Sesc Consolação celebra o Dia Nacional do Passinho com atividades gratuitas em julho

  

Sesc Consolação celebra o Dia Nacional do Passinho
com atividades gratuitas em julho 

 

CH, Clau de Luna, Jô Gomes, Laranjinha Maneirin e Vitinho do Passinho são as pessoas convidadas da programação, que inclui aulas abertas, oficinas educativas, batalhas de passinho entre Rio de Janeiro e São Paulo, além da exibição do documentário "A Batalha do Passinho", de Emilio Domingos 
 

CH – foto: Ruan Oliveira; Laranjinha – foto: Regiane Morabito; Jô Gomes – foto: Heera Art; Clau de Luna – foto: Gabrielle Santos; Vitinho do Passinho – foto: Rafael Freire

 

Imagens para divulgação: acesse o link 

 

No mês de julho, o Sesc Consolação celebra o Dia Nacional do Passinho, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro, com uma extensa programação dedicada à dança. Com aulas abertas, oficinas, bate-papo, batalhas de passinho e sessões de cinema, a programa destaca o Passinho como expressão de resistência e identidade das comunidades urbanas periféricas, com o intuito de promover e difundir sua importância cultural não apenas localmente, mas também nacionalmente.

 

A programação começa com as aulas abertas “Passinho| Funk”, aos sábados à tarde, a partir de 6/7, com dançarinos do RJ, SP, PE e MG. Nos dias 10 e 11/7, haverá uma aula aberta para educadores intitulada “Funk e Passinho: Cultura de Resistência Preta”, ministrada por Jô Gomes. No dia 12/7, a programação inclui as aulas abertas: "Vem no Passinho" com batalha de Passinho, e "Passinho para mulheres" com Celly IDD, além do bate-papo “Mulheres no Passinho” com Celly IDD, Clau de Luna e Jô Gomes. Para encerrar a programação do mês, haverá a batalha "Vem no Passinho | Batalha de Passinho (RJxSP)" entre dançarinos do Rio de Janeiro e São Paulo, com DJ Seduty e MC ao vivo, no dia 27/7; e a exibição do documentário "A Batalha do Passinho", dirigido por Emilio Domingos, nos dias 24 e 31/7.

 

Sobre o Passinho 

O Passinho é uma dança que mistura break, frevo, samba e capoeira, originada nos bailes do Complexo do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado, o Passinho se popularizou devido ao seu potencial identitário com as comunidades urbanas periféricas e sua capacidade de incorporar diversas manifestações regionais. Essa dança vibrante não só reflete, mas também critica a sociedade em que foi criada, abordando questões de racismo, machismo, homofobia e elitismo. Hoje, o Passinho é uma expressão cultural importante das favelas, promovendo lazer, entretenimento, geração de emprego e renda, e o empoderamento da juventude negra, pobre e periférica.

 

Acompanhe a programação completa: 

aula aberta 

Passinho| Funk 

Com CH, Clau de Luna, Vitinho do Passinho e Laranjinha Maneirin

Todo mês, o projeto Vem Dançar oferece aulas abertas de dança nas tardes de sábado. Em julho, os participantes aprenderão as bases do Passinho, incluindo seus principais movimentos, nomenclatura, história, técnica de improviso e sequências, com dançarinos do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. O Passinho é uma dança predominantemente praticada e desenvolvida por jovens, majoritariamente negros, que vivem por jovens negros de comunidades, que enfrentam discriminação e marginalização de sua cultura.

 

É necessário guardar seus pertences no armário com cadeado, disponível para compra na Loja Sesc.

 

06/07: CH (Oficina Passinhos de SP)

13/07: Clau de Luna (Oficina Passinho do Brega Funk - PE)

20/07: Vitinho do Passinho (Oficina Passinho do Malado - MG)

27/07: Laranjinha Maneirin (Oficina Passinho Foda - RJ) + Batalha

 
6 a 20/7, sábados, das 14h30 às 16h30 - SALA DE GMF (5º andar) 

27/7, sábado, das 14h às 16h - CONVIVÊNCIA (Térreo) 
Classificação: 12 anos 
GRÁTIS – Sem retirada de ingressos 

Vagas limitadas.

 

oficina aberta para educadores 

Funk e Passinho: Cultura de Resistência Preta 
Com Jô Gomes

Oficina teórica e prática voltada para educadores sobre o Funk, a dança Passinho e a história de resistência preta por meio desta cultura nos diversos Passinhos no Brasil. Composta por duas aulas de duas horas, a oficina contextualiza e ensina as movimentações básicos de Passinhos como Foda (RJ), Romano, Maloka, Magrão, Megão (SP), Malado (MG) e Brega Funk (PE).

 

Na primeira aula, os participantes aprenderão sobre a história do Funk brasileiro, a criminalização do gênero e fases do Funk no Brasil, com prática de ritmos como Baile Charme, Dancinha e Passinho Foda do Rio de Janeiro. Na segunda aula, serão abordados dados estatísticos sobre Funk, produções acadêmicas e apropriação cultural, além da prática dos diferentes estilos regionais de Passinho.

