Cordel para a Criançada: “O jumento que foi à Lua” chega ao Teatro Ziembinski, na Tijuca

 Cordel para a Criançada: “O jumento que foi à Lua” chega ao Teatro Ziembinski, na Tijuca

Adaptação de livro semifinalista do Prêmio Jabuti, peça faz curtíssima temporada de 16 de novembro a 01 de dezembro, aos sábados e domingos, às 16h



 

Um mergulho na tradição dos contadores de histórias, cordelistas e griots. Essa é a proposta do artista da palavra João Pedro Fagerlande no espetáculo solo “O jumento que foi à Lua", que chega em curtíssima temporada no Teatro Ziembinski, na Tijuca, de 16 de novembro a 01 de dezembro, sábados e domingos, às 16h.

 

Com base num cordel de sua própria autoria, Fagerlande narra, de forma cômica e fantasiosa, a história de um jumento brasileiro que, por se destacar pela inteligência, é inscrito num concurso mundial de animais, em que o campeão irá participar de uma expedição da Nasa para a Lua.

 

- É claro que ele irá vencer, mas antes terá que passar por uma série de desafios, numa obra de forte empenho comunicativo que busca elevar a autoestima do povo brasileiro – conta o ator e autor.

 

Das páginas aos palcos

 

O espetáculo “O jumento que foi à Lua” foi aprovado no edital SESC Pulsar 2022, circulando por teatros da rede SESC em quatro cidades do Rio de Janeiro. Vem desde então se apresentando em espaços como o Museu do Pontal, a Casa do Saber Popular e em escolas do Rio de Janeiro.

 

O livro homônimo com texto integral da obra foi publicado em 2023 pela editora Poesia Viral, sendo indicado para o Prêmio Jabuti na categoria Literatura Juvenil, do qual foi um dos 10 semifinalistas.

 

- Acho que sou um caso raro de alguém que escreve a história, edita o livro e faz a adaptação para teatro – destaca.

 

O artista

 

João Pedro Fagerlande é mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, com orientações de Antonio Carlos Secchin e Eucanaã Ferraz, pesquisando principalmente as relações entre poesia e teatro. Começou sua carreira artística em 2005 com o grupo Assalto Poético, que invadia bares e restaurantes no formato de um assalto, recebendo em 2012 o Prêmio Funarte Artes Cênicas de Rua.

 

Fundador da Poesia Viral Produções, criou projetos como “Grandes Poetas Brasileiros” (programa de incentivo à leitura em escolas e bibliotecas públicas do Rio) e do “Circuito Carioca de Saraus” (festival nas quatro Arenas Cariocas), ambos com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. Trabalhou também como assessor de literatura no Departamento Nacional do SESC.

 

É autor de seis livros, entre os gêneros poesia, crítica literária e ficção infantojuvenil. Apresentou-se em todas as regiões do país, circulando por 14 estados e participando dos principais eventos literários.

 

Ficha técnica:

Texto, direção, atuação e canções originais: João Pedro Fagerlande

Supervisão de cena: Anderson Barreto

Supervisão musical: Ricardo Góes

Cenário e figurino: Patrícia Nunes

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

 

Serviço:

O jumento que foi à Lua

Temporada: 16 de novembro a 01 de dezembro, sábados e domingos, às 16h

Local: Teatro Ziembinski – Rua Heitor Beltrão, s/n, Tijuca, em frente ao metrô São Francisco Xavier

Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), no local ou antecipada pelo link https://riocultura.eleventickets.com/   

Classificação: livre

Duração: 60 minutos

Capacidade: 106 lugares

Acessibilidade: sala acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Rede social: https://www.instagram.com/joaopedrofagerlande/

Comentários