Sesc Santo Amaro - CRIANÇAS - Setembro

 Em setembro a diversão para as crianças e toda a família está garantida no Sesc Santo Amaro  

 

O cardápio de atividades tem música, teatro, literatura e contação de histórias, além de oficinas que priorizam materiais ecológicos e naturais 




Brincadeiras de Cordel_Foto_Cris Leonel 

 

 

Entre as diversas atividades que compõem a programação para crianças , a Cia Mandigueiras da Pracinha, traz Contações de Histórias com a linguagem da Capueira Angola, aos sábados, às 14h, já a Trupe Trio, traz o universo da literatura para os pequenos leitores através do Leiturinha, aos domingos, às 13h30. O espetáculo Abrakbça, convida a todos para uma viagem ao mundo do hip hop, com muita música e ludicidade, nos dias 21 e 28/9, às 16h, com ingressos à venda, mas há também outros espetáculos, gratuitos, como Brincadeiras de Cordel, nos dias 13 e 14/9, intervenção itinerante que mistura música, lendas e versos. Já as oficinas para as famílias, vão desde a confecção de brinquedos com materiais recicláveis até produção de massinha e tinta com ingredientes naturais.
 

Nos dias 21 e 28/9, às 16h, Abrakbça, convida a todos para uma viagem pelo mundo do hip hop e faz uma homenagem à importância do ritmo enquanto movimento cultural e social, com rimas do MC Renan Inquérito, que divide o palco com os cantores Pop Black e Vih Mendes, embalados pelos beats do DJ Viny Blanco e os movimentos do breaking do B.Boy Negão e da B.Girl Fran, o show também conta com a participação especial do Borracha Beatbox, que dá vida a Vovó Beatbox e do multi-instrumentista Índio Sax, os ingressos podem ser adquiridos pelo aplicativo Credencial Sesc SP e nas bilheterias das Unidades.
 

Dessa vez, o Leiturinha fica por conta da Trupe Trio, que apresenta, a cada domingo, às 13h30, um acervo literário que propõe evidenciar e mediar saberes transmitidos pelos povos indígenas e afrobrasileiros; já as Contações de História, aos sábados, às 14h, fica a cargo da Cia Mandingueiras da Pracinha, com base nas manifestações da Capuêra Angola e da cultura popular brasileira.
 

Há ainda outros espetáculos, que misturam teatro e música, como nos dias 13 e 14/9, Brincadeiras de Cordel, com a Cia do Liquidificador, numa apresentação itinerante, munida de instrumentos musicais e um varal de cordel, interagindo com o público, misturando músicas e versos; No dia 21/9, às 17h, De Quem é Esse Chorinho, com a Cia Casa do Ritmo, traz a história dos maiores clássicos desse estilo e no dia 27/9, O “Grupo Festa de Reis” traz Cortejo e Brincadeiras Culturais, que convida o público a embarcar numa jornada lúdica pelas tradições da cultura popular brasileira, ao som de cantigas, cirandas e sambas de roda.
 

Entre as diversas Oficinas para as famílias, aos sábados e domingos, há diversas opções para suscitar a imaginação, entre elas: a produção de tintas, massinhas e gizes de cera naturais ou criações com materiais recicláveis, lutheria infantil ou criações com cápsulas de café.

 

Mais informações sobre a programação infantil: 
 

[contação] Na Volta Que o Mundo Deu - com Mandigueiras da Pracinha

Dia 6/9, sábado, 14h. 60 minutos. Livre. Grátis. Praça coberta. Sem retirada de ingressos. 

"Na volta que o mundo deu" é uma contação de histórias que amálgama fábulas da literatura oral e da literatura escrita brasileiras com a linguagem da Capuêra Angola, do samba de roda e das brincadeiras populares. A narração de histórias evidencia uma personagem de muita malandragem presente no imaginário popular: a onça. Esta apresentação é um convite de imersão à cultura popular brasileira.

Formado por Paula Castro e Camila Signorini, as Mandingueiras da Pracinha atuam há 8 anos com narrações de histórias, brinquedos e brincadeiras populares, vivências, ocupações e intervenções artísticas para público diverso, em diferentes espaços e programas culturais e educacionais. Com base nas manifestações da Capuêra Angola, da cultura popular brasileira e da tradição oral, a dupla busca compartilhar, criar e recriar repertórios e vivências.

