O CHEF PAULO MACHADO E AS ONÇAS
“Chef Paulo Machado se torna personagem de um causo pantaneiro em um projeto de valorização da cultura do MS criado pelo escritor carioca Fábio Sombra.”
|
O chef Paulo Machado está ganhando status de lenda sul-mato-grossense. Sempre antenado com os canais mais diversos e eficazes para divulgar a culinária e a cultura do MS, Paulo está firmando uma nova e divertida parceria, agora com o escritor e cartunista carioca Fábio Sombra – um apaixonado pelo Pantanal e sério pesquisador da cultura sul pantaneira.
O projeto se chama Storytelling Pantanal, em que personalidades e produtos relacionados á região acabam virando causos e lendas pantaneiras, todas elas narradas em versos de cordel e transformadas em vídeos de animação. As histórias são apresentadas por um personagem criado por Sombra: o Sandoval. Ele é um típico contador de causos pantaneiros – aquelas narrativas fantasiosas e exageradas que tanto animam as rodas de tereré nas fazendas, nos fins de tardes.
No episódio, escrito e ilustrado especialmente para ele, o chef Paulo Machado se vê no coração do Pantanal Sul, envolvido em um curioso torneio de fotografias de onças. E, na competição, seus dotes culinários acabam influenciando – e muito – o resultado da prova.
Vale a pena assistir ao “causo pantaneiro” do Paulo Machado no canal de vídeos do projeto:
O PROJETO STORYTELLING PANTANAL
A missão do Storytelling Pantanal é, não só dar visibilidade a personalidades e instituições ligadas á cultura pantaneira, mas também demonstrar a empreendedores o valor que histórias bem contadas podem agregar aos seus produtos e serviços.
Até agora, no MS, o projeto Storytelling já firmou parcerias com o chef Paulo Machado, com a Charcutaria Pantanal, com o especialista em temperos Theo Gomez, com a vinícola Terroir Pantanal e com o ponto de cultura Sapicuá Pantaneiro, de Aquidauana, um coletivo de artesãs que produzem faixas paraguaias, bolsas e acessórios em tear tradicional.
E, em breve, lá estarão chegando novas histórias . O Storytelling Pantanal está, no momento, alinhavando parcerias com outros importantes players do MS nas áreas de turismo e hotelaria. E Sombra já tem planos para lanças os causos do projeto em um futuro livro.
Mas… e essas histórias? Aconteceram de verdade? Não podemos afirmar com certeza, mas, como todo contador de causos, Sandoval nos garante:
“Quando cravo virar rosa
E coqueiro der guavira,
Sandoval nos conta um causo
E alguém prova que é mentira.”
Aspas chef Paulo Machado:
"Com gratidão, celebro a poesia que une versos e sabores, onde cada palavra é um tempero divertido e que enriquece a alma. Agradeço pela honra de ser parte desse projeto que, assim como um bom prato, combina criatividade e amor em cada linha para público de todas as idades e sem moderação."
Comentários
Postar um comentário