Katiúscia Ribeiro é convidada do projeto Terreiros Nômades em
Encontro que reúne escola, família e comunidade na Zona Sul
No dia 28 de setembro, sábado, a partir das 9h, a N’Kinpa - Núcleo de Culturas Negras e Periféricas realiza o Terreiros Nômades - Encontro com a Comunidade com participação da professora e doutora em Filosofias Africanas Katiúscia Ribeiro. O evento é aberto à comunidade local e às demais pessoas interessadas.
No Encontro, a doutora dialoga com a comunidade docente e discente, incluindo funcionários/as, pais, mães, cuidadores/as e responsáveis pelas crianças e adolescentes da EMEF Ana Maria Benetti (onde ocorre o evento) e EMEI Cruz e Sousa. Katiúscia aborda a importância do ensino das epistemologias africanas e afrodiaspóricas para a formação social, cultural e educacional das crianças e dos adolescentes.
A programação começa com café da manhã para os presentes, seguido pela Chegança Artística da Coletiva N’Kinpa - performance poética e teatral criada durante o projeto. Na sequência acontece a roda de conversa com o mestra convidada e os participantes.
Esse evento encerra uma série de quatro encontros com a comunidade escolar, ocorridos durante o ano de 2024, nos quais a N’Kinpa - Núcleo de Culturas Negras e Periféricas vem compartilhando as práticas artísticas-pedagógicas do projeto TERREIROS NÔMADES: Macamba Faz Mandinga - Saberes Afrodiaspóricos nas Corporeidades da Cena, contemplado no 41ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo. O projeto valoriza as culturas africanas, afro-brasileiras e originárias colaborando para a aplicação efetiva das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino das histórias, saberes e culturas africanas, afro-brasileiras e originárias nos currículos do ensino fundamental e médio. As duas escolas envolvidas no projeto são instituições onde essas leis são aplicadas levando a educação antirracista para além do material didático.
N’Kinpa - O Núcleo de Culturas Negras e Periféricas é uma coletiva formada do encontro entre artistas-educadoras/es e agentes culturais negros e negras, dispostos/as e politicamente comprometidos/as a bulir, criar e propor ações contra coloniais para crianças, adolescentes e jovens a partir das cosmovisões africanas, afrodiaspóricas e originárias, visando a implementação das leis federais 10.639/03 e a 11.645/08.
Encontro: Terreiros Nômades - Encontro com a Comunidade
Participantes: EMEF Ana Maria Benetti e EMEI Cruz e Souza
Data: 28 de setembro - Sábado
9h - Café da manhã
9h30 - Chegança artística: Coletiva N’Kinpa
10h - Roda de conversa: Katiúscia Ribeiro
11h30 - Vivência artística coletiva
12h - Almoço
Local: EMEF Ana Maria Benetti
Rua Cruz das Almas, 74 - Vila Campestre. CEP: 04330-060. SP/SP.
Entrada gratuita para todos os interessados. Livre.
Comentários
Postar um comentário