Fundo Positivo lança projetos para promoção dos direitos e igualdade social da comunidade LGBTQIAPN+


Fundo Positivo, organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar projetos que promovem a saúde, os direitos humanos e a inclusão social, atuando como um catalisador de iniciativas que buscam ampliar o acesso a direitos fundamentais, especialmente nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, direitos LGBT+, prevenção e combate ao HIV/Aids, além de apoiar iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero e raça, em parceria com importantes lideranças e organizações sociais, lança uma série de projetos voltados à promoção de direitos e inclusão social para a comunidade LGBT+.
 

Entre as iniciativas, destaca-se o Projeto de Empreendedorismo LGBTQIA+, em parceria com a deputada Erika Hilton, que tem como objetivo capacitar e qualificar 150 pessoas LGBTIQAPN+ em técnicas avançadas de empreendedorismo. Dividido em três fases, a iniciativa oferece desde aulas teóricas e práticas sobre criação de negócios sustentáveis até mentorias avançadas para 75 participantes, visando a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreiras sólidas. Ao final, será desenvolvida uma campanha estadual de conscientização sobre diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, buscando sensibilizar empregadores.
 

Com foco em pessoas adultas LGBTIQAPN+ em situação de vulnerabilidade, como migrantes, pessoas negras, PCDs e 50+, os projetos buscam promover a inclusão, a geração de renda e o resgate da cidadania. As ações terão lançamento no SEBRAE-SP e contarão com o apoio da Rede Integrada de Inclusão Social e Capacitação LGBTIQAP+ (CAPACITRANS). As pessoas interessadas podem se inscrever através do site: https://fundopositivo.org.br/.
 

Outra iniciativa da organização é Projeto Mulheres Empoderadas, que busca garantir o acesso a informações de qualidade, serviços de saúde especializados e suporte abrangente para mulheres cis, trans e travestis.

Em colaboração com a deputada Sâmia Bomfim, a iniciativa visa ampliar o conhecimento de mulheres cis, trans, travestis, e também de homens homosexuais (HSH), sobre direitos sexuais e reprodutivos, acesso a serviços de saúde e práticas seguras no uso de substâncias lícitas. Serão realizadas oficinas criativas com pequenas peças teatrais baseadas nas vivências dos participantes.
 

O projeto circulará pelas cinco regiões de São Paulo, incluindo o centro da capital e pontos de sociabilidade LGBTQIA+, como a Barra Funda e Indianópolis. As atividades também serão ampliadas para a Baixada Santista, em cidades como Guarujá e Santos, durante os finais de semana e temporadas nas praias. Além disso, a ação ainda terá oficinas de glitter biodegradável, promovendo a sustentabilidade ambiental e a geração de renda.

Os projetos reforçam o compromisso do Fundo Positivo em criar soluções que impactam positivamente a comunidade LGBT+, promovendo igualdade, inclusão e desenvolvimento social.
 

Sobre o Fundo Positivo

Fundo Positivo é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar projetos que promovem a saúde, os direitos humanos e a inclusão social de grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil. Desde a sua criação, o Fundo tem atuado como um catalisador de iniciativas que buscam ampliar o acesso a direitos fundamentais, especialmente nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, direitos LGBT+, prevenção e combate ao HIV/Aids, além de apoiar iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero e raça.

Por meio de parcerias com organizações da sociedade civil, empresas e governos, o Fundo Positivo se compromete a financiar e apoiar projetos inovadores que impactam diretamente as comunidades locais. Sua missão é garantir que os recursos cheguem àqueles que mais precisam, promovendo o empoderamento, a conscientização e a transformação social.
 

Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento de soluções de longo prazo, o Fundo Positivo acredita que a inclusão e a igualdade só são possíveis através da criação de oportunidades justas e do acesso universal a serviços essenciais. Além disso, a organização trabalha para fortalecer a capacidade das entidades que atuam nas bases, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas lideranças nas comunidades beneficiadas.


Comentários