A Cia Luarnoar segue em setembro, no Parque da Aclimação com o projeto Acolher Com Histórias – A Biblioteca Pública abraçando todos os públicos

 No Parque da Aclimação, a Cia Luarnoar leva ao público  uma reflexão sobre diversidade e direitos humanos a partir da literatura

De 8 a 24 de setembro, a programação inclui clube de leitura, espetáculo bilíngue em LIBRAS, mediação de leituras em parceria com a ACNUR e ações de formação

 

 



Mediação de Leituras no Território - Mala dos Saberes Deslocados - Cia Luarnoar em parceria com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados)

 

Cia Luarnoar realiza, ao longo de setembro, uma série de atividades gratuitas no Parque da Aclimação, em São Paulo. No dia 8/9, acontece o Clube Delícias da Literatura, que resgata a atmosfera das radionovelas com leitura de contos de olhos vendados; em 10/9, a Cia Arte Raiz apresenta o espetáculo Histórias não Contadas, encenado em português e LIBRAS, com protagonismo da cultura surda; e nos dias 20/9 (Parque da Aclimação) e 24/9 (Largo Nossa Senhora da Conceição, no Cambuci), a Luarnoar realiza a Mala dos Saberes Deslocados, uma mediação coletiva em parceria com a ACNUR, com foco em diversidade e direitos humanos.

 

As ações integram o projeto “Acolher com Histórias – A Biblioteca Pública abraçando todos os públicos”, contemplado pelo Edital PNAB nº 29/2024, e têm como eixo central a interculturalidade. Por meio de contações, rodas de conversa, performances itinerantes e cursos de formação, a companhia propõe reflexões sobre a pluralidade de vozes, com destaque para narrativas de pessoas em situação de refúgio, PCDs, mulheres negras, população LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de rua.

 

“Queremos explorar a diferença entre multiculturalidade e interculturalidade, aproximando o público de experiências diversas e, ao mesmo tempo, conectadas”, explica Nivanda Maria, fundadora da Cia Luarnoar. A programação também busca ampliar a função da Biblioteca Raul Bopp, dentro do parque, tornando-a mais acessível e convidativa, com sinalização em vários idiomas, mobiliário novo e reestruturação da sala infantil.

 

Biblioteca Humana e formação de educadores

Um dos destaques do projeto é a Biblioteca Humana, proposta que substitui livros por pessoas dispostas a compartilhar suas histórias de vida, entre elas refugiados, migrantes, pessoas negras, PCDs e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.

 

Outra frente é o curso de formação para educadores, bibliotecários e agentes de leitura, que discute o papel da literatura no acolhimento e na educação em direitos humanos. Dividido em três encontros (presenciais e online), contará com nomes como Heloísa Pires de LimaNani PaivaAdreísa Cangussu, além de convidados da Venezuela, Bolívia e Haiti.

 

Caminhos para a Liberdade

A programação inclui ainda a trilha “Caminhos para a Liberdade”, que conduz o público da entrada do parque até a biblioteca com poemas, adivinhas e personagens do folclore brasileiro. Duas casinhas de leitura foram montadas para empréstimo gratuito de livros, estimulando a circulação literária dentro e fora do espaço.

O projeto conta com apoio do PROAC/SPPrefeitura de São Paulo e da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

 

Serviço

Acolher Com Histórias – A Biblioteca Pública abraçando todos os públicos
Programação de setembro de 2025

·         Clube Delícias da Literatura – Cia Luarnoar
08 de setembro, às 16h – Biblioteca Raul Bopp

·         Histórias não Contadas – Cia Arte Raiz
10 de setembro, às 10h – Biblioteca Raul Bopp

·         Mala dos Saberes Deslocados – Mediação de Leituras em parceria com a ACNUR
20 de setembro, às 11h – Parque da Aclimação
24 de setembro, às 11h – Largo Nossa Senhora da Conceição, Cambuci

Local: Parque da Aclimação / Biblioteca Raul Bopp – São Paulo/SP
Rua Muniz de Sousa, 1.119 - Aclimação, São Paulo - SP
Ingressos: Gratuitos | Indicação: Livre

 

Comentários