaque para Distrito Federal (100), Minas Gerais (82), Paraná (82) e São Paulo (79), estados e regiões que concentram o maior volume de pesquisas. Esse avanço, no entanto, precisa ser lido a partir de um dado incontornável. Mais da metade dos donos de negócios no Brasil são pessoas negras e é nesse grupo que a carência de soluções específicas se torna mais evidente.
Indicando uma profissionalização que vai além da aparência, o avanço nas pesquisas comprova que empreendedores têm recorrido à consultoria como ferramenta de posicionamento competitivo, diferenciação e g
É exatamente nesta lacuna que despontam modelos disruptivos e validados pelo mercado, como a Pittaco Consultoria, liderada pela relações-públicas Cáren Cruz e investida no Shark Tank Brasil. Ao unir estética preta, tecnologia e estratégia de comunicação, a empresa investe em reposicionar a imagem como ferramenta de poder econômico e autorreferência.
Fugindo dos moldes da consultoria tradicional, a CEO da Pittaco Consultoria é uma das empresárias que investiu, ainda em 2009, na visibilidade, acesso democratizado e comunicação estratégica focada no empoderamento da estética preta.
Desde 2009, Cáren tem apostado em visibilidade, democratizaçã
“Em suma, a Pittaco é mais do que uma consultoria; é um portal de conteúdo para autoconhecimento, empoderamento e liderança, dedicado a mudar a narrativa em torno da imagem das pessoas negras no cenário empresarial. Nossa missão é nítida: proporcionar a essas pessoas as ferramentas para construir uma imagem que seja tão grandiosa quanto suas aspirações e tão impactante quanto suas ideias potentes no mundo”, explica Cáren.
Com serviços que comportam mentorias coletivas, cursos e desenvolvimento de produtos para pequenas e grandes marcas, a consultoria imagética passou à operar com um ecossistema amplo e nacional. Refinando um conceito iniciado em 2009, de um blog que se aventurava timidamente no mercado da moda, a Consultora de Imagem recém-lançou o Portal Pittaco, em cerimônia especial no Palacete Tira-Chapéu.
Assinando o primeiro portal da Bahia que traz diversidade, cultura e estética, com foco em linguagem visual afrodiaspórica, a CEO planeja mais uma novidade para 2026, com o lançamento do APP Pittaco: que utiliza de Inteligência Artificial para reconhecimento imagético e automação, à fim de apoiar a rotina visual de empreendedores e empreendedoras negras.
Com um time de seis colaboradores nas áreas de comunicação e tecnologia, a Pittaco conta com um corpo societário que inclui Vitta Régis, diretor de operações; e as investidoras Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, que passaram a integrar a empresa após a participação de Cáren Cruz na 9º edição do Shark Tank Brasil.
Essa etapa, segundo a CEO, representou uma virada estratégica na trajetória da consultoria, consolidando o posicionamento da Pittaco como negócio escalável, inovador e de alto impacto social.
Liderado por uma das poucas mulheres negras da Bahia à conquistar o aporte em rede nacional, a Pittaco Consultoria reafirmou seu compromisso com o reposicionamento visual de empreendedoras negras que, historicamente, foram excluídas das narrativas dominantes da moda e do empreendedorismo. “Não é sobre trends, pois elas são passageiras. A missão da Pittaco é transformar a maneira como as pessoas negras se veem e são vistas no mundo. Trata-se de criar um novo imaginário estético e cultural sobre a imagem das pessoas negras, onde elas mesmas são autoras e protagonistas dessa construção.”, revela.
Atualmente, a empresa oferece diagnósticos de imagem e comportamento; análise de coloração pessoal; curadoria e ressignificação de guarda-roupa; planejamento estratégico para empreendedoras; além de mentorias, workshops e curs
O caminho da Pittaco Consultoria em meio aos tubarões
A trajetória da relações-públicas, antes da fundação da Pittaco, foi marcada por vivências que consolidaram, desde cedo, a imagem como uma linguagem de identidade e estratégia. Em 2009, ao assumir o cargo de Assessora de Comunicação na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Cáren chegou à liderar projetos que conciliavam criatividade e impacto social, refinando o papel da comunicação como ferramenta de transformação coletiva.
Nesse mesmo período, o uso da imagem como forma de empoderamento, frente ao racismo estrutural, passou à ganhar contornos profissionais. A Pittaco, que surgiu como um blog de moda e expressão pessoal, logo evoluiu para uma plataforma de escuta e trocas entre o público negro. A demanda crescente por serviços voltados à estética preta impulsionou a transição para a consultoria estruturada, focada no empoderamento imagético.
A jornada de Cáren, no entanto, teve início antes mesmo da formalização acadêmica. Ainda na juventude, a Mentora de Negócios recorda à venda de acessórios artesanais autorais, o que despertou o interesse pelo design e o impacto simbólico da imagem. Em 2010, fundou uma loja itinerante de roupas ao lado de uma sócia. Apesar das dificuldades, o projeto deixou aprendizados definitivos sobre gestão, documentação e divisão de responsabilidades; princípios que se tornaram pilares da atuação da empreendedora nos anos seguintes.
As experiências conquistadas pela CEO da Pittaco no mercado de trabalho, moldaram uma visão única que une afeto, rigor técnico e compromisso político. Com presença crescente em Salvador, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro, a empresa se prepara para novos ciclos de expansão nacional e internacional, com foco em formação, tecnologia e impacto social.
Entre os marcos mais simbólicos da trajetória, Cáren destaca o investimento conquistado na 9º edição do Shark Tank Brasil. “O investimento recebido no Shark Tank, com a entrada de três grandes empreendedoras negras e brancas no quadro societário da Pittaco, foi o momento mais marcante da virada. Foi mais do que uma validação econômica: foi uma resposta de que imagem também é sobre futuro, estratégia e protagonismo negro. Minha visão segue, portanto, em transformar a forma como pessoas negras empresárias são percebidas e percebem a si mesmas, usando a imagem não apenas como um elemento de estética, mas como uma ferramenta de poder e autorrepresentação”, conclui.
Sobre Cáren Cruz
Cáren Cruz é Comunicóloga, especializada em Relações Públicas e Marketing e possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Políticas Públicas. Como Palestrante, Mentora de Negócios e Consultora de Imagem Identitária, que foge dos moldes tradicionais da consultoria de imagem, Cáren se destaca como especialista em pele negra e foi recentemente investida no Shark Tank Brasil para impulsionar o App Pittaco e a Pittaco Academy, produtos digitais que integram tecnologia e IA para redefinir os estereótipos das pessoas negras principalmente em ambiente corporativo. O investimento contou com o apoio das sharks Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, tornando Cáren a segunda baiana negra a receber esse aporte.
Sobre a Pittaco Consultoria
Fundada por Cáren Cruz, a Pittaco é reconhecida por sua abordagem inovadora, que integra uma consultoria de imagem robusta com uma presença abrangente nas redes sociais, alinhando a comunicação dos clientes às últimas tecnologias. Com 17 anos de trajetória no mercado, Cáren aprofunda sua expertise em relações públicas e cerimonial de eventos, garantindo que cada projeto seja executado com excelência. Optar pela Pittaco Consultoria significa investir em uma parceria que não só eleva a imagem e a comunicação, mas também reforça a posição institucional em eventos e interações públicas, assegurando um impacto duradouro e significativo.
Comentários
Postar um comentário