TEATRO | Teatro Barracão | Rogério Fróes | Sábado e Domingo | Grátis | Blog

 Rogério Fróes encena espetáculo durante o

Projeto Terceiro Sinal, do Teatro Barracão

 

Montagem Vontade de uma Coisa com Você fica em cartaz sábado (18/5) e domingo (19/5), às 20h, no espaço cultural localizado em Barão Geraldo, em Campinas (SP).
O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea da plateia).


Aos 87 anos de idade e 70 de carreira, o veterano ator Rogério Fróes convidou a filha Luciana Fróes e o neto Beto Coimbra para uma celebração no palco. O intuito é profundo: relembrar textos teatrais emblemáticos numa mistura com velhas e novas memórias. O resultado pode ser conferido ao assistir ao espetáculo Vontade de uma Coisa com Você, em cartaz sábado (18/5) e domingo (19/5), às 20h, no Teatro Barracão, Barão Geraldo, em Campinas (SP). Com ingressos no chapéu (contribuição espontânea da plateia), a temporada da montagem na cidade integra a edição de maio do bem-sucedido Projeto Terceiro Sinal.

 

Realizada por intermédio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa), a partir do Edital 02/2023 | Teatro – Circulação de Espetáculos, a temporada de Vontade de uma Coisa com Você já passou por São Paulo, São José do Barreiro, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro e Pindamonhangaba, encerrando-se em Campinas.

 

Como definir a montagem? A campineira Julia Zakia, codiretora e produtora geral do espetáculo, abre a reflexão. “Trata-se de um teatro que mistura linguagens e conta com uma figura tão especial, ícone do teatro nacional, que se alça a estar em cena novamente, mostrando um tesouro vivo envolto por uma linguagem atual, onde poucos elementos conduzem a uma dramaturgia fluida, que conta bem histórias, se faz ouvir e escuta, encontra o outro no meio do caminho, com verdade, sem imposição de forças", destaca.

 

Em resumo, a montagem nasceu de um desejo de Rogério Fróes, ator veterano do teatro e de novelas e humorísticos da TV, como O Bem Amado, Bandeira 2, Chico City, Selva de Pedra, A Gata Comeu, Vale Tudo e Sassaricando e Senhora do Destino: atuar ao lado da família. Dito e feito: em cena estão o ator, a filha Luciana Fróes, que também assina a direção e dramaturgia, e o neto Beto Coimbra. Ao longo da peça, eles acabam por construir uma narrativa própria, constituída por fragmentos de diversos autores e deles mesmos, fazendo do espetáculo uma homenagem ao teatro e à longa trajetória de Rogério Fróes, que celebra 70 anos de carreira.

 

“Para mim, foi uma honra dirigir o meu pai, um ator com tantos anos de teatro e com tanto conhecimento de palco e de cena. O meu grande interesse estava justamente nisso: mostrar a fragilidade de um artista mais velho, mas, ao mesmo tempo, destacar a vitalidade de quando ele está em cena e do que ele é capaz. Quando está presente, ele entrega tudo o que propõe, toda a força de uma encenação. Quando ele está em cena, enxergamos um teatro inteiro”, destaca Luciana.

 

A dramaturgia do espetáculo está baseada em fragmentos de textos clássicos do teatro, entre os quais Equus, de Peter Shaffer; Judas em Sábado de Aleluia, de Martins Pena; e A Gaivota, de Anton Tchekhov; que se misturam às memórias da carreira de sucesso do ator e a lembranças pessoais da família Fróes fora dos palcos. “A pergunta ‘Que peça montar?’ acabou sendo o mote para essa dramaturgia, que se transforma num mosaico de textos clássicos, histórias, relações minhas com um pai ator e de meu filho com uma mãe atriz, e pequenas delicadezas do cotidiano”.

 

Quais palavras resumem a montagem? Luciana destaca duas: amor e encontro. “Um encontro de amor, porque são três gerações que escolheram a mesma profissão e que se dispuseram a viajar, a inventar e a jogar juntas. Da mesma forma, enaltece a potência de um grande ator e mostra que cada um de nós tem uma história para ser contada”, pontua a diretora.

 

Para finalizar, Rogério Fróes divide a mesma opinião da filha sobre o íntimo da montagem: são relações, encontros e gerações. “Essa é uma história que toca cada família, é uma história que espelha todos aqueles que compartilham experiências com pais, avós, faz pensar sobre as fronteiras entre a vida, a idade, a velhice, a existência, faz pensar sobre a morte, sobre o que se herda. Promove um encontro comovente, entre atores e o público, entre um ator que comove, que comunica com o humano, toca o cerne das famílias com as mais diferentes vivências”.

 

Terceiro Sinal | O projeto

 

Realizado durante o terceiro fim de semana de cada mês, a partir de uma programação plural de qualidade envolvendo teatro, música, performance ou circo, o Projeto Terceiro Sinal, do Teatro Barracão, é um despertar para a construção de uma cena cultural ativa, popular e democrática. Atualmente, a iniciativa conta com a curadoria artística das companhias campineiras Cia. dos NáufragosCia Histriônica de Teatro, além dos artistas Eduardo Brasil e Tiche Vianna.

 

Ficha Técnica | Espetáculo

 

Criação e Realização: Luciana Fróes e Julia Zakia

Direção e Dramaturgia: Luciana Fróes

Colaboração: Cristina Moura

Elenco: Rogério Fróes, Luciana Fróes e Bento Coimbra

Consultoria Dramatúrgica: Tati Fadel

Iluminação: Julia Zakia

Sonoplastia: Joana Guimarães

Arte Gráfica: Gabriel Franco

Produção Executiva: Julia Zakia

Produção: Gato do Parque

Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Livre.

 

SAIBA MAIS

 

Projeto Terceiro Sinal | Edição Maio

 

O quê: Vontade de uma Coisa com Você
Quando: 
Sábado (18/5) e domingo (19/5), às 20h

Onde:  Teatro Barracão (Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas/SP).
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea).

Informações: (19) 99883-9872 e @teatrobarracaocampinas 

Comentários