Gratuito! Confira a programação das Fábricas de Cultura para se divertir nas periferias e RMSP
Durante o mês de setembro, o público poderá se divertir com atividades que exploram diversas linguagens artísticas. A programação conta com interpretação em Libras
Moda, música, dança, teatro, circo e tantas outras linguagens vão ocupar as Fábricas de Cultura - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - ao longo de setembro para divertir crianças, jovens e adultos nas zonas norte e sul da cidade, em Diadema e Osasco.
Mas toda essa diversão também vem com a inclusão. O programa Fábricas de Cultura oferece em boa parte de suas programações a acessibilidade em Libras (indicações na parte final do release - serviço). E no mês em que se celebra o
Dia Nacional do Surdo (26/09), as unidades também realizam bate-papos e exposições para fortalecer este compromisso.
A seguir, alguns destaques do mês de setembro. Toda a programação é gratuita.
Circuito de batalhas de Mc’s
Em setembro, algumas Fábricas de Cultura recebem as seletivas das zonas norte e sul do circuito paulista de Batalha de MC. O evento reúne MC’s que participaram das seletivas entre junho e julho, e agora se apresentarão para o público. No dia 28, sábado, às 17h, acontece a edição da zona oeste na Fábrica de Cultura Osasco.
Zona sul
E para quem é curioso sobre o universo da Língua Brasileira de Sinais, no dia 21, sábado, às 19h, a unidade Jardim São Luís realiza a exibição do documentário “Visões em Movimento” e um bate-papo sobre inclusão e acessibilidade no Brasil com a tradutora e intérprete de Libras Rosimeire Santos, a designer de moda Raquel Dias e o pedagogo Maycon Mouro, ambas pessoas surdas.
Zona norte
Na Vila Nova Cachoeirinha, o público poderá ter mais contato com a cultura surda a partir da videoinstalação Palavras Cruzadas, de Daniel Lima, através de vídeos protagonizados por pessoas surdas que estão atuando em diversas lutas sociais. São 12 vídeos que ficarão expostos no dia 24, terça-feira, às 14h. O evento também contará com a participação de Edinho Santos, surdo, pedagogo, ator e poeta com destaque na cena dos Slams em São Paulo.
Já no Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, acontece a realização coletiva da instalação permanente em Permacultura no dia 21, sábado, a partir das 10h. No formato de horta, a instalação permitirá trocas contínuas de conhecimentos e práticas de atividades ligadas ao meio ambiente.
O sábado (21), às 15h, segue animado na Fábrica de Cultura Jaçanã com a apresentação do espetáculo “A Sílfide” da Cia. de dança Lonan. A obra é uma remontagem contemporânea do clássico “La Sylphide”, com direção de Hélio Lima e Pretah Thaís, e narra a história de James e sua paixão pela enigmática Sílfide. Já no dia 25, quarta-feira, às 15h, é a vez do circo com o "Estupendo Circo di SóLadies", que apresenta adaptações de cenas clássicas do circo tradicional, levando em conta o universo feminino em sua trajetória cômica.
Ainda no dia 25, mas na Fábrica de Cultura Brasilândia, a cia. Ballet de Cegos, sob direção de Fernanda Bianchini, apresenta o espetáculo "Olhando para as estrelas", produção integrada com uma vivência que possibilita os participantes interagir com a prática, levando a inclusão através da arte para todos. A apresentação será às 14h. E a agenda na zona norte termina com o espetáculo "Escolhas” de Juliana Bordallo, palhaça há 21 anos, no dia 27, sexta-feira, às 9h. Na peça, a palhaça Flóris da Silva mergulha nas memórias mais profundas em busca de respostas para seus problemas.
Região Metropolitana
O grupo Chemical Funk apresenta o espetáculo Funk, ancestralidade e revolução no dia 27, sexta-feira, às 15h, na Fábrica de Cultura Osasco. A produção apresenta o ritmo como um movimento de liberdade em que o público é convidado para mergulhar em viagem musical no tempo, unindo música, teatro e funk.