 

[oficina] Ateliê para a família: Giz de Cera 

Dia 6/9, sábado, 15h. Grátis. Livre. Inscrições 30 min antes no Espaço de Tecnologia se Artes 

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a busca por alternativas naturais e ecológicas na produção de materiais artísticos é uma necessidade. O uso de pigmentos naturais na confecção de giz de cera oferece uma opção segura, não tóxica e educativa, especialmente para crianças. Este projeto visa estimular a

criatividade, o cuidado ambiental e o conhecimento sobre técnicas artesanais ancestrais.

Com Maisa da Costa Longo, arte-educadora e oficineira.

 

[literatura] Leiturinha: Teia de Histórias - com Trupe Trio

Dia 7, 14, 21 e 28/9, domingos, 13h30. Livre. Grátis. Biblioteca. Sem retirada de ingressos. 

Teia de Histórias traz, a partir da literatura infantojuvenil, a oportunidade para poder ler e ou ouvir livros escritos por autoras e autores indígenas e afro-brasileiros em uma literatura, que parte da ideia de circularidade do tempo, apresentado por escritores antirracistas como Nêgo Bispo, Ailton Krenak e Daniel Munduruku.

 

[oficina] Ateliê para a família: criando com material reciclável 

Dias 7 e 21/9, domingo, 14h30. Grátis. Livre. Inscrições 30 min antes no Espaço de Tecnologia se Artes 

O ateliê para família parte da ideia de utilizar materiais simples, preferencialmente recicláveis e de fácil acesso para criar brinquedos e jogos que possam ser reproduzidos outras vezes em casa, sempre tendo como objetivo exercitar a criatividade. As atividades são pensadas para serem desenvolvidas em família sendo um momento lúdico e de integração.

Fabio Bridges é jornalista especializado em cultura pop, entusiasta de novas tecnologias e da arte ao alcance de todos.

 

[teatro] Hoje Tem Festa no Céu! 

Dia 7/9, domingo, 16h. 60 minutos. Livre. Grátis. Praça coberta. Sem retirada de ingressos. 

A história se passa em um tempo remoto, quando não havia noite e a luz brilhava incessantemente. Nesse cenário, o Sol e a Lua vivem juntos e se apaixonam profundamente. Porém eles são impedidos de se casar. Determinados a encontrar uma solução, embarcam em uma jornada para buscar o coco de tucumã, onde está escondida a noite.

Ficha Técnica:

Dramaturgia: Cíntia Alves

Direção: Eduardo Figueiredo

Elenco: Victor Garbossa, Luan Frenk, Maíra Cardoso e Wesley Leal

Direção Musical e Trilha Original: Guga Stroeter

Preparação corporal e movimento cênico: Janaina Marlene

Preparação vocal: Roberto Anzai

Cenário e figurinos: Marcio Vinicius

Visagismo/ maquiagem: Armando Filho

Boneco e máscaras: Anie Welter

Fotografia: Henrique Bucher

Programação Visual: Eduardo Chaves

Operação de Som: Deivison Nunes

Contrarregras: Eduardo Portella

Produção de ensaio/ Administração: Paulo Paixão

Produção Executiva: Paulo Travassos

Assistente de produção: Renan Correia

Financeiro: Thais Vasconcellos

Leis de Incentivo: Renata Vieira

Realização e produção: Manhas & Manias projetos culturais

 

[contação] Livre como o Vento - Mandigueiras da Pracinha

Dia 13/9, sábado, 14h. 60 minutos. Livre. Grátis. Praça coberta. Sem retirada de ingressos. 

"Livre como o vento" é um conto popular que narra a história de uma família diante da chegada de um presente inusitado: um papagaio preso numa gaiola. A contação da história é recontada através da oralidade, da linguagem da Capuêra Angola e de seus fundamentos de liberdade.

