(28/04) ENSAIOS PERVERSOS ocupa Espaço Cultural CITA com bate-papo, performances e festa para dançar

 


Ensaios Perversos ocupa Espaço Cultural CITA com bate-papo, performances e festa para dançar 




                                                                         Gal Martins (foto de Lua Santana em Engasgadas|Zona Agbara) explora o tema “Poéticas da Flacidez: o corpo gordo na cena


No último domingo de abril, “Ensaios Perversos”, ação mensal da Cia Perversos Polimorfos, dirigida por Ricardo Gali, ocupa o Espaço Cultural CITA, sede da Cia Diversidança, na região Sul da cidade, reconhecido por abrigar o festival Dança nas Bordas que, desde 2017, aglomera artistas, núcleos e companhias de diferentes linguagens, estéticas e modos de criação.

Em cinco horas de programação contínua a partir das 16h, abre com um bate-papo entre o público e as artistas Rosângela Alves e Gal Martins, integrantes do coletivo Zona Agbara, no segmento ‘Conversas Sem Fim’; engata as performances de SM Crew e do Núcleo de Pesquisa e Criação Os Peculiares, no bloco ‘Preliminares’, e na sequência, MC Lalão de Todos e DJ Aghata comandam o ‘Dance Floor’, com uma mistura irreverente de ritmos para não deixar ninguém parado, até as 21h30.

Em “Poéticas da Flacidez: o corpo gordo na cena”, Gal Martins e Rosângela Alves compartilham as questões poéticas e políticas dos fazeres dançantes de corpos e corpas gordas e pretas na cena, expressas na pesquisa coreográfica realizada pela Zona Agbara e seus desdobramentos. Nos mais de seis anos circulando por diversos estados do país e dando o que falar com seus trabalhos, pautados para valorizar e dar visibilidade à produção artística de mulheres pretas e gordas, o Zona Agbara – que em yorubá significa Potência e Força – tem a dança como principal ferramenta de transgressão e afirmação estética, provocando o surgimento de novos olhares e discussões dentro do cenário artístico.

O SM Crew (Street Movement Crew), grupo que se articula e se fortalece por meio das linguagens das Danças Urbanas e Contemporânea como forma de expressão, inicia o bloco ‘Preliminares’ com uma Intervenção Urbana seguindo seu histórico de apresentações, que propõem a discussão de temáticas LGBTQIA+ periféricas. Sob o lema “nossa existência é o que faz a nossa resistência", o coletivo evidencia corpos que vivem nas bordas da sociedade e faz refletir sobre o estigma a que esses corpos marginalizados são submetidos.

Na sequência, o núcleo de pesquisa e criação Peculiares (ex Cia Street Son) apresenta “Falem Comigo”, proposta cênica oriunda do encontro entre a cultura surda e a dança. Formado no bairro de Perus, tendo como base de sua essência o Breaking, no decorrer dos 13 anos de existência, o grupo acabou por aprofundar e mesclar outros saberes artísticos, criando trabalhos como “Clássicos das Ruas”, “Sentindo na Pele” e “Falem Comigo”.

Até às 21h30, MC Lalão do TDS e DJ Aghata dividem o ‘Dance Floor’, com muito funk e música eletrônica. Cria do funk paulista, MC Lalão do TDS é Larissa Manoel.  Preta, periférica e sapatão, nascida no Taboão da Serra, a artista tem como temas para o seu trabalho a auto-estima, o progresso e a maloqueragem, a exemplo dos seus singles “Princesa do Gueto”, “Papaléguas” e “Maloca”.

DJ Aghata surge das ondas sonoras graves dos sound systems. Produtora musical, cantora e sonoplasta do extremo sul de São Paulo, apresenta atmosferas hipnóticas e dançantes, do universo da música eletrônica. Deep Dubs, UK Techno, House, Dubtechno e Break são algumas das linhas exploradas pela artista, que mescla suas produções musicais e tracks de sua pesquisa a intervenções vocais em meio a reverbs delays.

Realizado há 10 anos, Ensaios Perversos tem proposto gerar ambientes férteis que semeiem estudos, discussões e partilhas artísticas, especialmente em espaços deslocados do centro, para colaborar com o fortalecimento cultural a partir do desenvolvimento de redes criativas entre artistas de distintos segmentos, bem como a expansão do público promovendo novas formas de sociabilidade. Integra neste momento projeto contemplado pelo programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.




_________________________________________________

Serviço

Ensaios Perversos – ação da Cia Perversos Polimorfos – direção – Ricardo Gali

28/4 (domingo), das 16h às 21h30

16h  – Conversa sem fim – “Poéticas da Flacidez: o corpo gordo na cena”, com Rosângela Alves e Gal Martins / Zona Agbara;

18h  – “Preliminares 1” – apresentação de "Intervenção Urbana”, com  SM Crew (Street Movement Crew);

18h30 – “Preliminares 2” – apresentação de Falem Comigo”, com Núcleo de Pesquisa e Criação Os Peculiares;

19h   – “Dance Floor” – MC Lalão de TDS e DJ Aghata (até 21h30).

Espaço Cultural CITA / Cia Diversidança (ZS)

R. Aroldo de Azevedo, 20 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP, 05788-230

Referência: Praça do Campo Limpo, ao lado do Terminal Campo Limpo da SpTrans

Tel: (11) 98138-6984

Acessibilidade: sim

Grátis

Comentários