Roze Lima veste a pele de uma costureira no bairro fictício “Vila Cambucá” para botar os “bate-bolas” no carnaval de rua da novela “Volta por Cima”

 Roze Lima veste a pele de uma costureira no bairro fictício “Vila Cambucá” para botar os “bate-bolas” no carnaval de rua da novela “Volta por Cima”


 

A atriz é conhecida pelo seu trabalho nas novelas “Amor Perfeito” (2023) e “Avenida Brasil” (2012)

 

Ela vive a “Rosa”, costureira e amiga de Doralice (Teresa Seiblitz) na novela “Volta por Cima”escrita por Claudia Souto. A atriz baiana Roze Lima está encantada com a tradição de bate-bolas, com os mascarados espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro, dançando sempre ao som do funk em pleno carnaval. Os temas das fantasias se inspiram em personagens da cultura pop como super-heróis e desenhos animados e cada um quer exibir seu traje em grande estilo.

Nascida em Salvador, mas morando há 20 anos no Rio de Janeiro, até se preparar para gravar a novela a atriz não tinha muita referência de como funcionavam os grupos conhecido como “Clóvis” ou “bate-bolas”. Eles são hoje o patrimônio cultural do Rio, mas existem desde o início do século XX.

A personagem Rosa está à frente do trabalho das costureiras do galpão do Dragão Suburbano, na “Vila Cambucá”, liderado por João (Fabricio Boliveira) e Sidney (Adanilo), além do carnavalesco Rique (Márcio Machado). Sua intérprete sabe muito bem a importância da profissional da costura durante a época do carnaval, principalmente, com os crescentes grupos de bate-bolas, que dão oportunidades de emprego para a categoria.

_ Muito antes do carnaval as costureiras trabalham para que os foliões possam brincar à vontade com as mais criativas fantasias.  Sentam horas a máquina de costura para aprontar tudo no prazo certo.

 

Comentários