Polentaço evoca raízes gastronômicas em Monte Belo do Sul

 


Polentaço evoca raízes gastronômicas em Monte Belo do Sul

 

De sexta a domingo, município oferece diferentes tipos de preparo da iguaria típica da Serra




 

Com programação a partir desta sexta-feira (2) à noite, Monte Belo do Sul inicia a 12ª edição do Polentaço, exaltando um dos mais simbólicos pratos herdados da imigração italiana na região. Ao longo do final de semana, a polenta e seus diversos preparos e acompanhamentos se configuram no atrativo principal para visitar o município serrano.
 

Nesse circuito, dois momentos em especial atraem a atenção para quem for degustar o prato-raiz da região, na Praça Padre José Ferlin, no centro da cidade. No sábado (03), às 16h45min, e no domingo (04), às 14h30min, a organização do evento promove o tombo da polenta gigante, quando a saborosa e nutritiva mistura de farinha de milho, água e sal é entornada e distribuída em porções ao público. Em cada dia, 800kg serão preparados e depois servidos nesse ato simbólico.
 

Além dessa tradicional atração, neste ano, uma das novidades do Polentaço será um espaço gastronômico voltado ao consumo da estrela da festa. No salão paroquial, um restaurante comercializará no final de semana, entre 11h e 15h, polenta mole servida com diferentes molhos, polenta brustolada acompanhada de queijo, salame e até geleias, além de polenta frita. Quem quiser mais comilança tem! O público poderá comer sua polenta adicionada de outras delícias típicas como galeto, massa e fortaia.
 

Outra particularidade do evento é um atrativo ao olhar. As esculturas de polenta, confeccionadas pela comunidade monte-belense, trazem um toque inusitado e, ao mesmo tempo, artístico ao Polentaço, ficando expostas para apreciação – e surpresa – do público.
 

A festa, ainda, é uma forma de conhecer a vocação enogastronômica da pequena cidade. Empreendimentos locais, reunidos na praça, também oferecerão polenta e outras gostosuras culinárias, bem como vinhos e espumantes e itens da agroindústria e do artesanato locais. E, claro, tudo isso fica ainda melhor na companhia das atrações artísticas programadas para os três dias da festa, que ocorre em concomitância com a 10ª Festa do Agricultor. Grupos de cultura típica, corais e artistas como Gaúcho da Fronteira animam o público.
 

O 12º Polentaço e a 10ª Festa do Agricultor têm realização do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, com apoio cultural do Sicredi, Farinha Burati e ‘Monte Belo – Destino Turístico’. O patrocínio é de Dumar, Vinícola Cavalleri, Multimóveis, Dalmóbile e Adega da Serra, com financiamento do Pró Cultura RS – Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

 

Serviço

O quê: 12º Polentaço

Quando: dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024

Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

 

Programação:

Sexta-feira, dia 2

18h30 - Grupo Vicentino

19h30 - Luíza Barbosa e banda

21h30 - Banda Champion

 

Sábado, dia 3

12h30 - Caroline Razador – Show Inclusivo

13h30 - Orquestra de Sopros de Faria Lemos

14h - Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho

15h - Ragazzi Dei Monti

16h45 - Tombo da Polenta Gigante

17h - Quarteto New Orleans

18h30 - Grupo de Picolli Balerini

19h30 - Grupo Toni Boni (Estado do ES)

22h - Gaúcho da Fronteira

 

Domingo, dia 4

12h - Coral Municipal Musicando Melodias, Coral Juvenil e Coral Infantil Alegria de Cantar

13h - Família Almeida

13h - Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho

14h30 - Tombo da Polenta Gigante

14h45 - Thainá e Thairine – Família Azzolini

16h45 - Grupo de Danças Ballo D'Italia

17h - Banda Nova

Comentários