O ator José Araújo será um dos homenageados de 2024
no MA Beach Film Festival
Ele agradece com apresentação de monólogo, que exalta João Cândido, no Quilombo Rumo, em Cururupu
Com 80 anos de idade, o ator, cantor e professor de teatro José Araújo, um dos homenageados no MA Beach Film Festival, interpretará no dia 27/9, sexta-feira, às 19h, o monólogo “João Cândido: Herói do Povo!” no Quilombo Rumo, em Cururupu. O Festival Internacional de Cinema do Maranhão tem como tema a “Ancestralidade Negra & Direitos Humanos no Cinema e na Literatura” e desde o ano passado exibe mais de 50 filmes no litoral ocidental maranhense.
_ Estou muito feliz e agradecido com a homenagem, ao lado da escritora Maria de Lourdes Siqueira, grande personalidade da literatura do Maranhão. É uma honra me apresentar em um dos palcos do Festival, que é o Quilombo Rumo.
O profissional das artes cênicas com mais de 50 anos de carreira ganhou texto escrito especialmente para a data. É assinado pelos dramaturgos Clóvis Corrêa e Alexandre Morcillo com música de Pedro Ivo Frota. A peça narra a história de João Cândido sob a perspectiva de três personagens no palco, apenas com uma cadeira, que durante a apresentação vai servindo de adereço nas cenas.
_ Queremos com o texto e a direção, contar um pouco sobre o “Almirante Negro” que liderou a Revolta das Chibatas, mas também seguir com um roteiro dinâmico para ressaltar o trabalho do ator octogenário, através das camadas dos personagens no solo. Araújo sobrevive da sua arte no teatro, cinema e televisão no Brasil, onde nem sempre se valoriza essa fase da idade – avisa Morcillo, que além de coautor é também o diretor do espetáculo.
José Araújo se reveza em personagens começando como um narrador, que mais parece um griot, contando a história que ainda criança ouvia de seu pai marinheiro, além de personificar o próprio João Cândido. “O espetáculo tem interação com a plateia o tempo todo, reforçando o tema ancestral com muita atualidade nas entrelinhas” – comenta Araújo.
MA Beach Film Festival
O Festival acontece entre os dias 23 e 28 de setembro com mostras competitivas, exibição de filmes, experiências literárias e oficinas de vídeo minuto. Segundo a coordenadora do festival, Milena Carvalho, o evento exibe o resultado das oficinas em sessões exclusivas para quilombolas. “A ideia é colaborar com a preservação e divulgação da cultura local. Assim, as pessoas vão contar suas histórias em filmes, com o olhar e o sentimento de quem vive o dia a dia da cidade”, explicou a cineasta.
O homenageado de 2023 foi o cineasta Clementino Júnior, que é educador audiovisual e ambiental, doutor e mestre em educação. Neste ano, os homenageados são o ator José Araújo e a escritora Maria de Lourdes Siqueira.
José Araújo: o homenageado de 2024 é primo de Heitor dos Prazeres
Nascido em 4 julho de 1944, no Rio de Janeiro, cresceu ouvindo rádio, na época o principal meio de comunicação de massa. O que mais lhe chamava atenção era a diversidade de gêneros musicais, que o rádio lhe proporcionava. Daí começou a se apresentar, cantando no parque de diversão, em São João de Meriti, onde passou parte da sua infância. Sua referência artística foi o primo Heitor dos Prazeres, a quem chamava de tio e pedia bênção, por ser mais velho. Já adulto, percorreu por vários programas de calouros de rádio e TV. Mas foi nos anos 50 no Renascença Clube que se descobriu ator. Atuou na peça Orfeu Negro (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), seguindo em mais de 30 espetáculos teatrais, novelas e séries de TV e cinema.
@josearaujo997 - https://cultne.tv/jose_araujo
Maria de Lourdes Siqueira; quilombola, escritora e doutora
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Comunidades Latino-Americanas pela Nações Unidas CREFAL, Patzcuaro - México. Possui mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Antropologia Social e Etnologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Realizou dois pós-doutorados: um na School of Oriental and African Studies da University of London e outro na University of South Africa.
Foi professora na Universidade Federal da Bahia, Conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e diretora de Estudo e Pesquisa da Fundação Palmares. Tem vasta experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Além disso, atuou como membro da comissão executiva nacional do Movimento Negro Unificado (MNU). Atualmente, é diretora da Associação Cultural Ilê Aiyê.
MA Beach Film Festival
A Yabá Filmes realiza um Festival Internacional de Cinema no Litoral Ocidental Maranhense, com a perspectiva de contribuir para o fomento e fruição, para os setores cultural, artístico e turístico da região. O foco é a economia criativa e desenvolvimento do Polo Floresta dos Guarás, considerando o potencial cenário cinematográfico das cidades litorâneas desta região do Estado do Maranhão.
Cururupu, município do Maranhão
É um dos portais de entrada para a Floresta dos Guarás ou Reentrâncias Maranhenses, no Litoral Ocidental do Maranhão. Cenário de belezas naturais como ilhas, praias, baías, manguezais e palco de manifestações artísticas e culturais como o bumba meu boi costa de mão e o tambor de crioula, além de uma rica culinária com destaque para a peixada e a camaroada. O município preserva também histórias e lendas como a do touro encantado da Ilha de Lençóis e o pequizeiro da mulata, que marcam a memória de cururupuenses, e irá marcar a sua também.
Serviço
MA Beach Film Festival - Ancestralidade Negra & Direitos Humanos no Cinema e na Literatura De 23/9 a 28/9
Homenageado: José Araújo, ator e cantor
27/9, sexta-feira, às 19 horas
Apresentação do monólogo “João Cândido: Herói do Povo!”, de Clóvis Corrêa e Alexandre Morcillo. Música: Pedro Ivo Frota. Direção: Alexandre Morcillo
Local: Quilombo Rumo
Endereço: 12Km da Sede de Cururupu
(Saindo da Sede pela MA Governador Antônio Dino, entra à esquerda da Igreja de São Jorge em direção à Maracujatiua, Tapera de Baixo e Cocal)
Entrada franca
Mais informações:
Produção @yaba_filmes
Comentários
Postar um comentário