Jogos e brincadeiras de países africanos são destaque na
programação de fevereiro do CCBB Educativo – Arte e Cultura
Inspirada na mostra Indomináveis Presenças, que destaca a força das artes negras, indígenas e LGBTQIAPN+, programação traz atividades como Teca-Teca (amarelinha africana), além de jogos africanos de tabuleiro como Adugo: Jogo da Onça e Mancala
Oficina Jogo da Onça.
Até o início do mês de março, a programação do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como destaque uma série de jogos e brincadeiras de origem africana, inspiradas na exposição Indomináveis Presenças, que tem como foco valorizar as perspectivas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ nas artes brasileiras, a partir de um olhar disruptivo, inclusivo e transformador.
As atividades são gratuitas e têm o objetivo de proporcionar, sobretudo para as crianças e suas famílias, opções de momentos lúdicos e divertidos, além de apresentar elementos da cultura dos povos africanos pouco difundidos no Brasil.
Dentre os destaques desta vertente da programação, está a oficina Primeiro Brincar - Teca-Teca: amarelinha africana, em que os participantes conhecerão este jogo semelhante à nossa Amarelinha, criado em Moçambique - país no continente africano do qual descende grande parte da população brasileira. A Teca-teca traz uma dinâmica de ritmo e coordenação, com 16 quadrados que demarcam o compasso de acordo com a melodia.
Teca-teca – Amarelinha Africana
Já na oficina Adugo: Jogo da Onça, os visitantes irão se divertir com este jogo de tabuleiro, que propõe uma conexão ancestral pindorâmica. Adugo significa “jaguar” no idioma do povo indígena boe wadáru, também conhecido como bororo. É uma brincadeira de tabuleiro em que uma peça que é a onça deve capturar outras 14 peças que são os cachorros, que precisam se defender encurralando a onça.
Também apresentando jogos de tabuleiro, a atividade Fabrincando – Mancala: tabuleiro africano apresentará um resgate africano que brinca com a matemática, usando sementes como peças. Mancala é jogada em duplas com um tabuleiro composto de duas fileiras de casas. O objetivo é capturar a maior quantidade ou bloquear os movimentos do oponente.
Mancala: Tabuleiro Africano
SERVIÇO
PRIMEIRO BRINCAR
Teca-Teca: amarelinha africana
Dias: até 28/02. Sábados e domingos.
Horário: 15h
Duração: 1h
Local: Espaços expositivos do CCBB (prédio histórico e prédio anexo)
Capacidade: 15 pessoas
Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 0 a 3 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
OFICININHA
Adugo: Jogo da Onça
Dias: até 28/02. Sábados e domingos.
Horário: 16h
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 10 pessoas
Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 4 e 7 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
FABRINCANDO
Mancala: tabuleiro africano
Dias: até 28/02. Sexta, sábado, domingo e segunda-feira.
Horário: Sexta e segunda, às 17h. Sábado e domingo, às 13h.
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 10 pessoas por horário
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA
O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida.
O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.
Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.
twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp |instagram.com/ccbbsp
Comentários
Postar um comentário