FGV Editora lança os primeiros volumes da nova Coleção ‘Além do cânone’

 

FGV Editora lança os primeiros volumes da nova Coleção ‘Além do cânone’ 




 

Os lançamentos dão continuidade às abordagens do livro ‘Além do cânone: para ampliar e diversificar as ciências sociais’ e apresentam novos textos de dois autores que abrangem novas perspectivas para a compreensão da realidade social e das ciências sociais 

 

Os dois livros publicados pela FGV Editora, nos formatos ebook gratuito e impresso sob demanda, inauguram a Coleção Além do cânone e trazem textos de Lucie Varga e Şerif Mardin, em volumes individuais.

O objetivo desta coleção, organizada por Celso Castro, é a divulgação de uma diversidade de textos e autores que amplie o campo de possibilidades do cânone, sugerindo novas perspectivas para a compreensão da realidade social.

Lucie Varga: entre as mentalidades e o tempo presente, organizado por Celso Castro e Dirceu Marroquim, reúne textos de Lucie Varga (1904-1941), autora praticamente desconhecida no Brasil e no mundo. Sua vida curta foi marcada pela ascensão do nazismo e pela guerra, em um contexto no qual ser judia, imigrante e antifascista representava, por si só, um ato de resistência. Sua obra foi esquecida, apesar de ter sido a primeira mulher a publicar regularmente na revista Annales, marco da historiografia francesa. Seus textos transcenderam fronteiras disciplinares, oscilando entre a história e a etnografia. Os textos selecionados neste volume retratam o percurso de uma pesquisadora que se preocupava com as questões centrais do momento em que vivia, com uma radical consciência do presente na construção das narrativas sobre o passado. Sua abordagem analítica e rigorosa revela um olhar aguçado sobre seus campos de pesquisa, que nos convida, incessantemente, à reflexão. 

Com este livro, os organizadores pretendem trazer para o público brasileiro os escritos originais de uma pesquisadora prejudicada pelo “silêncio patriarcal do passado”, como escreveu Natalie Zemon Davis. E, a partir daí, lançar olhares futuros para as ciências sociais, como uma provocação para evanescer as fronteiras disciplinares, reforçando o exercício de estarmos sempre com os sentidos abertos aos nossos próprios campos de investigação.

 

Şerif Mardin: política e religião no Império Otomano e na Turquia, organizado por Celso Castro, Dirceu Marroquim e Huzeyfe Alptekin Erten, é o primeiro livro publicado no Brasil de um dos mais importantes sociólogos turcos. Serif Mardin (1927-2017) dedicou-se principalmente ao estudo das relações históricas entre política e religião, numa perspectiva sociológica, no Império Otomano, fundado no final do século XIII, e na Turquia moderna, criada a partir de 1923 por Mustafa Kemal, o Atatürk ("pai dos turcos"). Sua obra oferece uma visão renovada e original sobre as relações entre política e religião.  

Os quatro artigos reunidos oferecem às leitoras e aos leitores do Brasil a possibilidade de mergulhar na experiência da formação do Estado moderno turco em suas diferentes nuances sociais, ideológicas e políticas. Nesse sentido, eles oferecem, além de tudo, o arguto instrumental analítico de Şerif Mardin, indicando novas possibilidades metodológicas para investigarmos o nosso próprio país.

Os dois livros estão disponíveis de forma exclusiva no site da FGV Editora com a versão digital gratuita ou podem ser adquiridos com a opção de impressão sob demanda, em formato de livro de bolso.

Lucie Varga: entre as mentalidades e o tempo presente, organizado por Celso Castro e Dirceu Marroquim

Impresso sob demanda - R$29,00 | Digital - gratuito

Şerif Mardin: política e religião no Império Otomano e na Turquia, organizado por Celso Castro, Dirceu Marroquim e Huzeyfe Alptekin Erten

Impresso sob demanda - R$33,00 | Digital - gratuito

Comentários