"Teatro de Pautas Identitárias" - Bate papo promovido pela Cia Os Crespos, reúne Renata Carvalho, Cyda Moreno e Juão Nyn - 07 de Maio no Itaú Cultural

 Cia Os Crespos apresentam a palestra da

“Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro Negro” 

sob o tema "Teatro de Pautas Identitárias"


O bate papo acontece na próxima terça-feira, 07 de maio, às 20h, no Itaú Cultural - GRATUITO!!!


(Convidades do encontro "Teatro de Pautas Identitárias" da "Legítima Defesa - Uma Revista de Teatro Negro". Renata Carvalho, Cyda Moreno e Juão Nyn)

O encontro busca refletir sobre o modo como grupos e cias. de teatro negro, LGBTQIAP+, 

de povos originários e de comunidades periféricas tem atuado artisticamente na construção de uma identidade cênica brasileira.

 

Para abordar essa temática convidamos Renata Carvalho, Cyda Moreno e Juão Nyn que vão debater com o público 

diante da mediação do Conselho Editorial da Revista Legítima Defesa: Lucelia Sergio, Sidney Santiago Kuanza e Nabor Júnior.


Hoje um dos temas mais urgentes é a discussão sobre decolonialidade, que tem ocupado cada vez mais espaço nas mídias como TV, 

cinema e literatura, e nas ações de impacto social de grandes empresas.

 

Paralelamente ao uso mercadológico das chamadas pautas identitárias (aquelas dedicadas a atender as subjetividades das múltiplas identidades 

que constituem a nossa sociedade), há uma longa atuação de grupos e cias de teatro espalhados nos mais diversos cantos do país que 

trabalham às margens da grande indústria, fomentando esse debate, pressionando o mercado e promovendo reflexões 

sobre o impacto da representatividade no mundo contemporâneo.


O evento traz convidados (as) para discutir questões estéticas e relações com o mercado na criação e circulação de suas obras, 

e nos apresentam formas de analisar suas especificidades.

 

O encontro será transcrito e irá compor uma das matérias do quinto número da “Revista Legítima Defesa” que será lançada em setembro de 2024.

 

Serviço:

 

Bate Papo: “Teatro de Pautas Identitárias”

Com Renata Carvalho, Cyda Moreno e Juão Nyn - Mediação de Lucelia Sergio, Sidney Santiago Kuanza e Nabor Jr.

Livre - 120 minutos

 

Conselho Editorial: Lucelia Sergio, Sidney Santiago Kuanza e Nabor Júnior.

Palestrantes: Renata Carvalho, Cyda Moreno e Juão Nyn

Designer: Rodrigo Kenan

Produtores: Rafael Ferro e Ramon Zago

 

Conselho editorial LD - Cia Os Crespos.jpeg
(Conselho Editorial da "Legítima Defesa - Uma Revista de Teatro Negro", na ordem: Nabor Jr., Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza)




MINI BIO DAS CONVIDES

 

RENATA CARVALHO (SP)
Renata Carvalho - atriz, diretora, dramaturga e transpóloga. Graduanda em Ciências Sociais. Fundadora do MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans), do "Manifesto Representatividade Trans" e do COLETIVO T.

Destaca-se como ativista pela representatividade trans nas artes. No teatro, alguns dos seus papéis mais importantes foram nas peças Corpo Sua Autobiografia, Manifesto Transpofágico (2012), Domínio Público, O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (2016), ZONA! (2013), Projeto Bispo e Dentro de Mim Mora Outra. Na TV, destacou-se como Carmen em Pico da Neblina, seriado do streaming HBO Max. Já no cinema, aparece em Vento Seco (2020), do Globoplay, como a policial Paula, e nos documentários Quem Tem Medo? (2022), sobre censura nas artes, e Corpolítica (2022), em que figuras públicas LGBT brasileiras discutem questões políticas recentes. Como Rose, é protagonista no filme Os Primeiros Soldados, sobre relações de afeto, resistência e marginalidade durante a crise do HIV/AIDS nos anos 1980, e protagoniza também o curta-metragem Se Trans For Mar, de Cibele Appes, selecionado para diversos festivais de cinema pelo país.

 

CYDA MORENO (RJ)

Cyda Moreno é atriz desde 1983, produtora cultural, pesquisadora

de teatro negro, professora de teatro, mestre em ensino de artes cênicas e doutoranda em história do teatro negro pela UNI RIO. Criadora do blog Cafune na cena preta, onde escreve sobre produções do teatro negro. Produziu e atuou nos espetáculos “NINAS”, inspirado em NINA SIMONE, e LUIZA MAHIN, espetáculo que recebeu vários prêmios de melhor atriz e indicação ao Shell de melhor música. Na TV, teve destaque na novela “Amor Perfeito”, como a professora Celeste e Maria do Rosário em "A Padroeira”, além de diversas participações em novelas e séries. No cinema trabalhou em Filhas do vento e A etica do silêncio,  com direção de Joelzito Araújo, e M8 Quando a morte socorre a vida, de Jeferson D. Trabalhou com grandes diretores

do teatro nacional como Antunes filho, Ulisses Cruz, Yara de Novais, Renato Borghi, André Paes leme, Isaac Bernard, Antônio Pedro Borges, Edio Nunes, entre outros. Fundadora da cia black & preto prod. Artísticas nos anos 1990. Em 2008, dirigiu e escreveu o espetáculo “FESTA” para o Teatro Yong Vic, em Londres com 100 participantes.

 

 

JUÃO NYN

Juão Nyn é multiartista, Potyguar/a, 34 anos, ativista comunicador do movimento Indígena do RN, integrante do Coletivo Estopô Balaio de Criação, Memória e Narrativa e vocalista/compositor da banda Androyde Sem Par. Há 10 anos em trânsito entre RN e SP, é Mestre do Terreiro Teatro Contracolonial na ELT - Escola Livre de Santo André, escreveu a dramaturgia Tybyra em 2020 e está terminando o 1° álbum solo, todo cantado em Tupi, chamado "Nhe'etimbó - Voz, Fumaça de Corpo" que tem previsão de ser lançado em Junho de 2024. 

Comentários