Jaçanã anuncia mudanças e divulga o seu enredo para o Carnaval 2024

 


Nesta semana, a Unidos de Jaçanã iniciou uma série de divulgações que deverá mudar o ritmo interno da agremiação nos próximos dias rumo ao carnaval 2024.

O presidente, Cael Marques, anunciou a troca da Direção de Carnaval e, o ex-Diretor de Harmonia, Juninho Névoa, assumiu o cargo. Dona Elaine Santos assumiu a coordenação da Ala das Baianas e, também foi anunciada a renovação com o Mestre Colorado. Emerson Golin continuará à frente da “Furiosa do Jaçanã”.

 

MUDANÇAS NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA:

A primeira mudança anunciada na mídia foi a contratação do novo carnavalesco, J. Sane Malagutti. Com 25 carnavais nas costas, Sane, trará um novo estilo de fazer carnaval com um enredo de realismo fantástico e de apelação conativa.

No decorrer dos últimos dias a agremiação deu dicas sobre o enredo em hoje, sexta-feira (19), anunciou em suas redes o tema que levará para a avenida: “O CANGACEIRO QUE VIROU ENCANTADO NAS TERRAS DA JUREMA”.

Nas palavras de Sane, “o tema é inspirado em fatos verídicos, contudo, foi necessário uma licença poética para abordar um tema tão extenso e tão delicado”. Segundo o carnavalesco, “A Jurema Sagrada é um ritual nativo totalmente brasileiro que, como demais culturas, sofre influencias migratórias no decorrer da história ao ponto de levantar coincidências com a umbanda e gerar confusão nas práxis”.

Para Sane, um desfile de carnaval não pode ser um TCC, ele deve ter foco e objetivo em narrativa. “Por isso escolhi uma personagem do cangaço dentro de uma vasta linha de trabalho da Jurema e, dei um nome fictício e uma vida similar à de um cangaceiro real para a personagem central: o cangaceiro Serpente. A nossa função é contar uma história que convença artisticamente ao público. Embora os fundamentos sejam importantes para o enredo deixaremos para quem queira debater em mesas específicas de saberes e se aprofundar mais através de pesquisa. O que queremos é brincar o carnaval com um enredo diferente” -, aponta.

 

SAMBA-ENREDO:

Neste ano, a agremiação não abrirá concurso para a composição de samba-enredo. A Ala Musical será responsável pela criação do samba, uma vez que trabalhará em consonância com o carnavalesco devida a complexidade do tema.

O samba deverá ser anunciado logo após o Arraiá da Unidos, previsto para 26 de junho.

 

HISTÓRICO:

Nascida em 27 de setembro de 2013, o Grêmio Recrativo Cultural Social e Escola de Samba Unidos do Jaçanã conta com 5 desfiles em 9 anos de fundação.

Partindo de um ideal do presidente Cael Marques a agremiação veio do seu primeiro desfile de rua intitulado “A verdadeira MPB da Periferia”, no ano de 2019 na considerada vaga aberta.

No ano seguinte, o grupo mudou o nome para Acesso de Bairros III, da UESP, onde permanece até os dias atuais.

Quem houve falar do Jaçanã, logo faz o link com Adoniran Barbosa e o Trem das Onze. Contudo, a agremiação leva o nome do bairro inspirado pelos indígenas, e tem como o seu símbolo a própria ave Jaçanã, nativa da mata local em tempos idos. Ela carrega o trem em suas garras, como mostra o brasão do pavilhão azul e dourado da Unidos.

 

Comentários