Formado por Paula Castro e Camila Signorini, as Mandingueiras da Pracinha atuam há 8 anos com narrações de histórias, brinquedos e brincadeiras populares, vivências, ocupações e intervenções artísticas para público diverso, em diferentes espaços e programas culturais e educacionais. Com base nas manifestações da Capuêra Angola, da cultura popular brasileira e da tradição oral, a dupla busca compartilhar, criar e recriar repertórios e vivências.

 

[oficina] Ateliê para a família: Tintas Naturais 

Dia 13 e 27/9, sábados, 15h. Grátis. Livre. Inscrições 30 min antes no Espaço de Tecnologia se Artes 

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a busca por alternativas naturais e ecológicas na produção de materiais artísticos é uma necessidade. O uso de pigmentos naturais na confecção de tintas naturais oferece uma opção segura, não tóxica e educativa, especialmente para crianças. Este projeto visa estimular a

criatividade, o cuidado ambiental e o conhecimento sobre técnicas artesanais ancestrais.

Com Maisa da Costa Longo, arte-educadora e oficineira.

 

[oficina] Ateliê para a família: Lutheria Infantil 

Dia 14/9, domingo, 14h30. Grátis. Livre. Inscrições 30 min antes no Espaço de Tecnologia se Artes 

Luthieria Infantil é um projeto que visa introduzir crianças ao mundo da construção de instrumentos musicais de forma divertida e educativa. Utilizando materiais do cotidiano, recicláveis e inusitados, o projeto não só promove a sustentabilidade, mas também estimula a criatividade e a imaginação dos pequenos.

 

[intervenção] Brincadeiras de Cordel - com cia do Liquidificador

De 13 e 14/9, sábado às 15h e domingo às 14h30. Livre. Grátis. Diversos espaços. Sem retirada de ingressos. 

Nesta intervenção itinerante, três atores, munidos com instrumentos musicais e um grande guarda que simula um varal de cordel, interagem com o público, misturando músicas, adivinhas e versos.

 

[oficina] Ateliê para a família: Massinha de Modelar 

Dia 20/9, sábado, 15h. Grátis. Livre. Inscrições 30 min antes no Espaço de Tecnologia se Artes 

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a busca por alternativas naturais e ecológicas na produção de materiais artísticos é uma necessidade. O

uso de pigmentos naturais na confecção de massinha de modelar oferece uma opção segura, não tóxica e educativa, especialmente para crianças. Este projeto visa estimular a

criatividade, o cuidado ambiental e o conhecimento sobre técnicas artesanais ancestrais.

Com Maisa da Costa Longo, arte-educadora e oficineira.

 

[contação] A festa da Onça - com as Mandigueiras da Pracinha

Dia 20/9, sábado, 14h. 60 minutos. Livre. Grátis. Praça coberta. Sem retirada de ingressos. 

"A festa da onça" narra as peripécias da pintada diante do desejo de jantar um ensopadinho de coelho. Através das literaturas oral e escrita e dos versos rimados inspirados no cordel e na literatura de cantigas da Capoeira Angola.

Formado por Paula Castro e Camila Signorini, as Mandingueiras da Pracinha atuam há 8 anos com narrações de histórias, brinquedos e brincadeiras populares, vivências, ocupações e intervenções artísticas para público diverso, em diferentes espaços e programas culturais e educacionais. Com base nas manifestações da Capuêra Angola, da cultura popular brasileira e da tradição oral, a dupla busca compartilhar, criar e recriar repertórios e vivências.

 

[teatro]De Quem é Esse Chorinho? - com cia Casa do Ritmo

Dia 21/9, domingo, 17h. 60 minutos. Livre. Grátis. Praça coberta. Sem retirada de ingressos. 

No espetáculo "De quem é esse Chorinho? A história e as estórias do Choro", são apresentados os maiores clássicos do estilo, acompanhados de uma narrativa que situa suas diferentes fases na história, além dos causos interessantes sobre os compositores desse ritmo que é patrimônio imaterial brasileiro.

