Saraus da periferia. Autor leva para escolas paulistas, a poética do caos.

 

Saraus na periferia produz a melhor Poética do Caos


                     



Encarniçados, fecha a Trilogia dos Saraus, de José Sarmento

A palavra "sarau" deriva do latim seranus/serum, que significa "entardecer" ou "pôr do sol".

Na periferia, os saraus são importantes para a cultura brasileira, pois permitem que a voz dos moradores seja ouvida.

Trata-se de um evento cultural e social que acontece em bairros populares e periféricos das cidades. Nesses eventos, as pessoas se reúnem para compartilhar e apreciar diversas expressões artísticas, como poesia, música, dança e teatro.

Sobre o livro

"Encarniçados - a poética do Caos" encerra a trilogia poética de uma linguagem que nasce nos saraus e slams da periferia de São Paulo.

O enredo, que tem origem nas manifestações de rua de 2013, evoca memórias de luta, utopias e reencontros. Os poetas do caos registram fragmentos de suas trajetórias, ambientadas na realidade crua das periferias da Zona Sul.

Entre memórias de luta, reencontros e utopias, os poetas do caos registram fragmentos de suas histórias - ora heroicas, ora trágicas.

Memórias de poetas de meia-idade relembram o passado, quando foram black blocs, ocupando ruas e avenidas com protestos políticos em 2013. Agora, reúnem-se no Bar do Zé Batidão, um boteco que se transformou em um espaço boêmio e cultural no extremo da Zona Sul de São Paulo.

Em saraus, universidades e movimentos culturais, o autor compartilha sua formação e a de muitos outros, construindo um exemplo inspirador. Esse movimento, que ousadamente imaginou um Brasil onde a cultura florescesse em cada lar, unindo pais e filhos pela paixão por livros, pela escrita e pelas artes, criou um oásis de potência e beleza. Vindo das periferias, atingiu gerações, transformando-as e continuando a transformá-las. O sonho de mudar a cultura, aproximando a leveza e a alegria dos botecos das bibliotecas, e levando a profundidade e o conhecimento das bibliotecas para os botecos, permanece vivo. Tonho e Zé representam um Brasil cheio de futuro.

Sobre o autor





Quem é José Sarmento

Autor da trilogia literária ambientada na realidade das periferias da Zona Sul, é paraibano, onde trabalhou como boia-fria e desde 1977 reside em São Paulo.



Encarnicados - A Poética do Caos - terceiro volume da Trilogia dos Saraus

Autor: José Sarmento

Prefácio: Michel Yakini-Iman

228 páginas

Ilustrações: João Pinheiro

Revisão: Nivaldo Brito

Arte final de capa, projeto gráfico, diagramação: Janaina Alves

Selin Trovoar

ISBN: 978-65-84872-44-8


Encarniçados - a poética do caos tem o apoio do ProAC 2023 é o terceiro livro da Trilogia do Caos. 

Comentários