66º Festival Santista de Teatro começa nesta sexta-feira (23/8)

 FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO [FESTA] ATINGE SUA 66ª EDIÇÃO EM

2024 E OCUPA TEATROS E ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE DE 

DE 23 DE AGOSTO A 1 DE SETEMBRO, COM MAIS DE 70 ATRAÇÕES

 

Abertura será dia 23 de agosto, no Teatro Sesc Santos, às 20h, com o espetáculo-solo  “Ficções”, com Vera Holtz. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no site www.festivalsantistadeteatro.com.br

 


 
 

 

Entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro a cidade de Santos (SP) recebe o 66º Festival Santista de Teatro  [FESTA65], mais antigo festival de artes cênicas em atividade no Brasil e Patrimônio Imaterial Cultural do município. Realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, o evento, gratuito, terá o tema ‘Teatro do Mangue à Maresia' e reúne obras de variados gêneros e formatos, para o público adulto e infanto-juvenil, em espaços convencionais, alternativos e de rua.

 

A programação de mostras oficiais (Regional, Estadual e Nacional) contempla 28 espetáculos e, além destes trabalhos, o evento também contará com uma extensa Mostra Paralela, totalizando mais de 70 atrações durante os dez dias de Festival.

FESTA 66 conta com as parcerias do Sesc Santos, SESI, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Santos e Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de SP, através do Programa de Ação Cultural (ProAc) Edital 40/2023.

Abertura - O espetáculo de abertura do [FESTA66] é “Ficções”solo de Vera Holtz com direção de Rodrigo Portella. A sessão, pela Mostra Nacional, acontece no dia 23 de agostosexta-feira, às 20h, no Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida), com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria da unidade, a partir das 10h, no dia da apresentação.

 

Sucesso de crítica e público, a montagem – que rendeu à atriz o Prêmio Shell de Teatro em 2023 - é inspirada no livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Harari. A dramaturgia de Portella traça paralelos entre a obra e a capacidade humana de criar e acreditar em ficções - deuses, dinheiro, nações – e, ainda assim, a insegurança de nossa espécie, mesmo alçada à condição de “dona” do planeta.

 

Mostras Oficiais

 

Mostra Regional conta com dez espetáculos, selecionados através de um processo de curadoria coletiva. São eles“Calma e Constância” (Coletivo Valsa Pra Lua, de Cubatão)“O Plano” (Cia. Trilha, de São Vicente)“Escarcéu” (Cia Etra, de Santos)“Alice Interrompida” (O Coletivo, de Santos)“Titânia” (Cia. Circo Rebote, de Praia Grande)“Menina Rabeca, Onde Vive O Mar” (Cia. Burucutu, de Itanhaém)“Democraceria Ltda” (Trupe Olho da Rua, de Santos)“O Baú de Candoca” (TEP – Teatro Experimental de Repertório, de Santos)“A Gaiola - O Musical” (Apolo Entretenimento, de São Vicente) e “Proibiram O Amanhã e Outras Drogas Menos Intensas” (Alvorada Cultural, de Santos).

 

Já a Mostra Estadual terá 16 espetáculos:  “O Caminho do Sol”, com o Núcleo Vamos de Teatro (Vinhedo – SP); “Hoje Godot Não Vem”, com a Cia. Caravan Maschera (Atibaia – SP); “Cícera”, com o Grupo Contadores de Mentira (Mairiporã – SP); “Uenda/Congembo”, com o Coletivo Ponte Elemento Per (Santo André - SP); “Os Quatro Cantos de Elpídio”, com a Cia. Navega Jangada (São Paulo – SP); “Planeta Só Terra”, com A Tua Cia (Ribeirão Preto – SP); “Sabiás do Sertão”, com a Cia. Cênica (S. J. do Rio Preto – SP); “Revolução dos Bichos”, da Cia. Apocalíptica (S. J. do Rio Preto - SP); “Como Se Fosse”, com o Grupo Matula Teatro (Campinas – SP); “Super Tosco”, com a Cia. Rosa dos Ventos (Presidente Prudente – SP); “Levante”, da Cia. Corpo Rastreado (São Paulo – SP); Fubá – Uma Receita para o Tempo”, com o Impacto Agasias Grupo de Teatro (São Paulo – SP); “Pagú, Anjo Incorruptível”, com o Núcleo Toada (São Paulo – SP); “Corpo Máquina”, com a Cia. Robo Art (S. José do Rio Preto – SP); “Máquinas do Mundo”, de José Miguel Wisnik (São Paulo-SP); e “Aviso Prévio”, com a Cia. Dois de Teatro (São Paulo – SP).

 

Completando as mostras oficiais, a Mostra Nacional apresenta, além de “Ficções”, o espetáculo “Billie Holiday, A Canção – Um Espetáculo à Cor da Pele”, de Hunald de Alencar, com interpretação da atriz Tânia Maria.

