Léo Leobons lança seu novo single “Be Simple”, nesta sexta-feira
Com influência da música afro-cubana e dos tambores de batá, canção chega às plataformas de streaming no dia 17 de maio
Be Simple chega às plataformas de streaming na sexta-feira (17). Foto: Divulgação.
São Paulo, 17 de maio de 2024 - O cantor e compositor brasileiro Léo Leobons, anuncia o lançamento de seu novo single “Be Simple”, para esta sexta-feira (17), em todas as plataformas de streaming. A canção, lançada via selo Tropical Gold, tem produção assinada por Rodrigo Campelo e fala sobre a importância de levar uma vida mais simples.
“Essa música chegou pronta para mim, eu só mudei duas palavras. Ela tem um significado muito grande e fala de algo muito necessário hoje em dia: ser simples. É algo que, na pandemia, ficou muito claro para mim, eu passei a dar ainda mais importância. Essa unidade entre animais, seres humanos, natureza e o cosmos, que é tudo uma coisa só. Eu acredito muito no que eu falo nessa letra”, comenta Léo Leobons.
Nascido no Rio de Janeiro, aos oito anos ele foi introduzido à percussão por meio de sua experiência no candomblé. “Eu não sou músico, eu batuco. Sou batuqueiro”, brinca Léo. Durante a juventude no Brasil, alguns de seus amigos tinham grupos de bossa nova e passaram a convidá-lo para participar. O artista conta que ia mesmo sem ter muita noção do que estava fazendo. “Eu batucava e gostava daquilo”, completa.
Na sequência, se mudou para a Argentina porque seu pai, que trabalhava com Paulo Freire, sofria ameaças da ditadura militar. Sua passagem pelo país sulamericano foi breve. Logo, mudou-se com a família para os EUA. “Naquela época, eu tinha o cabelo grande e ter cabelo grande era como uma bandeira de identificação hippie”, conta. A família chegou em Washington em 1970, na sequência dos riots pelos direitos civis que aconteceram pelo país após o assassinato de Martin Luther King Jr.
“O símbolo do panafricanismo era o tambor e os americanos mesmo não tocavam nada, mas eu sabia”, conta. Com o tempo, Léo foi se aproximando também dos ritmos afro caribenhos e cubanos por sua proximidade com artistas dessas comunidades. "Os ritmos africanos são de grande complexidade, mas os tambores batás cubanos têm um suíngue mais próximo, que se reflete na rumba, entre outros ritmos." Encantado pelas trocas culturais, Léo passou a estudar com um mestre cubano, chegando a integrar um grupo com outros nove músicos de Cuba. Segundo o artista, o batuque do folclore afrocubano tem uma forte ligação com o Yorubá, que também está ligado à sua própria iniciação musical no candomblé.
Antes de voltar ao Brasil, Léo ainda participou e gravou no Fania Records, selo que surgiu em Nova York para aglutinar e gravar artistas latinos. Ele viveu esse momento ao lado de nomes como Ray Barreto e Rubén Blades.
Aos 73 anos, Léo Leobons já lançou dois álbuns de estúdio e 1 álbum de remixes, além de inúmeras participações como instrumentista em projetos de outros artistas. Ao longo de sua carreira, já colaborou com nomes como Ramiro Mussoto, Nó em Pingo D'Água, Djavan, Nando Reis, entre outros. Atualmente, Léo dedica-se à liturgia da santeria cubana. “Trabalho com isso que é o que alimenta minha alma, o coração e a música parte disso”, conta.
Para o novo lançamento, o cantor quer transmitir a mensagem do amor que é comum ao candomblé, à santeria, e até ao movimento hippie. “Mais do que religiões organizadas, é a religiosidade que conduz isso tudo e me toca. Mágica é truque, mas magia é tudo”, finaliza.
A faixa termina com um trecho do canto a Olófi, divindade Yorubá. “O canto fala sobre o entendimento da vida e da morte como dois lados da mesma coisa. Se você não vê que somos todos iguais e a mesma coisa, é o teu medo da vida e da morte andando tão próximos e tão perto”, finaliza.
“Be Simple” é lançado pelo selo Tropical Gold e distribuído pela Magroove. A música está disponível em todas as plataformas.
Sobre a Magroove
A Magroove é uma distribuidora musical que amplia o alcance de artistas independentes nas plataformas de streaming. Criada pelo brasileiro Vitor Cunha, produtor musical e engenheiro de som, e Fabrício Schiavo, engenheiro mecatrônico, a empresa já tem mais de 1 milhão de artistas e usuários e 3.5 bilhões de plays. Magroove DIY é focado no artista iniciante que busca liberdade e facilidade para distribuir suas músicas de maneira ilimitada. Magroove Stars é para o artista que está despontando em sua carreira e conta com um time de especialistas à disposição para ampliar o alcance dos lançamentos.
Comentários
Postar um comentário