Conheça mais sobre o enredo da Unidos de Vila Maria para o Carnaval 2025

 “O Planeta Terra Pede Socorro. É Tempo de Renovar e Preservar.”



Prefácio

A natureza pede socorro!

A poluição do ar e da água, a degradação do solo e a perda de biodiversidade, são problemas ambientais que afetam diretamente a qualidade de vida e a saúde do nosso planeta.

As ações praticadas a décadas, prejudicam a capacidade da terra de sustentar a vida humana e animal.

Todos os dias a natureza se levanta para uma grande batalha na luta pela sobrevivência.

Não podemos mais esperar para tomar medidas. O tempo está passando e o impacto do aquecimento global se torna mais evidente. E seus efeitos são sentidos em todo o mundo.

Nossa Comunidade, preocupada com a preservação do planeta e as novas gerações, trás para a avenida, esperança e renovação. Pois essas mesmas gerações dependem das ações que tomarmos hoje.

Seja protegendo o planeta ou alertando sobre a necessidade do esforço, para recuperar a humanidade.

Em uma viagem no relógio do tempo, buscaremos alertar sobre os riscos de um futuro sem respeito à natureza, lembrando dos ensinamentos de civilizações ancestrais e apresentando a esperança em um presente com consciência ambiental.

Embarque nesta viagem através do tempo, buscar no passado o caminho para a reconstrução do futuro.

Pode aplaudir a Vila Maria chegou!

1° Setor (O Relógio da Destruição)

O ano é 2200 d.C, a terra caminha a poucos suspiros neste grande caos, como garantir a sobrevivência das próximas gerações.

A mudança climática é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelos humanos. Fauna e flora quase não existem mais. As emissões de gases de efeito estufa causadas pelo uso de combustíveis fósseis estão aquecendo o planeta e causando eventos climáticos extremos.

A ebulição global implica em um aquecimento mais rápido e dramático, transformando a terra num local quase inóspito para a sobrevivência.

Na busca de uma solução para criar seu filho num mundo melhor, Gaia, a mãe natureza, encontra estudos de antigas civilizações pré-colombianas que há centenas de anos atrás, já previam a extinção de todos os seres vivos que habitam a terra se o homem não cuidasse e preservasse.

Já sentindo as mudanças

Fome, seca, devastação

Assustada com o futuro

Foi buscar a solução

E numa cápsula do tempo

Ela se pôs a transportar

Regulando o relógio

Para séculos voltar

Foi buscar na antiguidade

Em grandes civilizações

Soluções de novas vidas

Para a terra renovar

2° Setor (O Relógio da Esperança)

Assim como os maias, os astecas e os incas já previam a destruição da natureza e dos recursos naturais. Grandes civilizações que tinham seu método

de contagem de tempo, de uma forma parecida como temos atualmente, porém baseados nos movimentos do sol e da lua.

Povos antigos reconheceram a importância das sementes e plantas para sua alimentação, assim como toda a biodiversidade à sua volta. Ali a vida era saudável, a natureza floria em sua diversidade e tudo estava em seu lugar.

Povos que tinham força e desenvolvimento, e não é à toa que deixaram herança por onde passaram. Alertaram a humanidade como numa profecia de que tudo que a natureza oferecia, se não cuidasse, poderia acabar.

No passado bem distante

Sentiu a vida renovar

Entre palácios e ruínas

Entendeu que a nobreza

É realmente preservar

O mundo era só fartura

Como pode acabar

Recolheu o que podia

Ajustando o relógio

Para então recomeçar

3° Setor (O Relógio da Renovação)

A natureza é fonte inesgotável de saber e vida, como podemos destruir tamanha beleza e perfeição.

É preciso dar um basta e assim renovar o ecossistema, performando o novo mundo que irá renascer. Para conseguirmos a felicidade plena, precisamos cultivar emoções positivas, acreditar que a preservação é possível, permitindo que todas as formas de vida tenham o direito a novos ciclos, equilibrando o planeta como uma grande família da mãe natureza.

A união de todos os países é o caminho para que o relógio da preservação gire ao mesmo tempo, este é o intuito da COP 30, que será realizado no Brasil.

A Unidos de Vila Maria levanta a bandeira da preservação, do bem comum, acreditando sim que a renovação é possível para que nosso legado sinta

orgulho vendo a biodiversidade por todos os lados, fazendo com que o relógio da natureza voltar ao seu ritmo normal.

Sementes espalhadas, tudo volta ao seu lugar

Pássaros cantam ao voar

Rios correm para o mar, o verde volta a florescer

O amor se torna abundante, renovação a todo instante, diferentes formas de vida a nascer

Assim a mãe toda orgulhosa e feliz viu seu filho crescer.

E a Vila Mais Famosa, canta a vida para você, mostrando que na pequena grande obra do nascer, crescer e viver, quantas lições, devemos ensinar e aprender!

Eduardo Caetano (Carnavalesco)

Comentários