(18 e 19/09) Dois curtas metragens produzidos com recursos da Lei Paulo Gustavo pelo Núcleo Audiovisual de Socorro, o NAVS, serão exibidos dentro da programação do 10º EMACS

 CINE EXIBIÇÃO – NAVS

Núcleo Audiovisual de Socorro



Dois curtas metragens produzidos com recursos da Lei Paulo Gustavo pelo Núcleo Audiovisual de Socorro, o NAVS, serão exibidos dentro da programação do 10º EMACS, Encontros de Música e Artes, do Conservatório Municipal Maestro Luiz Gonzaga Franco.

As exibições acontecerão na Biblioteca Municipal, nos dias 18 e 19 de setembro, sempre as 19h. Os dois curtas são documentários com temáticas ligadas à cultura, história, personalidades e tradições socorrenses. Após a exibição, a plateia poderá fazer perguntas sobre os temas e a produção dos filmes à toda a equipe do NAVS.

O filme “Lino Guedes: A história não se apaga” conta a história do poeta, escritor e jornalista nascido em Socorro. Lino Guedes foi pioneiro na literatura negra no período pós escravidão e atuou intensamente na imprensa negra no começo do século passado. O documentário de 33 minutos resgata a história de Lino e propõe uma reflexão sobre a negritude no Brasil, com participações de JR Queiroz, neto do poeta e Tawane Guedes, bisneta do poeta, estudiosos da obra de Lino e moradoras e moradores Socorrenses. O filme apresenta Fábio Aparecido de Assis Oliveira no elenco, performances de Vell Maria e músicas interpretadas por Ricardo Luanda, Bertáli Vocalista, Cellia Nascimento e Kléber Ribeiro.

Já o curta “ Mãos de Socorro” apresenta uma leitura poética dos diversos trabalhos e atividades manuais que são produzidos diariamente no município. A partir da proposta de Simone Saul, editora convidada do projeto, o filme traz uma colagem de imagens em detalhes das mãos junto com a trilha sonora autoral. Estão representadas as mãos que produzem artesanato, que colhem o café, que fazem música, que pintam, que varrem, que criam e muito mais.

O Núcleo Audiovisual de Socorro é um grupo formado atualmente por Rafael Bertelli Sartori, César Farias, Hiroyshi Torres Ishikawa, Jarine Sass, Katia Mazolini, Marcos Farias, Rodolfo Boccia “Cão” e Thiago Barros. Os projetos começaram a ser elaborados em novembro de 2023 e a pré-produção a partir da aprovação e liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo em janeiro de 2024. Foram feitas pesquisas, entrevistas prévias, elaboração dos roteiros, produção, captação de imagens e entrevistas, edição, videografismo, tratamento de cor, trilha sonora, mixagem e masterização, até a finalização dos filmes. Ambos os documentários serão lançados futuramente em versões totalmente acessíveis para pessoas com deficiência através dos recursos de Audiodescrição, Libras e Legendas para pessoas Surdas e Ensurdecidas (LSE). As versões com e sem acessibilidade estarão disponíveis livremente online, após a exibição no Centro Cultural.

O intuito do Núcleo Audiovisual de Socorro é promover o resgate e preservação da história e tradições socorrenses, além de fomentar o setor audiovisual da cidade. Para isso, foram oferecidas, gratuitamente, como contrapartida dos 

projetos, oficinas ministradas por seus nove integrantes para estudantes da rede estadual de ensino. Nos encontros realizados na escola José Franco Craveiro, a equipe do núcleo forneceu explicações teóricas e técnicas, exercícios de prática com realização de curtas produzidos pela turma de estudantes e exibição os documentários.

Comentários