Com entrada gratuita, 5º Encontro de Poetas Populares realiza Mostra de Filmes da Cultura Popular Brasileira na Arena Dicró, na Penha
Com entrada gratuita, 5º Encontro de Poetas Populares realiza Mostra de Filmes da Cultura Popular Brasileira na Arena Dicró, na Penha
A Mostra de filmes infanto-juvenis, que encerra o 5° Encontro de Poetas Populares, no dia 10 de junho, na Arena Cultural Dicró, na Penha, a partir das 15h, contempla o público infantil e o aproxima da linguagem da literatura de cordel e das narrativas que transita: o gracejo, o jocoso e o fantástico. A entrada é gratuita.
Os filmes que serão exibidos estão intimamente ligados à literatura de cordel, seja pela estética, conteúdo, o caráter lúdico e pela linguagem poética. Contemplam as temáticas do futebol, romances de amores, “causos de assombrações”, romaria e a vida simples daqueles velhos tempos da primeira metade do século XX. A literatura de cordel é retratada e se materializando pela dita sétima arte: o audiovisual.
A Mostra exibe em um dos curtas uma disputa – “Disputa entre o diabo e o Padre pela posse do Cênte Fór na festa do Santo mendigo”. Traz a estética e a linguagem rimada e metrificada da literatura de cordel, numa cadência musical que envolve o público. Já “A moça que dançou depois de morta” apresenta o folheto cantado e a xilogravura do grande e respeitado J. Borges. A temática é recorrente na literatura de cordel e atrai a atenção, mostra o folheto cantado como era levado às feiras. Outros curtas serão apresentados como: “o Pavão misterioso” e “Cafundó dos aconchegos”.
O encerramento da Mostra contará ainda, com a apresentação da companhia teatral Arte Influxo, com o espetáculo de contação de histórias ''O Cordel de Maria Rosa e Tião da Jumenta''. Venha participar dessa aventura cinematográfica que estimula a imaginação, levando o público presente a uma verdadeira viagem pelo imaginário popular, pela palavra, imagem e canto.
DIA: 10 DE JUNHO
HORÁRIO: 15h às 17h
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Arena Carioca Dicró - Parque Ari Barroso - Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n - Penha Circular, Rio de Janeiro
ENTRADA GRATUITA
PÚBLICO-ALVO: Infanto juvenil - Crianças (0 a 12) e Adolescentes (12 a 18)
REALIZAÇÃO Iracema Filmes
CURADORIA Amo Cordel
PROGRAMAÇÃO
15H - Abertura da Mostra de Filmes da Cultura Popular Brasileira - 5º Encontro de Poetas Populares
15h10 - O Pavão Misterioso
Animação • SP • Brasil • 2006 • 16 min.
Direção de Mario Calindo
Adaptação livre da obra "O Romance do Pavão Misterioso'', cordel de autoria de José Camelo de Melo Rezende, realizado com a técnica Stop-motion.
15h30 - Disputa Entre o Diabo e o Padre pela Posse do Cênte-Fór na Festa do Santo Mendigo
Animação • RJ • Brasil • 2006 • 11 min.
Direção de Eduardo Durval e Francisco Tadeu.
Ambição de maior prestígio político leva coronel de uma cidade do interior do Nordeste do Brasil a promover partida de futebol do time local, contra time de São Paulo. O fervor religioso de seu principal jogador atrapalha seus planos.
15h45 - Cafundó dos Aconchegos
Animação • RJ • Brasil • 2021 • 7 min
Direção de João Niella, Rachel Aranha e Thomas Gamboa
Alceu mora no interior do nordeste com sua avó, muito doente ela resolve lhe contar sobre o paradeiro de sua mãe, que um belo dia, encantada com o circo, resolveu se aventurar e tentar se tornar a primeira palhaça do circo Labareda e para isso ela precisou ir morar para as bandas do sudeste e nunca mais voltou. Com a morte de sua avó, Alceu vai ter que cumprir a promessa que fez para a velha senhora, encontrar a sua mãe.
15h55 - A Moça que dançou depois de morta
Animação • DF • Brasil • 2003 • 11 min.
Direção de Ítalo Cajueiro
Baseado em uma história de cordel de J.Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Um rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior
16h15 - Encerramento com apresentação da companhia teatral Arte Influxo no espetáculo de contação de histórias ''O Cordel de Maria Rosa e Tião da Jumenta''.
Maria Rosa e Tião da Jumenta são dois vendedores de cordel que apresentam ao público as histórias vividas no lombo de Celestina, sua jumenta. Entre canções, rimas bonitas, romance e muitas brincadeiras, os dois contadores mostram ao público a importância da literatura de cordel.
Comentários
Postar um comentário