 

 

Mostra Paralela

 

A programação paralela do [FESTA66] contempla diversas linguagens artísticas e dialoga com as mostras oficiais. As atividades incluem lançamentos de livros, com temáticas que vão desde a trajetória de Patrícia Galvão, até o movimento teatral nas periferias brasileiras; bate-paposensaios abertosoficinas e laboratórios de dramaturgia (com inscrições gratuitas pelo link https://encurtador.com.br/gSzZa), exposições, auditours, exibição de filmes apresentações musicais.

 

A edição também será marcada pelo lançamento do projeto do monumento " Pagu & Herculano", escultura do artista Luis Garcia Jorge em homenagem às lutas de Pagu. A obra retrata a prisão de Patrícia Galvão, em 1932, na Praça dos Andradas, durante uma manifestação ao lado  dos estivadores. Na ocasião, o trabalhador portuário e homem negro  Herculano foi assassinado pela polícia de Getúlio Vargas. Levada à Cadeia Velha, Pagú tornou-se a primeira mulher presa por razões políticas no país. 

Mais informações e programação completa em www.festivalsantistadeteatro.com.br

Sobre o Festa

Em 1958, a partir da idealização e incentivo de Patrícia Rehder Galvão, a Pagú (19101962); que à época trabalhava como jornalista e também promovia cursos de Arte Dramática, foi realizado o I Festival de Teatro Amador Para Santos e Litoral.

No ano seguinte, o Departamento de Cultura da cidade teve a iniciativa de trazer o II Festival Nacional de Estudantes para Santos, reunindo mais de 800 estudantes, dezenas de críticos e jornalistas de todo o país. Palcos foram erguidos e a infraestrutura da cidade foi colocada à disposição do evento, o maior da época. 

 

A partir deste movimento, fortalecido ao longo dos anos 1960 e início dos anos 1970, manteve-se vivo todo o universo da cultura através do teatro, enfrentando e ludibriando a censura, entre outros desafios impostos à época.

 

No resgate da memória  temos profissionais como Plínio Marcos, Gilberto e Oscar Von

Pfuhl, Greghi Filho, Gilberto Mendes, Serafim Gonzalez, Lizete Negreiros, Cleide Queiroz, Ney Latorraca, Jonas Mello, Jandira Martini, Rubens Ewald Filho, Bete Mendes, Sérgio e Cláudio Mamberti e Toninho Dantas, entre outros. 

 

Hoje o FESTA – Festival Santista de Teatro segue uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista e consta no Calendário Municipal de eventos da Cidade, reinventando-se anualmente e inspirando trabalhos acadêmicos. Não à toa, o teatro se tornou referência aos demais segmentos artísticos do litoral paulista, não só pelas ações em torno do festival, como também nas pautas de construção de políticas públicas para cultura nas cidades da Baixada Santista.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 de agosto | Sexta-feira

 

19h30             Cerimonial de Abertura | Teatro do Sesc Santos


20h00             Mostra Nacional     

“Ficções”, com Vera Holtz | Teatro do Sesc Santos

 

22h00            Mostra Estadual

“Máquinas do Mundo” | Casa da Frontaria Azulejada

 

Dia 24 de agosto | Sábado

 

09h00             Atividade Formativa

Caminhada dos Quilombos Históricos de Santos  | Pátio da CET    

 

09h00            Atividade Formativa

“Viewpoints”, com Luah Guimarães | Teatro Guarany

 

13h00 | 14h30 | 16h00 e 17h30   
                        Mostra Estadual

“Planeta Só Terra | Emissário Submarino        

 

15h00             Lançamento de Livros      

- Cadernos de Pagu – Manuscritos Inéditos de Patrícia Galvão”, organização de Lúcia Teixeira

-“Breves Apontamentos Sobre o Teatro Das Nas Pelas Periferias Brasileiras”,

organização de Alexandre Mate

-  “20 Anos Da Trupe Olho da Rua: Um Coletivo Teatral Nascido às Margens do Atlântico Santista E Em Andanças Pelos Espaços Públicos do Brasil”, organização de Alexandre Mate

- “Montecla! A Terrível E Inesperada Jornada De Um Palhaço Sonhador”, de Tales Ordakji.

