Bloco do Fico promove a inclusão e reúne foliões com deficiência no dia 22 de fevereiro

 Bloco do Fico promove a inclusão e reúne foliões com deficiência

no dia 22 de fevereiro

 

Instituições que atendem pessoas com deficiência participam do evento, que foi planejado

para garantir a acessibilidade e diversão de todos

 


 

Dedicado à inclusão de pessoas com deficiência, o Bloco do Fico desfila no sábado, dia 22 de fevereiro, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Todo o evento foi planejado para garantir a acessibilidade e a diversão dos foliões, seus familiares e cuidadores. A concentração será às 13 horas na Rua Cipriano Barata, entre a Rua do Fico e Tabor, e são esperados 5 mil foliões.
 

O bloco vai desfilar pelas Ruas Tabor, Costa Aguiar e Sorocabanos, retornando à Cipriano Barata. O percurso, com 800 metros de extensão, foi pensado para contemplar um trajeto plano, sem subidas nem valetas, para facilitar o deslocamento de todos os participantes.
 

Como muitos foliões com deficiência costumam chegar de carro, seja pelas vans do serviço Atende, carros particulares ou por aplicativo, será montada uma área de embarque e desembarque na Rua do Fico entre a Rua Costa Aguiar e Cipriano Barata para facilitar o acesso ao evento.
 

A estrutura conta com tendas, banheiros, ambulâncias e bombeiros no apoio logístico. No trio elétrico estarão intérpretes famosos e Mister Bygode, do Salgueiro. Também vão participar músicos da Orquestra Baccarelli, que vão animar o público com sucessos do carnaval.
 

A atriz Ellen Roche é a rainha do bloco, que tem como madrinha Simone Sampaio, rainha das rainhas do carnaval paulistano. O bloco conta também com uma porta-estandarte deficiente, Carol Paraguaçu. A escola de samba Mancha Verde doou 100 fantasias, que serão distribuídas aos foliões para colorir a festa. O bloco conta com patrocínio da Philip Morris Brasil, companhia que tem a diversidade e a inclusão como pilares importantes de sua cultura corporativa.
 

O nome do bloco é uma referência ao "Dia do Fico", quando Dom Pedro I se negou a retornar à Europa, data celebrada em 9 de janeiro, dia da fundação do bloco. Criado em 2013, passou a se dedicar à inclusão quando entidades da comunidade, como o Instituto de Cegos Padre Chico, começaram a levar seus integrantes ao desfile. Outras associações e entidades se juntaram à festa, como o Clube dos Paraplégicos. "É um bloco para combater o capacitismo e promover a diversão de todos”, explica o advogado Genne Clever Alves Sanches, presidente do Bloco do Fico.

Comentários