Está aberta para visitação a exposição Retrospectiva Jorge Vargas na Fábrica de Cultura Diadema. A exposição reúne obras escultóricas de diversas épocas e temáticas para contar um pouco da trajetória de Jorge Vargas, escultor radicado em Diadema. As obras trazem referências a origens do escultor, à cultura andina, à escultura renascentista religiosa, e à cultura brasileira, pop e contemporânea. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de outubro e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 17h.
Bibliotecas
Você sabia que as bibliotecas das Fábricas de Cultura têm a própria agenda cultural? São diversas atividades mensais que unem literatura, jogos, contações e bate-papos com o objetivo de mostrar como os livros podem ir além das páginas. Confira algumas atividades que vão circular pelas unidades:
A Game e Arte convida o público para conhecer o Afrogame Orê, um jogo de arcade no formato de quebra-cabeças que aborda a amizade entre uma mãe e sua filha enquanto resgatam a própria ancestralidade. Outra opção é a oficina Jornada sonora, ministrada pelo musicoterapeuta Daniel Navaro. Utilizando um tabuleiro musical, os participantes serão incentivados a criarem de forma coletiva uma composição musical.
Além disso, será possível aprender os elementos básicos da música como ritmo, melodia e harmonia. E o coletivo Brotando em Mim irá oferecer a oficina Meu primeiro livro de rimas, levando o aprendizado sobre as diferentes formas de poesia, dentre elas a rima, para criarem um livro também com ilustrações.
Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
Estupendo Circo di SóLadies (foto de Karime Xavier) |
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Fábrica de Cultura Osasco
Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Dança
Funk, ancestralidade e revolução com Chemical Funk
27/09, sexta-feira, às 15h | Livre.
Música
Circuito Paulista de Batalhas de Mc
28/9, sábado, às 17h
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270
Cinema
Vídeo instalação Palavras Cruzadas
24/09, terça-feira, das 14h às 15h | Livre | Libras
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530
Audiovisual
Visões em movimento: inclusão e acessibilidade no Brasil
21/09, sábado, das 19h às 22h | Livre | Libras
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180
Escultura
Exposição Retrospectiva Jorge Vargas
Visitação até 12/10, de terça a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 17h | Livre
Núcleo Taipas - Fábrica de Cultura Brasilândia
Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640
Cultura Indígena
Dia da Árvore: instalação em permacultura
21/09, sábado, das 10h às 17h | Livre
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010
Dança
Lonan Companhia apresenta: A Sílfide
21/09, sábado, das 15h às 16h | Livre | Libras
Circo
Estupendo Circo di SóLadies
25/09, quarta-feira, 15h às 16h | Livre | Libras
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300Dança
Cia. Ballet de Cegos apresenta espetáculo "Olhando para as Estrelas"
25/09, quarta-feira, das 14h às 16h | Livre | Libras
Circo
Espetáculo Escolhas
27/09, sexta-feira, das 9h às 10h30 | Livre | Libras
BIBLIOTECAS
Afrogame Orê com Game e Arte
Fábrica de Cultura Brasilândia | 18/09, quarta-feira, das 10h às 12h
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | 18/09, quarta-feira, das 14h às 16h
Jornada sonora: aventura no tabuleiro musical
Fábrica de Cultura Iguape | 20/09, sexta-feira, das 14h30 às 16h30
Meu primeiro livro de rimas com Coletivo Brotando em mim
Fábrica de Cultura Jardim São Luís | 19/09, quinta-feira, das 14h30 às 16h
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | 24/09, terça-feira, das 14h às 15h30
----------
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 20h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Núcleo Taipas, de terça a sexta, das 9h às 21h30
Unidade Jaçanã, das 9h às 21h
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h, com exceção do Núcleo Taipas que abre das 9h às 17h30.
Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
-----------
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Poiesis – Superintendente de Comunicação e Desenvolvimento Institucional
Renata Schermann
Coordenadora de Comunicação
Angela Kina
Comentários
Postar um comentário