Festival 'Cinema Leva Eu' promove exibição de curtas-metragens na Baixada Fluminense.


Festival 'Cinema Leva Eu' promove exibição de curtas-metragens na Baixada Fluminense

Evento audiovisual gratuito, a ser realizado de 1 a 5 de agosto, tem como objetivo a exibição de curtas-metragens locais e nacionais na Baixada Fluminense, com palestras, oficinas e mesas-redondas para reconhecimento e intercâmbio de profissionais do audiovisual


 O Festival "Cinema Leva Eu" é um evento audiovisual que será realizado no distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 5 de agosto de 2023. O festival é organizado pela Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho e as inscrições para as mostras competitivas poderão ser feitas a partir de 15 de maio de 2023 até 15 de junho de 2023 pelo site www.ebav.org.br.

O festival tem como objetivo promover a difusão e exibição de curtas-metragens locais, regionais e nacionais, democratizando o acesso ao cinema nos 13 municípios que compõem a Baixada Fluminense. 

Dessa forma, o evento também visa o reconhecimento dos profissionais que produzem o audiovisual na região, bem como o intercâmbio entre eles e os produtores e realizadores de todo o Brasil.

Além das mostras competitivas de curtas-metragens, o Festival “Cinema Leva Eu” oferecerá diversas atividades gratuitas e abertas ao público, tais como palestras, mesas-redondas, oficinas, coletivas de imprensa e mostra de filmes convidados de curta e longa-metragem.

“Ter, por 5 dias, cineastas, artistas e imprensa em um evento como o Festival é uma verdadeira honra, ainda mais quando um dos parceiros é o Instituto Zeca Pagodinho. Todas as atividades promovidas pelo evento são gratuitas e abertas ao público, sem falar que podem ser inscritos trabalhos produzidos a partir de janeiro de 2018”, conta Sérgio Assis, Diretor-Presidente do Festival e Diretor - Geral da EBAV.

Os diretores, produtores, produtoras ou qualquer pessoa que tenha feito curtas-metragens podem inscrever quantos trabalhos desejarem para a seleção das mostras competitivas. Entretanto, é importante lembrar que os trabalhos inscritos não podem ser de cunho institucional ou empresarial, além de terem sido produzidos a partir de janeiro de 2018 e que tenham até 20 minutos de duração.

“É importantíssimo pro Instituto Zeca Pagodinho receber um evento que vai trazer produções do Brasil inteiro pra nossa comunidade. O que também reforça nossa função como agente facilitador do acesso à cultura na região", conta Louiz Carlos da Silva, Diretor-Geral, do Instituto Zeca Pagodinho.


Ao todo, o festival terá quatro mostras: Mostra de Filmes e Vídeos Convidados, Mostra Competitiva Fluminense Baixada Rio, Mostra Competitiva Território Brasil e Mostra Competitiva Cinema Leva Eu. Já a Mostra Competitiva Fluminense Baixada Rio será aberta a vídeos produzidos por realizadores naturalizados fluminenses, filmes rodados no Estado do Rio de Janeiro ou filmes de realizadores que residam há pelo menos 2 anos no Estado.

A Mostra Competitiva Território Brasil será aberta a trabalhos produzidos em qualquer um dos estados da federação, e a Mostra Competitiva Cinema Leva Eu será exclusivamente voltada para curtas produzidos através do curso Cinema Leva Eu.



Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial, receberão um Troféu, em cerimônia a ser realizada no dia 5 de agosto, nas seguintes categorias: Prêmio Especial do Júri, Melhor Documentário,  Melhor Ficção, Melhor Animação, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora Original ou Adaptada, Melhor Som Direto e Desenho de Som. Já pelo Júri Popular, o premiado como Melhor Filme, vai ganhar R$3.000 (três mil reais). 

 “O Festival "Cinema Leva Eu" tem como objetivo principal promover o acesso ao cinema e difundir a produção de curtas-metragens locais, regionais e nacionais na Baixada Fluminense. É muito importante ver o projeto social Cinema Leva Eu alçando voos cada vez maiores, possibilitando um intercâmbio cultural intenso e precioso”, conta André da Costa Pinto, Coordenador Pedagógico do projeto Cinema Leva Eu.


Comentários