DUPLA DE ARTISTAS LANÇA PODCAST VOLTADO PARA DRAMATURGIAS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO
Idealizado pelas artistas Beatriz Belintani e Camila Couto, o podcast “Dramaturgia Expandida” acaba de ser lançado para discutir novas possibilidades de dramaturgia no teatro contemporâneo brasileiro
O conceito de dramaturgia expandida, no qual o texto não está no centro da encenação e se torna, somado a outros impulsos artísticos, mais um elemento de jogo e de composição cênica para a criação de um acontecimento teatral, é o ponto de partida para a criação do podcast “Dramaturgia Expandida - As palavras das imagens, as imagens dos sons”.
Disponíveis no Spotify, os episódios são conversas entre as artistas que buscam colocar em foco esse conceito a partir da peça “SÓS: ao cair de mim morrerei vivendo” (2021) com direção e dramaturgia de Beatriz Belintani e trilha e dramaturgia sonora de Camila Couto.
A peça foi concebida em linguagem híbrida entre teatro e vídeo, radicalizando essa relação e, nela, três personagens se encontram presos em uma sala de videoconferência – não conseguem sair dela e, em seguida, descobrem que também não conseguem sair de suas casas. Além disso, todas as redes de comunicação foram cortadas (exceto a videoconferência), então eles só têm uns aos outros para se comunicarem. As personagens não têm nomes, são chamadas pelos números 0506, 1103, 1310 e 1511 (ou Caos), sendo esta última a própria escritora da história e diretora da peça em cena que provoca e questiona as demais até elas não conseguirem mais sustentar a imagem que construíram de si mesmas.
Em 2022, a dramaturgia da peça virou livro, publicado pela editora La Lettre. Além do próprio texto, a trilha e dramaturgia sonora criada por Camila Couto durante o processo de montagem da peça, também faz parte da experiência. Para isso, foram criadas e produzidas cápsulas sonoras que podem ser ouvidas junto com a leitura, ao mesmo tempo. No livro, há um link que dá acesso às faixas.
Para Beatriz Belintani o texto teatral está muito além das falas e rubricas, pois apresenta uma materialidade poética e deve trazer mais perguntas do que respostas. “O texto não é soberano em uma montagem, é só mais um material que se soma ao corpo dos atores, a composição sonora, a iluminação e a cenografia. São cruzamentos com subjetividades próprias e que propõem novas imagens e sentidos múltiplos ao acontecimento teatral.”, explica ela.
Camila Couto complementa, trazendo a ideia de que a própria natureza do teatro é polifônica, conforme a expressão utilizada pelo professor e pesquisador Ernani Maletta. “Desta forma, minha pesquisa com dramaturgia sonora também percorre a via da narrativa, da construção de sentidos e provocação de sensações. A presença sonora atua como um elemento dramatúrgico, operando com parâmetros de espaço e tempo, densidade e velocidade; ora revelando paisagens sonoras, ora construindo camadas internas das personagens, ora manifestando emoções de quem assiste, lê ou escuta”, pontua ela.
São 15 episódios curtos e instigantes que trazem o processo criativo das artistas Beatriz Belintani e Camila Couto, bem como referências teóricas e artísticas que fomentam seus trabalhos e muita poesia. Em breve serão lançados 03 episódios bônus nos quais as artistas conversam com Ligia Souza, Aline Bei e Aíla, artistas e pesquisadoras que estiveram no webinário "Poéticas da Travessia" realizado em março de 2023 por Beatriz e Camila.
Serviço:
Podcast "Dramaturgia Expandida" Link do podcast - Spotify 15 episódios – 5 a 10 minutos cada - disponíveis no Spotify 03 episódios bônus - até 60 minutos cada - em breve.
https://open.spotify.com/show/
Concepção, roteiro e apresentação: Beatriz Belintani e Camila Couto | Gravação: VP Estúdios | Técnico de gravação: Vinícius Peixoto | Assistente de gravação: Felipe Antonioli | Participação (vozes): Ana Paula Lopes, Fabiana Monsalú e Rafael Costa | Trilha sonora, mixagem e masterização: Camila Couto.
Redes Sociais: Beatriz Belintani - https://www.instagram.com/beatrizbelintani/ Camila Couto - https://www.instagram.com/couto.camila/ Cia Queda Livre - https://www.instagram.com/ciaquedalivre/
Comentários
Postar um comentário