Dia da Consciência Negra é celebrado com contação de histórias
no Quilombo Cafundá Astrogilda
Evento reúne cultura, roda de samba, tradicional feijoada e participação especial do projeto Lá Vem História
20 de novembro - gratuito
No próximo dia 20 de novembro, o Quilombo Cafundá Astrogilda será palco de uma celebração única em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A programação diversificada destaca a história, a cultura e a resistência afro-brasileira com roda de samba, tradicional feijoada e contação de histórias em contrapartida social do projeto Lá Vem História - LVH, uma iniciativa da Parceiros da Educação Rio.
A festividade tem início às 8h com um café da manhã colaborativo no Núcleo Dinda Laura, seguido da contadora de histórias Daniele Ramalho, representando a participação especial do Lá Vem História, que levará a cultura e tradição oral de países africanos. "Falar em cultura africana é falar em tradição oral. Ainda hoje, em diversos países africanos, assim como nas culturas afro- brasileiras, as histórias são importante fonte de transmissão de conhecimento”, comenta Daniele.
Segundo a narradora, as histórias têm o poder de trazer tanto a reflexão quanto a diversão. “Os contos tradicionais podem ser muito engraçados, ou mesmo terríveis. E as histórias são contadas para todos: crianças e adultos. Elas contribuem na transmissão de conhecimento, afirmam nossa memória e nos colocam em contato com mensagens em símbolos que portam a experiência da vida. Elas nos levam através das palavras e dos gestos a outras culturas, povos e até a lugares imaginários. Reafirmam nosso pertencimento e enriquecem nossa visão de mundo”, acrescenta.
Para a idealizadora do projeto Lá Vem História, Leda Fonseca, "É uma honra levar o projeto para o quilombo. Acreditamos no poder transformador da educação e da cultura, e é gratificante ver o impacto positivo que temos nas escolas municipais do Rio”. Só em 2023, mais de 6 mil crianças foram impactadas pelo progrma nas unidades escolares da Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste da cidade. Através do elo cultura e educação, a contação de histórias ainda possui um papel fundamental segundo Ramalho: “As histórias reafirmam códigos sociais, trazem valores como ética e tratam de questões simbólicas que permitem que os jovens enfrentem os desafios da vida com mais alegria e coragem.”
À tarde, a celebração ganha ritmo no restaurante Tô na Boa, das 13h às 17h, com a tradicional feijoada e uma roda de samba, proporcionando uma experiência autenticamente afro-brasileira. O ápice do evento ocorre às 20h, com a apresentação “Não Existe Pequena Briga”, também de Daniele Ramalho. A atriz, narradora e produtora cultural traz um espetáculo de 50 minutos com contos que homenageiam o mestre Sotigui Kouyaté, griô de Burkina Faso, país da África Ocidental. Inspirado na tradição oral africana, o espetáculo traz interação com os ouvintes, incentivando a participação do público, em animadas repetições e jogos de palavras. O uso de música e instrumentos tradicionais africanos como kalimba e o tambor falante convidam o público à cultura da África do Oeste.
Motivada com a atividade, Daniele compartilha sua expectativa: “Contar histórias no Quilombo Cafundá Astrogilda para celebrar o dia da Consciência Negra reafirma meu compromisso com essas culturas, que precisam ser iluminadas, reconhecidas e difundidas como cultura oficial do Brasil. Foram negros e indígenas que construíram nosso país e nos deixaram de herança uma imensa riqueza cultural”.
A entrada para todas as atividades é gratuita e acontece no Quilombo Cafundá Astrogilda, localizado na Rua Luiz Borracha, 722 - Vargem Grande.
Mais sobre o projeto Lá Vem História
A iniciativa da Parceiros da Educação Rio promove ações dedicadas aos alunos da educação infantil e ensino fundamental, estimulando o interesse pelos livros, pela arte, pela música e as relações interpessoais. O projeto beneficia cada escola com duas mediações de leitura e uma oficina de artes ou de música por semana, além de três eventos culturais ao longo do ano. Ao todo, mais de 6 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental que estudam em escolas municipais do Rio foram impactados. As atuações do programa estão localizadas na Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste.
Sobre o Parceiros da Educação Rio
No Rio desde 2009, a Associação Parceiros da Educação Rio é uma OSCIP, que tem por propósito reduzir desigualdades por meio de uma educação pública de qualidade. Através de parcerias entre sociedade civil, comunidade escolar e Secretaria Municipal de Educação, a Parceiros investe na valorização de gestores e professores, influenciando o desenvolvimento de políticas públicas educacionais.
parceirosdaeducacaorj.org.br @parceirosdaeducacaorj
Serviço:
Quilombo Cafundá Astrogilda celebra o Dia da Consciência Negra
Entrada Gratuita
Data: 20 de novembro
Horário: 8h às 20h
Local: Quilombo Cafundá Astrogilda
Endereço: Rua Luiz Borracha, 722 - Vargem Grande
Programação:
8h às 11h: Café da manhã colaborativo e "Lá Vem História" com Daniele Ramalho
13h às 17h: Feijoada e roda de samba no restaurante Tô na Boa
20h: Espetáculo de Daniele Ramalho
Comentários
Postar um comentário