 

[oficina] Ateliê para a família: Criando Com Cápsulas de Café 

Dia 28/9, domingo, 14h30. Grátis. Livre. Inscrições 30 min antes no Espaço de Tecnologia se Artes 

O ateliê para família parte da ideia de utilizar materiais simples, preferencialmente recicláveis e de fácil acesso para criar brinquedos, jogos, etc que possam ser reproduzidos outras vezes em casa, sempre tendo como objetivo, exercitar a criatividade. Nesta atividade serão utilizadas capsulas de café para criar personagens divertidos explorando a criatividade das crianças.

Karina Rhomberg Costa é graduada em História. Desenvolve oficinas e cursos na área de tecnologias e artes com ênfase em letramento digital, fotografia, artes visuais, costura e upcycling.

 

[teatro] Abrakbça  

Dias 21 e 28/9, domingos, 16h. Livre. 60 min. Teatro. Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia entrada) e R$12 (credencial plena), crianças até 12 anos, grátis. Ingressos através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades 

Uma viagem pelo mundo mágico do hip-hop e um passeio divertido num universo lúdico criado por um MC Mágico, encantador de palavras, conectando a atitude do hip-hop e a criatividade das crianças. O projeto já tem um álbum lançado com 10 faixas musicais e conta com 5 videoclipes em animação que colecionam prêmios em festivais nacionais e internacionais.

O MC Mágico de Abrakbça é Renan Inquérito, compositor, atua na cultura hip-hop desde 1997, quando fundou o grupo de rap Inquérito, com o qual produziu 9 discos, dezenas de músicas, videoclipes e centenas de shows. Além dos palcos, percorre escolas e unidades do EJA, CRAS, CREAS e Fundação CASA, realizando saraus, shows, debates e oficinas.

 

[contação]De Quem é Esse Chorinho - com Casa do Ritmo

Dia 21/9, domingo, 17h. 60 minutos. Livre. Grátis. Praça coberta. Sem retirada de ingressos. 

Os personagens João e sua amiga Chica narram a história e causos do chorinho brasileiro de forma divertida e inusitada. Nascido no Rio de Janeiro em meados do século XVII, o choro representa a alma brasileira, a perfeita mistura entre a melodia ocidental e o ritmo africano, sempre em transformação, resistiu à passagem do tempo, e sua contemporaneidade nos permite afirmar que esta é a música brasileira mais antiga, e em plena atividade.

As histórias do choro são apresentadas acompanhados de uma narrativa que situa suas diferentes fases na história, além dos causos interessantes sobre os compositores desse ritmo que é patrimônio imaterial brasileiro. O projeto nasce do núcleo de pesquisa e ponto de cultura da Casa do Ritmo.

 

[contação] Umas e Outras - com as Mandigueiras da Pracinha

Dia 27/9, sábado, 14h. 60 minutos. Livre. Grátis. Praça coberta. Sem retirada de ingressos. 

"Umas e outras da jabota" apresenta contos populares que reúnem feitos do jabuti a partir da sua esperteza diante de alguns desafios. Com muito humor, oralidade, elementos da Capueira Angola e conhecimentos das narrativas populares, a contação de histórias convida o público a brincar, cantar, tocar e tirar onda com as habilidades da jabota.

 

[música - intervenção] Cortejo e Brincadeiras Culturais - com Grupo Festa de Reis

Dia 27/9, sábado, 17h. 60 minutos. Livre. Grátis. Convivência. Sem retirada de ingressos. 

Um cortejo musical convida crianças e adultos a embarcarem numa jornada lúdica pelas tradições da cultura popular brasileira. Ao som de cantigas de roda, cirandas e sambas de roda, o público será conduzido a um universo de poesia, música e brincadeiras que celebram a infância e fortalecem os laços intergeracionais por meio da memória e do afeto.

 

Sesc Santo Amaro  

Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP) 

 

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30. 

 

Como Chegar de Transporte Público: 300m a pé da Estação Largo Treze (metrô), 900m a pé da Estação Santo Amaro (CPTM), 350m a pé do Terminal Santo Amaro (ônibus).

 

Acessibilidade: A praça dá acesso a todos os andares (subsolo | térreo | 1º pav. | 2º pav.) do prédio e aos espaços de atividades por meio de dois elevadores. A Unidade possui banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, espaço reservado no Teatro e conta com seis vagas especiais no estacionamento.

 

Comentários