- Leitura Encenada – “Vila Socó”, com o Coletivo 302

- Projeto Leia Santos  | Casa Das Culturas

                       

 15h30           Mostra Paralela

Bate-papo com Gilson de Mello Barros, do Grupo TEP | Cadeia Velha

 

 18h00           Mostra Paralela

Ensaio Aberto “Vila Belmiro”, com o Grupo TEP | Cadeia Velha

18h30             Mostra Paralela

                        Abertura da Exposição “Pega Visão”, de Kelly Jandaia | Teatro Guarany

 

19h00 | 21h00

                        Mostra Paralela

                        Encontro de Corais – “Chico E Elas” | Teatro Guarany

 

20h00            Mostra Regional

                        “O Plano”, com a Cia. Trilha | Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo

 

20h00            Mostra Estadual

                        “Máquinas do Mundo”, de José Miguel Wisnik | Casa da Frontaria Azulejada

 

22h00            Ocupação Urbana de Artes Integradas

                        A Praça É Nossa | Praça dos Andradas

 

22h00            Mostra Paralela

                        “Aperreável nº 9”, com Arthur Scovino | Jarô Ateliê

 

Dia 25 de agosto | Domingo

 

13h00            Mostra Paralela

                        “Estou Bem Aqui e Lembrei de Você”, audiotour com Em Bando Coletivo

Museu do Café

 

15h30            Mostra Regional

                        “Alice Interrompida”, infanto-juvenil com O Coletivo | Praça da República

Museu do Café

 

17h00            Mostra Paralela

                        “Estou Bem Aqui e Lembrei de Você”, audiotour com Em Bando Coletivo

Fonte do Itororó (Monte Serrat)

 

17h00            Atividade Formativa

                        Workshop: “As Dramaturgias da Cena”, com a Cia. Apocalíptica | Teatro Guarany

 

19h00            Mostra Regional

                        “Proibiram O Amanhã E Outras Drogas Menos Intensas”, com Luan Assunção  Teatro Rosinha Mastrângelo

 

20h00            Mostra Estadual

                        “Máquinas do Mundo”, de José Miguel Wisnik | Casa da Frontaria Azulejada

 

21h00            Mostra Paralela

Sarau da Vila + Exposição Multimídia “Vila do Teatro – 12 Anos”Shows com: As Abacateiras, Diego Alencikas e Lelê Lotus. DJ: Jô Discolada. Anfitriã: Shey Lona | Vila do Teatro

 

Dia 26 de agosto | Segunda-feira

 

14h30 | 20h00

                        Mostra Estadual

                        “A Revolução dos Bichos”, infanto-juvenil com a Cia. Apocalíptica

                        Teatro Guarany

 

18h00 | 21h00

                        Mostra Estadual

                        “Levante”, com a Cia. Corpo Rastreado | Teatro Municipal Braz Cubas  

 

Dia 27 de agosto | Terça-feira

 

13h00            Atividade Formativa

                        Oficina “Dramaturgias das Dissidências”, com Andrezza Czech | Vila do Teatro

 

 14h00           Atividade Formativa

                        Laboratório de Dramaturgia “Palavras Tiradas do Mangue”, com Vitor Biazin

                        Teatro do Sesi Santos 

 

 16h00           Atividade Formativa

                        Oficina “Música Como Narrativa no Teatro Popular”, com a Cia. Navega Jangada

                        Teatro Guarany

 

 20h00           Mostra Estadual

“Ueda Congembo (Morrer)”, com  Ponte Elemento Per | Teatro de Arena
Rosinha Mastrângelo

 

 21h00           Mostra Paralela

                        “Giz”, com a cia. Teatro Em Brasa | Teatro Guarany

 

Dia 28 de agosto | Quarta-feira

 

15h00 | 20h00

                        Mostra Estadual

                        “Os Quatro Cantos de Elpídio”, com a Cia. Navega Jangada

                        Teatro Guarany

 

21h00             Mostra Paralela

                        Batalha de Rimas / “Batalha da Conselheiro” + DJ Augustinho | Vila do Teatro

 

Dia 29 de agosto | Quinta-feira

 

14h00            Atividade Formativa

                        Laboratório de Dramaturgia “Palavras Tiradas do Mangue”, com Vitor Biazin

                        Teatro do Sesi Santos 

 

15h00            Mostra Paralela

                        “O Mergulho” – Circo | Cadeia Velha de Santos

 

19h00            Mostra Paralela

                        “Desconcerto” – Circo | Cadeia Velha de Santos

 

 20h00           Mostra Paralela

                        “O Afiador de Facas”, ópera de P. Schlochauer – Orquestra Municipal de Santos

Teatro Municipal Brás Cubas

 

 20h00           Mostra Regional

                        “A Gaiola, O Musical ”, com Apolo Entretenimento | Teatro Guarany

 

Dia 30 de agosto | Sexta-feira

 

15h00            Atividade Formativa

                               Oficina “Quem Borda Um Ponto, Narra Um Conto ”, Impacto Agasias | Vila do Teatro  

 

15h00            Mostra Estadual

                               “Hoje Godot Não Vem”, infanto-juvenil com Cia. Caravan Maschera  | Teatro do SESI

 

Comentários