10 e 11/7, quarta e quinta, das 19h30 às 21h30  

SALA ÔMEGA (8º andar) 
Classificação: 16 anos 
GRÁTIS – Inscrições on-line no
 site e pelo App Credencial Sesc SP. 

 

aula aberta 

Passinho para mulheres 
Com Celly IDD

Aula aberta de dança Passinho com Celly IDD, voltada para mulheres. A dança e manifestação é predominantemente praticada, desenvolvida e aprimorada por jovens, negros/as de favelas, especialmente na corporeidade feminina. Durante a atividade, é necessário guardar os pertences no armário com cadeado, disponível para compra na Loja Sesc.

12/7, sexta, das 16h30 às 18h30 
CONVIVÊNCIA (Térreo) 
Classificação: 12 anos 
GRÁTIS – Sem retirada de ingressos 

Vagas limitadas 

 

bate-papo 

Mulheres no Passinho 

Com Celly IDD, Clau de Luna e Jô Gomes

O bate-papo aborda a presença feminina nas batalhas Passinho, destacando discussões de gênero e as transformações geradas pela atuação das mulheres em um cenário tradicionalmente masculino.

12/7, sexta, das 19h às 20h  

CONVIVÊNCIA (Térreo) 

Classificação: 12 anos 

GRÁTIS – Sem retirada de senhas 

 

aula aberta 

Passinho| Funk  

Com Clau de Luna

Aula aberta de Passinho/Funk, uma dança e manifestação predominantemente praticada, desenvolvida e aprimorada por jovens negros/as de comunidades, que enfrentam discriminação e marginalização de sua cultura.

12/7, sexta, das 20h às 21h  

GINÁSIO VERMELHO (2º andar) 

Classificação: 12 anos 

GRÁTIS – Sem retirada de senhas 

intervenção

Vem no Passinho | Batalha de Passinho (RJxSP)  

Com Jô Gomes

Batalha de passinho entre dançarinos do Rio de Janeiro e de São Paulo, com a presença do DJ Seduty e MC ao vivo. O evento contará com 4 dançarinos de cada estado, 3 jurados, MC e DJ ao vivo. Esta batalha-show permitirá ao público conhecer como é uma batalha de passinho dessas duas cidades. Serão batalhas individuais com pessoas que são referências em suas respectivas cenas. Para o público externo interessado em participar poderá se inscrever no momento da atividade.

27/7, sábado, das 16h às 17h30 

CONVIVÊNCIA (1º andar)  

Classificação: Livre  

GRÁTIS – Sem retirada de senhas 

 

exibição 

A Batalha do Passinho  

Dir. Emilio Domingos, 2012, Brasil, 72min

O documentário "A Batalha do Passinho", dirigido por Emilio Domingos, retrata a explosão do Passinho nas favelas cariocas a partir de 2008, destacando sua importância como manifestação cultural que transformou a cena da periferia do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos.

24 e 31/7, quartas, das 19h às 21h  

ESPAÇO PROVISÓRIO (3º andar)  

Classificação: 10 anos  

GRÁTIS - Entrega de senhas no local 30 minutos antes.    

 

 

Mini Bio das Pessoas Convidadas: 

 

CH é dançarino, coreógrafo e professor de Passinho Foda, entre outros estilos. Em 2023, participou como dançarino convidado do espetáculo "Fênix: onde nascem os sonhos" e fez parte da ala da Vai-Vai no Carnaval de 2024. Atualmente, estuda a cultura Hip Hop no Núcleo de Dança "Saracura Vai-Vai", realizando também a divulgação dos Encontros de Passinho aqui em SP.

 

Clau de Luna, formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco, iniciou na dança em 2016. Em 2022, entrou para o balé da cantora Mun Há, a primeira travesti não-binária a lançar um álbum de Brega Funk e atualmente ministra aulas de Twerk e Brega Funk no Recife.

 

Jô Gomes é dançarina, coreógrafa, professora e pesquisadora de Danças Negras, tradicionais e urbanas. Mestre em Dança pela UFBA, sua pesquisa focou em Matriarcado e Oralidade nas Danças Negras. Integrante dos Imperadores da Dança no Rio de Janeiro, faz parte da House of Zion nos EUA e da Pioneer House of Hands Up no Brasil. Também colabora com a companhia Gumboot Dance Brasil e ministrou o módulo de Passinho no CRD-SP, onde iniciou o primeiro treino fixo e gratuito de Passinho na cidade.

 

Laranjinha Maneirin é dançarino, coreógrafo e professor de Passinho Foda com quase 15 anos de experiência na dança urbana. Ministra aulas em projetos sociais e diversas instituições, ensinando bases, movimentos, nomenclatura, história, técnica de improviso e sequências para crianças, adolescentes e adultos.

 

Vitinho do Passinho (Victor Guilherme) é um artista nascido e criado no aglomerado da Serra, formado em Educação Física e reconhecido é reconhecido por sua contribuição no universo artístico, especialmente no contexto cultural do funk mineiro.

 

 

Sesc Consolação           

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo - SP.          

Informações: (11) 3234-3000. Acessibilidade: Sim.         

Na rede: /sescconsolacao - Site do Sesc Consolação      

Comentários