Tubarão: Performance lítero-musical no Sesc 24 de Maio

 Tubarão: Performance lítero-musical com Maria Isabel Iorio e Barulhista no Sesc 24 de Maio  

 

Baseada no livro homônimo de Maria Isabel Iorio, a performance dirigida por Dadado de Freitas une literatura, música e cena, explorando a paixão e o perigo em forma de rito sonoro. 



 Na Foto: Maria Isabel Iorio | Crédito: Rafael Trindade Imagens em alta: Clique aqui 

 

No dia 4 de abril, o Sesc 24 de Maio recebe a performance Tubarão, uma experiência sonora e visual baseada no livro homônimo de Maria Isabel Iorio, publicado pela Editora Diadorim em novembro de 2024. Com direção de Dadado de Freitas, a apresentação une a voz da artista às sonoridades do músico Barulhista.
 

O livro Tubarão é uma história de paixão e perigo, escrita em versos. Uma epopeia erótica em que a narradora se dirige diretamente à destinatária de sua obsessão. Ambas são cercadas pela presença constante de um tubarão, sempre pronto para o ataque.
 

Na performance, trechos do livro ganham forma como composições, incorporando ritmo e musicalidade. O texto se expande como experiência sonora, e transita entre gêneros como trip hop, música eletrônica, ritmos brasileiros, música experimental eletroacústica, pop e tango.
 

Maria Isabel e Barulhista dividem a cena. Enquanto ela encena pequenos gestos que evocam perigos sutis, ele manipula sua máquina sonora em um movimento que lembra uma dança. Alguns trechos se repetem como refrões distorcidos, enquanto outros funcionam como um duplo da artista, tocando independentemente de sua fala.
 

O trabalho, que defende a paixão sem apaziguamento, encerra-se com um tango, dançado pelos dois artistas.


Sobre os artistas 

Maria Isabel Iorio é poeta, escritora, roteirista e artista. Publicou Tubarão (Diadorim, 2024), Não pisar descalça em tapete (7Letras, 2022), Dia sim dia não fazer chantagem (Quelônio, 2021) e Aos outros só atiro o meu corpo (Urutau, 2019). Integra a antologia As 29 poetas hoje (Companhia das Letras, 2021), organizada por Heloísa Buarque de Hollanda. No audiovisual, atuou como roteirista assistente da série Amar é para os fortes (Amazon Prime Video, 2020), corroteirista do clipe Insista em mim, de Ana Frango Elétrico (2023), e roteirista do documentário Se eu botar o skate na cabeça eu viro o chão (Vapor, 2022) e da série Tremembé (Amazon Prime Video, em produção).
 

Barulhista é compositor, músico e escritor brasileiro. Natural de Contagem (MG), tem carreira premiada na criação de trilhas sonoras originais para cinema, teatro, dança e publicidade.

Dadado de Freitas é diretor, ator, dramaturgo, preparador de elenco e roteirista. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, pesquisa encenação, performance, política e corpos dissidentes. Atualmente, tem três indicações ao Prêmio Shell de Teatro por dramaturgia, direção e iluminação da peça Arqueologias do Futuro, do Museu dos Meninos. Dirigiu também 3 maneiras de tocar no assunto, que estreou no Teatro Poeira (RJ) em 2019 e circulou pelo Norte e Nordeste em 2024 com apoio do Instituto Cultural Vale, rendendo-lhe indicações aos Prêmios Cesgranrio e APTR de melhor direção.


Ficha técnica 

Direção: Dadado de Freitas.

Texto: Maria Isabel Iorio.

Produção sonora: Barulhista.

Figurino e direção de arte: Nayara Zolli.

Iluminação: Dadado de Freitas.

Fotografia: Daisy Serena.

 

Serviço:  
TUBARÃO 

com Maria Isabel Iorio e Barulhista  

Datas: 4/4, sexta, às 19h
Local: Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo, SP - Tecnologias e Artes (4º andar)
Classificação: 14 anos  
Ingresso: entrega de senhas 30 minutos antes no local.
Duração: 40 minutos   

 

 

Comentários