(12/06) Exposição "Orixá e Sustentabilidade" no Centro Cultural Guapimirim - Visita guiada e roda de conversa , conscientização ambiental



 Centro Cultural de Guapimirim será palco da exposição “Orixá e Sustentabilidade” 

A mostra conta com artes produzidas a partir de materiais reciclados, encontrados em lixos

O município de Guapimirim recebe a exposição “Orixá e Sustentabilidade”, da psicóloga e artista plástica Walbia Cabral, no próximo dia 12 de junho, a partir das 08h. Além das peças expostas, a atividade também contará com visita guiada, roda de conversa e conscientização ambiental. Todas as peças da mostra são confeccionadas com material reciclado. A exposição faz parte da Escola Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Segundo a artista, o objetivo da exposição é educar os espectadores e levar um olhar diferenciado da arte para todos que passam pelo espaço. “A atividade tem por objetivo educar pelo olhar, tendo a arte como fio condutor, despertando múltiplas interpretações a partir das obras produzidas com material de descarte recolhidos do lixo, excesso e descuido, ativando nossa consciência para como o existir, cuidar, transformar e manter, são  essenciais para continuarmos neste planeta”, afirma.

Walbia ressalta ainda que a exposição é um lugar que fala de história, identidade e pertencimento. “Estamos falando de ações que nos fazem honrar, restabelecer as conexões com nossos ancestrais. Sem ancestralidade não tem história, sem história não tem identidade, sem identidade não podemos ter consciência e sem consciência ignoramos nossa morada ancestral, ficando afastados da natureza, e afastados da natureza, encontramos a doença da indiferença, e com indiferença não há sustentabilidade”, sentencia. 

Walbia Cabral de Souza é artista visual, formada em psicologia e instrutora de yoga. Na arte contemporânea, Walbia faz um trabalho provocativo e conceitual. “Tento envolver o observador a despertar múltiplas interpretações em suas telas”, revela. 

Para a composição de muitos de seus trabalhos, ela escolhe por materiais recolhidos do lixo, transformando em algo contemplativo. Aborda temas como consciência ecológica, cuidado de si, reciclagem, transformação e autotransformação do olhar sobre si e sobre o outro.

Um levantamento da International Solid Waste Association (ISWA) revela que no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem. Em relação aos países desenvolvidos, o caminho a percorrer é ainda mais longo. Na Alemanha, por exemplo, o índice de reciclagem alcança 67%.


Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro 

A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio surgiu em março de 2022, ao ser recebida por cinco grupos culturais de linhagens centenárias do Estado do Rio, que durante dois anos ganham rica estrutura para que Mestres e Mestras transmitam e exibam seus saberes e fazeres tradicionais, garantindo a salvaguarda destes tesouros. 

São músicas, danças, integração com a natureza, comidas, ervas de cura. Frutos dos encontros de povos originários com escravizados de diversas nações da África. Tradições matrizes da cultura brasileira, fundamentais para a construção da nossa música popular e que devem ser salvaguardadas. 

Sobre os Grupos 

➤ Quissamã: Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha (rodas de jongo, gastronomia das senzalas e boi-pintadinho) 

➤ Madureira: Companhia de Aruanda (rodas de jongo e de samba) 

➤ Guapimirim: Centro de Tradições Afro Onixêgum (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos) 

➤ Magé: Grupo Zé Mussum (rodas de capoeira e de jongo) 

➤ Paraty: Ciranda Caiçara de Tarituba (ciranda, folias, saberes da pesca, gastronomia caiçara) 

SERVIÇO: 

Exposição “Orixá e Sustentabilidade”, com Walbia Cabral.

Data: 12/06 - Segunda-feira

Horário: 08h

Local: Centro Cultural de Guapimirim - Rua Itacoatiara, 99 - Centro - Guapimirim - CEP 25946256

Comentários